fazer compras inteligentes durante a Black Friday

Para quem não conhece, a Black Friday é um dia de ótimos descontos nas lojas, que acontece todos os anos no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, na última sexta-feira do mês. A tradição foi trazida para o Brasil e cresce a cada ano.

Infelizmente, é preciso ficar de olho atento nas lojas, porque algumas agem de má fé e fazem maquiagem de preços, aumentando os valores dias antes para que, ao chegar a sexta-feira, simplesmente voltem o valor para o original, simulando um desconto. É o que apelidamos de “tudo pela metade do dobro”.

Apesar disso, a Black Friday ainda é a melhor época do ano para fazer compras na internet. Mas é preciso tomar alguns cuidados para não ser enganada e fazer realmente ótimas compras.

NÃO COMPRE POR IMPULSO

O ideal é fazer uma listinha dos produtos que você deseja adquirir durante a Black Friday. Mesmo assim, seja honesta consigo mesma e avalie se realmente precisa daquele item. Se for algo que você precisaria comprar de qualquer jeito mesmo que não fosse Black Friday, mantenha na lista. Caso contrário, se for algo que você apenas deseja comprar, avalie se terá condições de pagar por aquela compra. Nesse sentido, é muito importante definir seu orçamento, o quanto de dinheiro você está disposta – e realmente pode – gastar. Dessa forma será muito mais fácil se controlar quando estiver diante de uma enxurrada de descontos que parecem maravilhosos.

fazer compras inteligentes durante a Black Friday

FAÇA SEU CADASTRO NA LOJA ANTES DA BLACK FRIDAY

Não se esqueça de atualizar seus dados cadastrais nas lojas em que pretende comprar durante a Black Friday. Faça isso antes para evitar perder minutos preciosos preenchendo um formulário enorme enquanto acontece o evento. Pode ser que, durante o tempo em que estiver preenchendo seus dados (e-mail, senha, endereço, dados de pagamento), o produto que você pretendia comprar acabe esgotando. Antecipe-se!

FIQUE ATENTA AOS DESCONTOS FALSOS

Se você já tem uma listinha dos produtos que precisa adquirir, e se esteve esperando para comprá-los nos últimos meses, provavelmente já sabe quais os preços reais desses produtos, então não vai cair na cilada de comprar “tudo pela metade do dobro”. Infelizmente, a prática dos descontos falsos é mais comum do que parece e precisamos ficar atentas para não cair em uma cilada. Por isso, o ideal é pesquisar os valores dos produtos que você quer adquirir antes da Black Friday, e acompanhá-lo durante um tempo, para ter a certeza de que o desconto oferecido na sexta-feira é realmente bom.

Além disso, pesquise a reputação do e-commerce em que você pretende comprar em sites como Reclame Aqui ou nas próprias redes sociais da loja.

COMPARE AS OFERTAS

Não clique em “comprar” antes de ter certeza de que aquela é a melhor oferta para você. O ideal é pesquisar o mesmo produto em várias lojas diferentes e comparar os descontos. Às vezes, você acha aqueles 40% maravilhosos, fecha a compra e depois vai dar uma olhadinha em outra loja e descobre o mesmo produto por um preço muito mais barato do que o que você pagou. Não tenha pressa!

Uma dica bem legal é usar sites como o buscape.com.br, que fazem comparações de preços em diferentes lojas online para você. O site exibe uma lista com diferentes lojas que comercializam o mesmo produto e o preço que o produto está sendo comercializado em cada uma delas!

PROCURE CUPONS DE DESCONTO

Uma dica muito legal para aproveitar ainda mais os descontos da Black Friday é procurar por cupons. Aliás, essa é uma boa prática não só para a Black Friday, mas para sempre que for adquirir um produto em uma loja online. Eu sempre procuro por um cupom antes de clicar no botão de “comprar” e já consegui ótimos descontos! Basta digitar “cupom de desconto loja tal” no Google que vão aparecer vários!

fazer compras inteligentes durante a Black Friday

PAGUE COM CARTÃO DE CRÉDITO

Outra dica importante é tomar cuidado com a forma de pagamento. Desconfie de lojas que só oferecem como meio de pagamento o boleto bancário. Se você não conhecer a reputação da loja e ainda assim decidir comprar, procure pagar com o cartão de crédito, porque com ele você consegue cancelar a compra se alguma coisa acontecer.

***

E então, gostaram das dicas? Eu quero muito comprar um celular novo durante a Black Friday, então já fiz uma listinha com os preços dos modelos que eu gosto para poder avaliar se os descontos na sexta-feira vão valer mesmo a pena! 🙂

E vocês, estão ansiosas pela Black Friday? O que pretendem comprar? Contem para mim nos comentários!

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.