Vocês não sabem, mas eu comecei a trabalhar bem cedo, aos 14 anos. Isso aconteceu quando ganhei uma bolsa de estudos em uma escola particular da minha cidade. O cargo era de estagiária na biblioteca de uma unidade de Cursos Técnicos e eu trabalhava 4 horas por dia, das 18h às 22h, depois da escola, para manutenção da bolsa. Fiquei lá por 3 anos, durante todo o meu Ensino Médio.

 

Meu segundo emprego foi em um escritório de Arquitetura e Urbanismo, também como estagiária, durante o último ano da faculdade. A faculdade era integral e eu estagiava apenas 2 dias por semana. Fazia trabalhos de desenho técnico, elaborando projetos arquitetônicos e maquetes 3D.

 

Assim que terminei a faculdade, passei a me dedicar integralmente ao blog. Hoje ele é o meu trabalho, e, embora hoje eu seja a minha própria chefe, e desenvolva todo o trabalho na minha própria casa, já passei por algumas experiências em entrevistas de emprego, que é justamente o assunto sobre o qual eu quero falar hoje. Separei algumas dicas para vocês de como se preparar para uma entrevista de emprego, baseadas na minha própria experiência. São dicas que eu acredito que podem ser muito úteis para várias meninas que visitam o blog diariamente e estão começando a vivenciar essa experiência. Vamos lá?

 

como-se-preparar-para-uma-entrevista-de-emprego-2

 

1. A PREPARAÇÃO PARA A ENTREVISTA COMEÇA PELO CURRÍCULO

 

Sei que pode parecer um bicho de sete cabeças quando sentamos na frente do computador para elaborar nosso currículo pela primeira vez, mas não é. A dica é ser sincera sobre a sua experiência profissional e sobre os seus conhecimentos. Além de listar sua formação profissional, as empresas onde trabalhou e os cargos que ocupou, procure também demonstrar, sucintamente, quais foram os resultados que você obteve e o que cada atividade que você realizou proporcionou de crescimento profissional e pessoal para você.

 

Se você nunca trabalhou, procure demostrar suas qualidades e conhecimentos. Nesse sentido, procure se aperfeiçoar fazendo cursos que agreguem ao seu currículo, que proporcionem um diferencial para você em relação aos outros candidatos. Procure tutoriais na internet e aprenda a usar um programa diferente, por exemplo, algo que possa chamar a atenção da empresa. Não se acomode!

 

E se você não sabe nem por onde começar a elaborar um currículo, busque modelos na internet. Existem diversos modelos de currículos disponíveis e você pode se basear em um deles.

 

2. FAÇA A LIÇÃO DE CASA ANTES DE IR PARA A ENTREVISTA

 

Conhecer a empresa, o setor em que ela atua, o tipo de produto que ela comercializa, o posicionamento dela com relação aos assuntos mais importantes, sua missão, seus valores, sua origem, suas características de gestão, o que ela espera de você… Faça a sua lição de casa antes de ir para a sua entrevista de emprego e absorva da empresa o máximo que conseguir. Você ganhará pontinhos a mais quando o recrutador perceber que você de fato conhece a empresa. E esse conhecimento será muito importante no momento em que ele fizer a você aquela pergunta clássica sobre o motivo pelo qual você quer trabalhar ali.

 

como-se-preparar-para-uma-entrevista-de-emprego-4

 

3. VISTA-SE ADEQUADAMENTE

 

Fazer a lição de casa e conhecer a empresa para a qual você está se candidatando também  é importante para não aparecer na entrevista de jeans e perceber que todos vestem terno e gravata para trabalhar. Sendo assim, antes da entrevista, pode ser legal ligar para o setor de RH da empresa e perguntar qual a vestimenta adequada. Algumas empresas são bem rígidas quanto a isso, enquanto outras não se importam tanto.

 

como-se-preparar-para-uma-entrevista-de-emprego-3

 

De qualquer forma, tratando-se de um ambiente mais formal ou não, procure vestir algo simples, que transmita uma postura profissional. Evite exageros nas roupas, nos acessórios e na maquiagem.

 

4. TREINE SUA COMUNICAÇÃO

 

Eu sempre fui muito tímida, e, acredite, o nervoso na hora da entrevista é perfeitamente normal. O que você deve treinar é a sua capacidade de não transmitir esse nervosismo em seus gestos e modo de falar. Treine antes, seja no espelho ou com um amigo. Faça uma listinha de possíveis perguntas que o recrutador possa fazer para você e treine suas respostas. Isso deixará você mais confiante. E quando estiver na frente do recrutador, procure falar pausadamente, calmamente, com confiança. Não minta e não aumente. Fale sobre o que você conhece.

 

Tome cuidado com a postura também. Mantenha a postura ereta na cadeira.

 

separador 1

 

São dicas simples, mas que muitas pessoas ignoram, e que fazem toda a diferença durante o processo de recrutamento. As empresas querem autenticidade, então não tenha medo de ser quem você é.

 

Leia mais sobre trabalho e carreira.

Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

6 dicas para aumentar a produtividade trabalhando em casa

4 dicas para aumentar a concentração no trabalho

Escreva um comentário

1 comentário para “Como se preparar para uma entrevista de emprego”

  1. 19/11/2016 às 06:32

    Olá ! Muito Bacana o seu Blog ! estarei sempre acompanhando o seu trabalho ! Parabéns!!! 😉