Como economizar nas compras do supermercado 1

 

Todo mundo já passou pela experiência de extrapolar as finanças do mês com uma simples ida ao supermercado, afinal, todas aquelas coisas gostosas estão ali e nossos olhares são constantemente atraídos por estratégias de marketing que as empresas usam justamente para fazer com o que o consumidor gaste mais e mais. Ou você acha que aquele corredor de guloseimas localizado bem onde você precisa esperar na fila para pagar as suas compras está ali por acaso? Mas alguns truques simples podem ajudar você a planejar com cuidado as suas compras e não extrapolar o orçamento! Veja abaixo algumas dicas de como economizar nas compras do supermercado!

 

1. ELABORE UM CARDÁPIO DE REFEIÇÕES SEMANAL

 

Procure elaborar um cardápio de refeições para a semana. Defina quais pratos serão preparados e anote os ingredientes necessários. Verifique no armário da cozinha e na geladeira quais ingredientes faltam e anote.

 

2. FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS

 

A partir do momento em que você elaborou o cardápio de refeições da semana, anote em uma folha os ingredientes que você precisa comprar para preparar cada prato. Isso é importante principalmente para evitarmos adicionar ao carrinho ingredientes que já temos sobrando em casa e outras coisas das quais absolutamente não precisamos. A lista vai direcionar você na hora das compras. Aproveite e baixe a lista de compras de supermercado toda linda e prática que eu disponibilizei para vocês aqui no blog.

 

3. FAÇA COMPRAS SEMANALMENTE

 

Apesar de serem mais práticas e economizarem tempo, as compras mensais podem ocasionar um enorme desperdício, uma vez que é muito comum alimentos passarem do prazo de validade ou estragarem ao não serem consumidos a tempo. Por isso, procure fazer suas compras semanalmente e comprar apenas o que será consumido naquela semana, evitando assim o desperdício e garantindo alimentos fresquinhos na sua geladeira.

 

4. NÃO FAÇA AS SUAS COMPRAS COM FOME OU COM PRESSA

 

Reserve um tempo para fazer as suas compras no supermercado e procure estar bem alimentada. É muito comum exagerarmos nas compras quando estamos com fome, simplesmente porque somos impelidas a comprar algo que pareça apetitoso no momento. Além disso, é importante pesquisar e comparar preços, o que será impossível se você estiver com pressa.

 

Como economizar nas compras do supermercado 3

 

5. PRESTE ATENÇÃO NAS PROMOÇÕES

 

É verdade que podemos economizar um bocado com promoções no supermercado, mas fique atenta: só é vantagem comprar em grandes quantidades quando se tratam de coisas que você realmente usa bastante em casa e que não vão passar do prazo de validade assim tão rápido. Eu gosto muito de comprar sabão em pó, amaciante, detergente e papel higiênico em promoções, porque realmente vale a pena. Outro detalhe importante é que você precisa ficar de olho no prazo de validade dos alimentos, porque muitas vezes estão em promoção justamente porque estão perto de vencer e pode ser que você não consiga consumir tudo assim tão rápido.

 

Como economizar nas compras do supermercado 2

 

6. NÃO LEVE AS CRIANÇAS AO SUPERMERCADO

 

Crianças são curiosas, tudo é novidade para elas. É verdade que levar as crianças ao supermercado pode acabar fazendo com que você gaste mais do que deveria simplesmente porque elas vão querer ver, conhecer e experimentar tudo o que for novo para elas. Mas isso não significa que você precisa deixá-las em casa. Acho que o supermercado é uma ótima maneira de educar financeiramente os filhos, pelo menos os que já são mais grandinhos. Permita que eles ajudem com as compras, apanhando os produtos nas prateleiras para você. Se eles já estiverem na escola, permita que verifiquem o preço de algum produto na etiqueta e até ajudem você somando os preços de tudo o que forem comprar. Negocie com a criança: se ela ajudar você com as compras, permita que compre um saco de balas ou o seu doce favorito. Isso a ensinará sobre o valor das coisas.

 

7. VOCÊ PODE ECONOMIZAR MUITO COMPRANDO HORTALIÇAS, LEGUMES, VERDURAS E FRUTAS EM FEIRAS LIVRES

 

Muitas vezes, é possível economizar muito comprando hortaliças, legumes, verduras e frutas em feiras livres. Procure dar preferência aos produtos de época, que são mais baratos e fresquinhos.

 

separator de texto

 

E então, gostaram das dicas de como economizar nas compras do supermercado?

 

Leia outros posts sobre “finanças” clicando aqui.

Post escrito por:

22 anos, interior de São Paulo. É recém-formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

como começar a guardar dinheiro 4

Como começar a guardar dinheiro

Escreva um comentário

2 comentários para “Como economizar nas compras do supermercado – 7 truques simples e eficazes!”

  1. 04/05/2016 às 23:00

    Adorei o post, Inara! A maioria das dicas eu já adoto aqui em casa.
    Faço compra mensal e deixo para comprar as frutas/verduras na feira da minha rua que acontece toda semana.
    Além disso, uma dica que diminuiu muito o preço do mercado aqui em casa foi começarmos a fazer essa compra mensal – maior – em um mercado que venda por atacado. Mesmo que eu compre só 1 unidade, o preço geralmente é mais baixo!

    Beijos.

    BLOG COISA E TALa

    • 05/05/2016 às 11:56

      Ótima dica, Fêh! Realmente dá para economizar bastante em mercado que vende por atacado!