Uma cozinha enorme, com gavetões grandes e espaçosos para organizar panelas, é o sonho de qualquer pessoa que goste verdadeiramente de cozinhar. Mas a realidade é a de apartamentos cada vez menores e cozinhas muito pequenas. E em pequenos espaços, pode parecer praticamente impossível organizar direitinho as panelas, por serem utensílios grandes, que ocupam muito espaço. Nem sempre a cozinha conta com um gaveteiro grande, capaz de acomodar todas as panelas de que precisamos, e, nesses casos, o que nos resta é apelar para os armários, painéis e ganchos nas paredes.

 

Pensando nisso, no post de hoje eu separei para vocês algumas ideias de como organizar panelas que podem ser muito úteis se você anda precisando otimizar espaço na cozinha.

 

 

Primeiro passo: desapegar

 

Comece avaliando criticamente as suas panelas e jogue fora as que estiverem sem uso ou muito danificadas. São panelas que só ocupam espaço e acumulam poeira.

 

Segundo passo: separar

 

O segundo passo é separar as panelas que você costuma usar mais no dia a dia daquelas que são utilizadas apenas rotineiramente, em ocasiões especiais. Isso é importante principalmente se você vai precisar dividir as suas panelas entre um gavetão e um armário, por exemplo, pois assim você consegue organizar as panelas que mais usa de modo que sempre estejam perto de você enquanto cozinha.

 

Terceiro passo: organizar

 

 

Agora é hora de organizar as panelas. A dica principal é guardá-las separadas das tampas. Se você tentar guardar cada uma com sua respectiva tampa dentro do armário, elas vão ocupar um espaço ainda maior do que deveriam. Então procure empilhar as panelas, da maior para a menor, sempre respeitando também o tipo de material para evitar que elas risquem.

 

como-organizar-panelas-3

Fotos: Kevin & Amanda | Reprodução

 

Com relação as tampas, uma dica legal é guardá-las em organizadores próprios para tampas de panelas, que não ocupam muito espaço. Você também pode fazer um organizador em casa, improvisando com um suporte para toalhas instalado na porta do armário, por exemplo. Até uma caixa de papelão pode servir como organizador para as tampas das panelas, como esse aqui que a Nina fez.

 

 

Eu também separei alguns organizadores para tampas que você pode encontrar para comprar online:

 

onde-comprar-organizadores-para-tampas

Onde comprar: UtilplastAmericanasAmericanas

 

Se a sua cozinha for muito pequena e não houver espaço nos armários para organizar todas as panelas, você pode investir em ganchinhos, painéis e suportes presos nas paredes ou móveis.

 

como-organizar-panelas-7

Fotos: Real Simple | Reprodução

como-organizar-panelas-8

Fotos: Pinterest | hgtv

 

separador 1

 

E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas e que elas tenham sido úteis para vocês! Um beijo e até a próxima! 🙂

 

Leia mais sobre como organizar a cozinha.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: InstagramFacebookYouTubePinterest

6 dicas simples de organização para casa

10 ideias criativas de como organizar bijuterias

Escreva um comentário

5 comentários para “Como organizar panelas”

  1. 24/10/2016 às 14:30

    Inara
    Preciso urgente um organizador de tampas, muto necessário… pq quando se perde uma tampa para encontrar na hora, é uma dificuldade e estando elas num mesmo lugar facilita e muito. Amei as dicas.

    Beijos e uma excelente semana!
    DMulheresInstagram

    • 24/10/2016 às 15:35

      É verdade! Aqui eu tento manter todas juntas também, mas ainda não tenho um organizador! Acho bem prático, porque eles deixam a tampa em pé, o que ajuda a economizar espaço também! 🙂

  2. 24/10/2016 às 20:18

    Oi Inara!
    Nossa, essa dica das tampas é perfeita! Igual disse no post, viver em apartamento cada vez mais sem espaço na cozinha complica um pouco a situação. Essa vai ser uma ótima saída pra mim, agora sim vou poder manter tudo mais organizadinho em casa 🙂
    grande beijo

    • 25/10/2016 às 10:18

      Ah, fico muito feliz que gostou, Jéssica! Espero que te ajude muito aí na sua cozinha! Beijocas! 🙂

  3. sueli
    30/10/2016 às 15:01

    Um sonho ver tudo organizado!