Se você gosta de ler sobre organização, produtividade e métodos de gerenciamento do tempo, provavelmente já ouviu falar da Técnica Pomodoro. Ela é bastante famosa e por criada pelo italiano Francesco Cirillo em 1980, cujo objetivo era evitar distrações e aumentar a sua produtividade nos estudos.

 

A técnica é bem simples: consiste, basicamente, em dividir o seu tempo em ciclos de 25 minutos, chamados “pomodoros”, trabalhar ininterruptamente e sem distrações durante esse tempo, e então fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro ciclos pomodoros completos, você deve fazer uma pausa mais longa, de 15 ou 30 minutos.

 

Pomodoro, em italiano, significa “tomate”. Parece engraçado, mas acontece que Francesco decidiu batizar a técnica de “Pomodoro” porque usava um timer de cozinha no formato de tomate para marcar seus ciclos de tempo.

 

O que é a técnica Pomodoro 3

(via)

 

A TÉCNICA POMODORO NA PRÁTICA

 

1. Crie uma lista de tarefas

2. Ajuste o timer (pode ser no celular, computador ou até mesmo aqueles de cozinha)

3. Trabalhe em uma tarefa por 25 minutos

4. Quando o alarme tocar, faça uma pausa de 5 minutos

5. Após 4 ciclos pomodoros completos, faça uma pausa maior de 15 a 30 minutos

6. Reinicie o processo

 

O principal objetivo da Técnica Pomodoro é o aumento da produtividade e que se evite distrações enquanto uma tarefa é realizada. Mas ela não é imutável, na verdade, você pode e deve adaptar a técnica para o seu ritmo de estudo ou trabalho. Eu mesma costumo fazer ciclos de 40 ou 45 minutos antes de descansar, pois já percebi que este é o tempo máximo que eu consigo ficar totalmente focada em uma tarefa. Mas se você tiver uma dificuldade maior para se concentrar, os ciclos de 25 minutos vão funcionar perfeitamente. E é aí que está: você precisa conhecer os seus limites e usar a técnica a seu favor.

 

A ideia é manter tudo o que possa ser uma distração para você longe durante esses ciclos de 25 minutos. Concentre-se completamente no que se propôs a fazer, seja o estudo de uma matéria ou um trabalho para um cliente. Se não conseguir terminar a tarefa em 25 minutos, faça a pausa e então volte a a trabalhar na tarefa. Você também pode alternar tarefas, se preferir.

 

Se enquanto estiver trabalhando você se lembrar de outra tarefa que precisa realizar ou se outra coisa aparecer, anote em um papel e continue trabalhando. É legal montar a sua lista de tarefas baseada em prioridades também, para determinar quais tarefas são mais urgentes.

 

? LEIA TAMBÉM: O que eu costumo fazer no domingo para ter uma semana mais produtiva

 

O que é a técnica Pomodoro 1

(via)

 

A TÉCNICA POMODORO APLICADA AOS ESTUDOS

 

Não importa se você está estudando para uma prova do colégio, para o vestibular ou um concurso, a Técnica Pomodoro pode ajudar você a aumentar a sua produtividade nos estudos. Procure elaborar uma planilha de estudos semanal, listando cada matéria que precisa ser estudada, e estipulando dias para trabalhar em cada uma delas. Procure definir um horário para estudar e concentre-se nos seus estudos durante esse tempo, intercalando matérias a cada ciclo pomodoro e estipulando pausas para dar uma conferida nas redes sociais, ler um livro gostoso ou fazer um lanche na cozinha.

 

O que é a técnica Pomodoro 2

(via)

 

A TÉCNICA POMODORO APLICADA AO TRABALHO

 

A técnica também pode ser muito útil no trabalho! Você pode fazer uma listinha com todas as tarefas que precisa realizar durante o dia e usar a Técnica Pomodoro para ajudar você a ter um dia de trabalho muito mais produtivo!

 

Eu costumo realizar toda a parte criativa do meu trabalho pela manhã (como escrever os posts do blog), que é o meu período de maior produtividade, e deixo para fazer as tarefas mais mecânicas de tarde (como responder e-mails, atualizar as redes sociais, comentar em outros blogs e etc)! Geralmente faço ciclos mais longos pela manhã, até porque não dá para ficar parando de 25 minutos em 25 minutos, principalmente quando estou concentrada na elaboração de um texto. De tarde, faço ciclos menores de tempo, já que a minha concentração diminui consideravelmente.

 

Confesso que não é sempre que uso essa técnica! Geralmente, apelo para ela quando estou cheia de coisas para fazer e preciso me concentrar 100% nas minhas tarefas para dar conta de tudo no período estipulado!

 

separator de texto

 

Espero que tenham gostado da dica de hoje! Vocês já conheciam a Técnica Pomodoro? Alguém aqui costuma usá-la nos estudos ou no trabalho? Contem para mim nos comentários!

Post escrito por:

22 anos, interior de São Paulo. É recém-formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Organize cada cômodo #6: como organizar o home office

4 dicas para ser uma pessoa mais organizada

Escreva um comentário

4 comentários para “Você conhece a Técnica Pomodoro? Saiba como ela pode ajudar você a ser mais produtiva nos estudos e no trabalho”

  1. Sueli
    17/04/2016 às 21:05

    Gostei da técnica! já tenho o tomate (timer)

    • 18/04/2016 às 00:15

      Que bom que você gostou, Sueli! Espero que te ajude muito no dia a dia! 🙂

  2. Jussara
    21/04/2016 às 15:39

    interessante vou aplicar em casa e no trabalho, valeu pela dica

  3. Laís
    29/04/2016 às 21:59

    Achei muito legal, Inara. Ando tendo dificuldade de me concentrar nos estudos. Vou aplicar a técnica para ver se me ajuda 🙂