Confesso que há dias em que, por mais cedo que eu comece, o trabalho simplesmente não rende. Há dias em que estou completamente concentrada e consigo produzir até 4 posts legais em um único dia. Mas há dias em que simplesmente não consigo me concentrar, mesmo quando tudo ao redor está bem.

 

Algo muito comum capaz de diminuir a nossa concentração no trabalho é a preocupação com algo alheio ao ambiente de trabalho, seja um problema pessoal, uma doença na família, uma dívida ou simplesmente a casa desorganizada, no caso de quem trabalha home office.

 

Outra coisa que muito facilmente causa distrações é o celular. Você já reparou quantas vezes costuma interromper o trabalho para checar as mensagens do Whatsapp ou as atualizações do Instagram?

 

4 dicas para aumentar a concentração no trabalho

 

4 dicas para aumentar a concentração no trabalho ou nos estudos

 

1. AVALIE O QUE ESTÁ FAZENDO VOCÊ PERDER O FOCO

 

O primeiro passo é olhar para si mesma e perceber o que está de fato tirando a sua concentração. Observe quanto tempo você consegue se concentrar em uma tarefa antes de se distrair, bem como o que está causando a sua perda de foco no trabalho. São as redes sociais, a música no rádio, a conversa dos colegas de trabalho, o telefone tocando ou os seus próprios pensamentos?

 

2. EVITE DISTRAÇÕES

 

Agora que você já sabe o que costuma tirar o seu foco do trabalho, procure evitar. Se for o celular, por exemplo, desligue o wi-fi e guarde-o dentro da gaveta.

 

4-coisas-que-eu-costumo-fazer-que-aumentam-a-minha-concentracao-2

 

Para algumas pessoas, a música pode ser uma aliada. É uma boa ideia se você precisa trabalhar em um ambiente muito barulhento, pois o fone de ouvido ajuda a abafar os ruídos. Monte uma playlist com músicas que ajudem você a relaxar, com letras que você já conheça.

 

3. ORGANIZE O SEU DIA E FAÇA PAUSAS

 

Não tem coisa pior do que começar o dia com uma sensação de caos ao redor, quando a gente não sabe nem por onde começar o trabalho ou quando a mesa está uma bagunça e você simplesmente sente necessidade de limpar e organizar tudo antes de começar a trabalhar. Por isso, no dia anterior, já organize o seu ambiente de trabalho e anote na agenda as tarefas que precisará realizar no dia seguinte.

 

Desde que comecei a ter essa disciplina, meu trabalho começou a fluir melhor. No meu caso é ainda mais importante porque o meu período de maior produtividade é logo pela manhã – então, se eu precisasse perder 30 minutos da minha manhã todos os dias para me organizar, estaria perdendo um tempo precioso em que eu poderia estar criando algo legal.

 

4-coisas-que-eu-costumo-fazer-que-aumentam-a-minha-concentracao-3

 

Outra dica importante é fazer pausas durante o trabalho. E a Técnica Pomodoro pode ser muito útil para você nesse sentido. De maneira geral, ela sugere que você faça pausas de 5 minutos a cada 25 minutos interruptos trabalhando em uma tarefa. Após 4 ciclos pomodoros completos, você faz uma pausa maior de 15 a 30 minutos para checar as redes sociais, ler um livro ou comer alguma coisa e depois retornar ao trabalho.

 

Leia mais sobre a técnica pomodoro e como ela pode ajudar você a ser mais produtiva nos estudos e no trabalho.

 

4. TENHA DISCIPLINA

 

Antes de tudo, você precisa ter uma motivação. É muito mais difícil concentrar-se em algo que você não se sente motivada para fazer. Então encontre uma tarefa que te dê prazer ou descubra uma maneira de fazer aquela tarefa chata de um modo que te dê prazer.

 

Além disso, procure estipular metas e prazos para a conclusão daquela determinada tarefa. Quando temos um prazo para concluir um trabalho, tendemos a executá-lo muito mais rapidamente, com mais foco.

 

separador 1

 

Agora, sinceramente, se nenhuma dessas dicas ajudar, o melhor mesmo é parar o que está fazendo e relaxar. Se o trabalho simplesmente não flui, procure desligar o computador, dar uma volta, conhecer gente nova, ler um livro diferente, nem que seja por apenas alguns minutinhos.

 

Muitas vezes, o que precisamos é de estímulo, de algo novo, para poder voltar ao trabalho com concentração total e motivação.

 

Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

8 truques fantásticos para decorar e organizar banheiros pequenos

10 dicas para uma mudança organizada

Escreva um comentário

7 comentários para “4 dicas para aumentar a concentração no trabalho”

  1. Diana Cristina
    10/01/2017 às 11:51

    Ina, eu nunca comentei aqui no blog, mais hoje eu queria te parabenizar pq tem só 1 ano que eu te sigo e seus post estão cada dia mais legais. Parabéns pelo excelente trabalho que da pra ver que é feito com muito amor e dedicação

    • 10/01/2017 às 20:55

      Muito muito muito obrigada pelo carinho, Diana! E muito obrigada por tirar um tempinho para comentar aqui no blog! É muito especial e importante para mim! Fico super feliz em saber que acompanha o blog faz 1 ano já e que está gostando dos conteúdos, viu? Um beijo! 🙂

  2. 10/01/2017 às 14:18

    Dicas maravilhosas, amei muito.

    Beijos e uma excelente semana!
    DMulheresInstagramFanpage

    • 10/01/2017 às 20:55

      Que bom que gostou, Sheyla!

      Ótima semana para você também! 🙂

  3. 10/01/2017 às 14:42

    Adorei as dicas, o bom é que eu poderei usar também nos meus estudos, minha prova é dia 22 agora, essas últimas semanas de aula estão um caos! Muito obrigado pelas dicas, com certeza irei usar.

    Carol | Pink is not Rose

    • 10/01/2017 às 20:56

      Oi, Carol! Ah, que bom saber que o post foi útil para você! Fico super feliz!

      E, olha, boa sorte na sua prova, viu? Vou ficar torcendo para dar tudo certo!

      beijos! 🙂

  4. sueli
    15/01/2017 às 15:58

    Excelente!