5 coisas que eu costumo fazer para dormir melhor 1

(via)

 

A dorzinha incômoda no dente começou na sexta-feira. Tomei um analgésico e ignorei. No sábado pela manhã eu estava bem, mas de tardezinha aquele dorzinha chata voltou. Voltei a tomar um analgésico e nada, não fez efeito nenhum. Era sábado de tarde e não tinha maneira alguma de marcar uma consulta com a minha dentista. Passei a noite de sábado e o domingo com dor. Até comprei um remédio específico para dores de dente que o farmacêutico indicou, mas mesmo ele não fez efeito nenhum. Por sorte, na segunda-feira a dentista aceitou me encaixar na agenda. O diagnóstico foi rápido: uma infecção no dente do siso que estava nascendo e que só passaria com antibiótico. Foram mais dois dias de dor até que a medicação começasse a fazer efeito.

 

Por que estou contando isso a vocês? Porque eu passei cinco dias sem conseguir dormir mais do que duas ou três horas por noite. Não adiantava: era colocar a cabeça no travesseiro que a bendita dor aumentava. Se você já teve dor de dente, sabe o quanto essa dorzinha pode ser incômoda de verdade. O lado bom foi que assisti muitos filmes legais e percebi algo importante: o quanto uma boa noite de sono pode fazer a diferença no nosso dia a dia.

 

Vejam bem: eu nunca tive dificuldades para dormir. Sempre fui o tipo de pessoa que coloca a cabeça no travesseiro e cai no sono imediatamente. Tenho sono pesado e o céu precisa estar caindo para que eu acorde. Além disso, sempre gostei de acordar cedo, cedinho mesmo, e por isso sempre fui de dormir cedo também. Mas esses cinco dias foram simplesmente terríveis, e não apenas pela dor. Eu não tinha ânimo para fazer nada, meu rendimento caiu e eu passei os dias vegetando. Literalmente.

 

A minha sorte foi que eu sempre costumo deixar pelo menos uma semana de posts agendados aqui no blog, então vocês não ficaram sem conteúdo novo. Mas eu realmente não consegui produzir nada nessa semana e precisei correr atrás do prejuízo depois. E foi então que eu parei para pensar em como negligenciamos nosso próprio sono. E em como uma noite de sono de qualidade pode fazer tudo aparecer sob uma perspectiva nova e melhor. Nem sempre damos o valor devido a isso, e às vezes é culpa até da rotina doida que vivemos, mas dormir bem é importante e influencia todos os aspectos da nossa vida, desde nossa saúde até nossa produtividade no trabalho.

 

Pensando nisso, hoje vou compartilhar com vocês algumas coisas que eu tenho feito para dormir mais e melhor nos últimos tempos! Espero que essas dicas possa ajudar vocês de alguma forma!

 

1. EU SEMPRE TOMO CHÁ ANTES DE DORMIR

 

Eu adoro bebidas quentes. Já devo ter falado em algum post ou lá no Snapchat (me segue: casinhaarrumada) que, se eu pudesse, beberia café o dia inteiro. Mas cafeína em excesso faz mal (aliás, tudo em excesso faz mal) e é por isso que eu comecei a beber mais chá. Tenho experimentado vários sabores diferentes e, atualmente, os meus favoritos são o de camomila, o de capim cidreira e o de hortelã. O chá me ajuda a relaxar antes de dormir e é muito gostosinho, ainda mais no frio.

 

5 coisas que eu costumo fazer para dormir melhor 3

(via)

 

2. EU LEIO UM POUQUINHO TODOS OS DIAS ANTES DE DORMIR

 

Eu sempre leio um pouquinho antes de dormir. Esse era um hábito que eu tinha há alguns anos atrás e que abandonei por conta da correria do dia a dia. Mas percebi que faz muito bem para mim e que me ajuda a relaxar também. Na verdade, nem sempre estou afim de ler um livro de ficção. Quando isso acontece, procuro adiantar a leitura do feed dos meus blogs favoritos através de um aplicativo super legal que tenho no celular: o Bloglovin’.

 

3. EU ATUALIZO O MEU PERFIL NO PINTEREST TODOS OS DIAS ANTES DE DORMIR

 

Eu sei que a regra geral é ficar longe do celular, mas a verdade é que atualizar o meu perfil no Pinterest me ajuda a relaxar também. Eu gosto de ficar pinando imagens inspiradores por lá entre 10 e 15 minutinhos antes de dormir. É um hábito que eu não consigo mais largar. O que eu procuro evitar é checar o Facebook e as mensagens no WhatsApp, uma vez que isso costuma me deixar agitada.

 

4. EU CONTO HISTÓRIAS PARA MIM MESMA ANTES DE DORMIR

 

Pode parecer engraçado, mas funciona. Se eu começar a pensar nas coisas que preciso fazer no dia seguinte ou em algo chato que aconteceu durante o dia, fico rolando na cama e não consigo dormir. Por isso costumo cansar a minha própria mente quando todas as outras coisinhas anteriores não funcionam para fazer com que eu consiga dormir imediatamente ao deitar a cabeça no travesseiro. Como eu faço isso? Contando histórias para mim mesma. Eu leio muitos livros e tenho uma imaginação bem fértil, muito obrigada, então começo a criar enredos completos na minha cabeça. Até hoje não consegui terminar uma história pois sempre caio no sono no meio dela. (rs)

 

5 coisas que eu costumo fazer para dormir melhor 2

(via)

 

5. EU ACORDO TODOS OS DIAS NO MESMO HORÁRIO

 

Mesmo aos sábados e domingos. Isso é legal porque você disciplina o seu corpo e faz com que isso se torne algo natural com o tempo. Como eu disse, eu gosto de acordar cedo, então não é nenhum sacrifício. O que eu precisei fazer mesmo foi acostumar o meu corpo a acordar sempre no mesmo horário, às 7:30h. Com o tempo, você começa a dispensar até mesmo o despertador, porque o seu corpo se acostuma a acordar todos os dias no mesmo horário. E para mim, a manhã é o período do dia em que eu me sinto mais criativa e produtiva, então procuro aproveitá-la ao máximo.

 

separator de texto

 

Espero mesmo que vocês tenham gostado das dicas e que elas sejam úteis para quem por algum motivo costuma ter dificuldades para dormir. Às vezes, pode ser apenas questão de mudar alguns hábitos, sabe? É claro que se isso não resolver, a única alternativa é procurar um médico para descobrir o que está errado!

Post escrito por:

22 anos, interior de São Paulo. É recém-formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Eu ganho dinheiro com o blog? Como eu me organizo? | Perguntas dos Leitores #1

Como escolher frutas na feira?

Escreva um comentário

3 comentários para “5 coisas que eu costumo fazer para dormir melhor”

  1. 20/05/2016 às 22:51

    já tomou erva doce com hortelã? É bom demais!

    http://www.oinfinitonasmaos.blogspot.com

  2. 03/06/2016 às 21:51

    Também adoro uma coisinha quentinha antes de dormir! E olha que moro no Pará, no calorzão, mas me sinto tão mais embalada pra dormir com a barriga quentinha… O problema é que meu chá favorito é o massala chai, que também é cheio de cafeína… me esforço todo dia pra tomar camomila ou cidreira no lugar. bjbj

    • 06/06/2016 às 11:22

      kkkk Não é? Aqui em casa todo mundo me acha louca por isso… Eu é que não entendo beber chá gelado! kkkkk