Que eu sou apaixonada por livros vocês já sabem. Eu até mostrei em vídeo como fiz a minha estante em casa. Confesso que ela ficou pequena para a quantidade de livros que eu tenho e provavelmente vou ter que fazer outra para colocar ao lado dela muito em breve.

Se você também é apaixonada pela leitura, sabe com exatidão como é uma delícia ver os seus livros assim, organizados em prateleiras, cada um contando uma história que foi especial para você em um determinado momento da sua vida. Minha estante guarda livros que eu comprei em 2008, que foi mais ou menos quando eu comecei a minha coleção. Vocês têm ideia? Eles me acompanharam no finalzinho do ensino médio, na faculdade e agora na minha vida adulta. Estão comigo desde sempre.

Livros são especiais para mim e por isso eu quis escrever esse post sobre como organizar a estante de livros. Algumas coisas eu aplico na minha própria estante e outras eu acredito que podem ser úteis para vocês de alguma forma. No final, quero saber como vocês fazem por aí, como costumam organizar a estante de livros de vocês.

4-dicas-para-organizar-a-estante-de-livros-2

#1 COMO LIMPAR A ESTANTE DE LIVROS

Eu gosto de limpar a minha estante pelo menos uma vez a cada quinze dias. E quando eu falo em “limpar” quero dizer tirar todos os livros da estante e limpar um por um com um paninho, para remover a poeira. Eu não costumo usar qualquer tipo de produto para limpar a estante, pois tenho muito medo de molhar ou manchar algum dos meus livros, então tudo o que eu faço é passar um paninho úmido.

Antes de mudar os meus livros para a estante nova, eu aproveitei para fazer uma limpa também e doei alguns livros dos quais eu não gostava e tinha certeza que jamais leria novamente. E essa é uma dica muito importante: abra espaço para novos autores! Dê uma geral na sua coleção de livros e seja sincera consigo mesma sobre aqueles exemplares que estão ali só acumulando poeira!

#2 COMO ORGANIZAR A ESTANTE DE LIVROS

Na verdade, você precisa encontrar a forma que funciona melhor para você. Há quem goste de organizar os livros por gênero, por ordem alfabética de título, por ordem alfabética de autor ou até por cores. Vai depender do que pareça melhor para você!

Eu não sigo nenhuma ordem específica por aqui, mas gosto de manter pelo menos os livros de uma mesma série ordenados, bem como manter juntos os livros de um mesmo autor.

4-dicas-para-organizar-a-estante-de-livros-3

#3 ETIQUETAR OU CRIAR UMA ESTANTE VIRTUAL?

Algumas pessoas gostam de etiquetar os livros, para facilitar na hora de organizar todos eles na estante. Outra ideia legal é criar uma planilha no Excel com os títulos de todos os livros que você possui, para procurar quando precisar, principalmente se a sua coleção for mesmo grande.

No caso de você gostar da ideia de criar um ambiente virtual para organizar a sua coleção, há um site muito legal chamado Skoob, que serve como uma espécie de biblioteca virtual. Lá você consegue cadastrar os livros que têm na estante, os que já leu ou que ainda quer ler, bem como ler resenhas sobre as histórias ou escrever as suas próprias. Vale a pena conhecer! Se quiser me seguir por lá, meu perfil é esse aqui.

4-dicas-para-organizar-a-estante-de-livros-3

#4 OBJETOS DE DECORAÇÃO SÃO MUITO BEM-VINDOS

Não tenha medo de intercalar livros e objetos de decoração na estante. Na verdade, essa é uma maneira muito legal de quebrar a monotonia e deixar de lado aquele aspecto de estante de biblioteca.

Eu também já fiz um post aqui no blog com muitas ideias de como você pode usar os seus livros na decoração da sua casa. Clique aqui para conferir.

***

E por hoje é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas de como organizar a estante de livros! Como vocês costumam fazer por aí? Contem para mim nos comentários! 🙂

Tags: | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.