Trabalhar em casa é muito gostoso. Você é responsável por sua produtividade, faz seus próprios horários, não precisa se preocupar com o trânsito caótico das grandes cidades e pode realizar suas tarefas do modo como se sentir mais confortável, inclusive sentada no sofá da sala.

 

Mas nem tudo são flores. Se você não tiver disciplina e foco, trabalhar em casa pode acabar se tornando um verdadeiro pesadelo. É muito fácil se distrair, principalmente se outras pessoas moram com você. Sendo assim, se você quiser ter um trabalho home office verdadeiramente eficiente, precisa saber focar no trabalho quando é necessário.

 

Eu trabalho em casa há pouco mais de um ano e já passei por diversas etapas diferentes de produtividade até chegar na que eu considero ideal hoje. Ao contrário do que você pensa quando resolve trocar o escritório pelo home office, é preciso criar e manter uma rotina para trabalhar e dar conta de todas as tarefas que você precisa realizar. No post de hoje, trouxe para vocês algumas dicas que eu considero importantes e que me ajudam muito no trabalho home office!

 

6 dicas para aumentar a produtividade ao trabalhar em casa 1

 

TENHA UM LUGAR ESPECÍFICO PARA TRABALHAR

 

A primeira coisa na qual você deve pensar é em criar um ambiente confortável para trabalhar. De preferência, em um local tranquilo em que você possa se concentrar nas suas tarefas sem interferências externas. Reserve um cômodo da casa para montar a sua mesa de trabalho. Sobre ela, mantenha todos os itens indispensáveis para as suas tarefas: computador, impressora, caderno de anotações, canetas e todo o restante necessário. Se for passar muito tempo sentada, é ainda mais importante investir em uma cadeira confortável.

 

6 dicas para aumentar a produtividade ao trabalhar em casa 3

 

Mas isso não precisa ser imutável. Vez ou outra, mude de ambiente. Trabalhe na sala, em um café perto de casa, em uma biblioteca, ou seja, procure sair um pouco da rotina. Isso é importante principalmente se você trabalha com criatividade como eu.

 

VISTA-SE PARA O TRABALHO

 

Não é porque você vai ficar em casa que precisa permanecer o dia todo de pijama. É importante levantar-se, tomar um bom café da manhã e tirar o pijama. É um ato simples, mas que já força sua mente a acordar, a perceber que é hora de trabalhar.  Você pode vestir algo confortável, como uma calça de moletom e uma blusa de malha, apenas não permaneça com a roupa de dormir. Faça o teste! Você verá a diferença!

 

MANTENHA TUDO AO ALCANCE DAS MÃOS

 

Queremos praticidade no dia a dia, então mantenha por perto tudo o que você sabe que vai precisar enquanto trabalha: seu caderno de anotações, material para consulta, impressora, telefone, enfim, todo o necessário para que você não precise levantar de 5 em 5 minutos para buscar alguma coisa.

 

Eu, por exemplo, estou sempre cercada de baterias e carregadores: do notebook, tablet, celular, câmera… Então acabei separando uma gaveta da escrivaninha apenas para organizar todos esses cabos, assim os tenho sempre ao alcance das mãos quando preciso.

 

E sabe quando você precisa do seu smartphone e a bateria acaba? Seria muito útil ter um carregador próximo da sua mesa de trabalho, não seria? Com o carregador USB Orion você pode carregar smartphones, tablets e câmeras diretamente em uma tomada apenas conectando um cabo ao dispositivo!

 

6 dicas para aumentar a produtividade ao trabalhar em casa 5

 

O mais legal é que a linha Orion conta com um segmento chamado Orion You, que foi desenvolvido seguindo a tendência de personalização de ambientes, sendo assim, você consegue personalizar a placa da tomada de acordo com o seu gosto pessoal! Dá até para imprimir uma ilustração que você gosta muito e usar no fundo, uma vez que a placa é transparente na frente!

 

Eu que vivo quebrando os meus carregadores achei o máximo, afinal, com um único cabo USB você consegue recarregar praticamente todos os aparelhos! E quando você recarrega o celular na entrada USB do computador simplesmente demora demais para chegar na carga completa!

 

A linha Orion é da marca Schneider Electric e conta com uma série de produtos, desde tomadas e interruptores até dimmers para lâmpadas LED, conectores multimídia e muito mais! Você encontra os produtos nas principais lojas de iluminação do Brasil!

 

6 dicas para aumentar a produtividade ao trabalhar em casa 2

 

PLANEJE E ORGANIZE A SUA SEMANA

 

Organização é fundamental! Todo domingo eu tiro uma horinha do meu dia para planejar a semana que está começando e anotar todas as tarefas que preciso fazer!

 

Outra boa dica é otimizar tarefas, principalmente tarefas mecânicas que precisam ser realizadas diariamente. Um exemplo: eu gosto muito de manter a página do blog no Facebook atualizada diariamente, mas perdia muito tempo fazendo isso manualmente todos os dias. O que eu faço hoje é tirar um dia da semana para deixar as postagens dos próximos dias agendadas, para que eu não precise acessar o meu perfil todos os dias. Isso poupou muito tempo para mim, uma vez que agora acesso a rede muito pouco durante a semana. E o Facebook é assim: você decide entrar por um minutinho para ver as atualizações e de repente perdeu 30 minutos da sua manhã com isso.

 

A mesma coisa pode ser feita com e-mails que você precisa enviar todos os dias! Que tal programar uma resposta automática?

 

TENHA UM HORÁRIO PARA TRABALHAR

 

Crie uma rotina. Rotinas são importantes. Estabeleça horários para trabalhar e, enquanto estiver trabalhando, foque no trabalho. Talvez uma das maiores dificuldades de quem trabalha em casa seja lidar com as pessoas da família interrompendo o tempo todo. O home office ainda é um conceito muito novo, que muitas pessoas ainda não entendem, e talvez seja necessário conversar com a sua família e fazê-los entender que de tal a tal hora você estará trabalhando e que não devem interromper.

 

Da mesma forma, evite sabotar a si mesma. Esqueça a louça por lavar, a sujeirinha no chão e as mensagens não lidas do WhatsApp. Se você determinou que vai trabalhar das 8:00h até às 11:00h, concentre-se no trabalho e esqueça todo o resto. Não é porque você está em casa que pode parar alguns minutinhos para estender a roupa no varal ou acessar o Facebook.

 

SAIBA A HORA DE PARAR DE TRABALHAR

 

Tanto quanto é necessário saber manter-se focada no trabalho, é necessário saber a hora de parar de trabalhar. Não é porque você está em casa que deve trabalhar e estar disponível 24 horas por dia. Terminou suas atividades do dia? Então é hora de organizar a sua escrivaninha, preparar a agenda do dia seguinte e encerrar o “expediente”.

 

separador 1

 

E essas foram as dicas de hoje, pessoal, de como melhorar a produtividade trabalhando em casa! Espero que tenham gostado! E não esqueçam de contar para mim nos comentários a experiência de vocês com o home office! Beijos!

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

5 lições que podemos aprender com o ar condicionado

O melhor lugar para instalar o ar-condicionado Split

Escreva um comentário

2 comentários para “6 dicas para aumentar a produtividade trabalhando em casa”

  1. sueli
    28/08/2016 às 14:51

    Tem que ser muito disciplinada para trabalhar em casa.Excelentes dicas!

    • 29/08/2016 às 10:59

      Muito obrigada, Sueli! Fico feliz que tenha gostado! 🙂