TOP 5 Meus livros favoritos de todos os tempos 1

 

Todos nós, amantes da leitura, temos aqueles livros favoritos… Aqueles que sempre indicamos quando alguém pergunta sobre uma boa história… Aquelas histórias que deixamos na nossa cabeceira… Aqueles livros cujos exemplares ficam gastos e com as bordas das páginas amassadas…

 

Pois bem, hoje eu trouxe para vocês a seleção dos meus 5 livros favoritos da vida, histórias que tem um significado especial para mim e que em algum momento acrescentou alguma coisa importante na minha existência (nossa que profundo, rsrsrs).

 

Cada um desses livros foi um presente de pessoas especiais para mim, dados em momentos diferentes da minha vida e, por incrível que pareça, sempre me identifiquei com algum ponto da história… Isso já aconteceu com vocês?

 

Então, sem mais delongas, vamos aos meus favoritos…

 

TOP 5 Meus livros favoritos de todos os tempos 7

 

Encontro às cegas

de Carolina Aguirre, Editora Benvirá, 2011

 

O que eu acho mais legal é que essa história nasceu de um blog que depois de ter mais de 2 milhões e meio de visitas, transformou-se em um livro e em uma série de televisão (eu ainda não assisti, mas estou à procura).

 

O livro foi escrito em formato de diário (adoro!) e conta a hilariante história de Lúcia González, uma mulher solteira de 30 anos que mora sozinha, ganha pouco e está alguns quilinhos acima do peso.

 

Para completar o pacote, nossa protagonista tem uma irmã caçula que ela intitula como “a perfeitinha” chamada Irina e uma mãe que mais lembra as madrastas dos contos infantis.

 

Tudo começa durante um encontro familiar, quando Irina anuncia de repente que vai se casar e Lúcia escuta meio sem querer uma aposta infeliz entre a mãe e a irmã que duvidam de sua capacidade de arranjar um namorado para acompanhá-la à festa.

 

Como era de se esperar, Lúcia se revolta e decide desafiar as expectativas maternas. Acontece que faltam só sete meses e meio para o grande dia de sua irmã e a tarefa de encontrar um namorado para esfregar na cara de sua mãe parece “uma missão quase impossível”.

 

Com esse objetivo em mente, Lúcia começa uma busca frenética que nos leva a acompanhar situações inacreditáveis, emocionantes, cruéis e divertidas, que nos fazem pensar sobre até onde as pessoas solteiras são capazes de chegar para conseguir um namorado.

 

Eu recomendo esse livro porque tem uma leitura leve e divertida, capaz de fazer você ler vários capítulos sem se dar conta de quanto tempo passou. Não sei por que mas me identifiquei muito com a pobre Lúcia.

 

TOP 5 Meus livros favoritos de todos os tempos 2

 

Morte Súbita

de J.K. Rowling, Editora Nova Fronteira, 2012

 

A primeira coisa que tenho que comentar é o fato de a autora desse livro ser a mesma que escreveu Harry Potter (pausa dramática para suspiros).

 

Imagina a cena: estava eu feliz no salão em um sábado de manhã dando um trato nas unhas e folheando uma revista Avon (obrigada Avon por sempre colocar à venda ótimas opções de livros!) quando me deparei com este livro em oferta! Sério, estava na promoção! Fiquei rindo atoa e corri para pedir o meu!

 

Minha expectativa não poderia ser maior… Depois do grande sucesso mundial com os livros e filmes do H.P., me deparar com uma obra da mesma autora… Pois bem, chega de tietagem e vamos à história em questão.

 

O livro se passa em uma cidadezinha no interior da Inglaterra e tudo se desenvolve a partir da morte repentina de Barry Fairbrother, já nas primeiras páginas, o que acarreta inúmeras mudanças na vida de muitos dos moradores da cidade.

 

Pode parecer presunçoso mas o desenrolar do livro nos faz pensar sobre assuntos mais profundos do que os tratados na história em questão.

 

É um livro bem grande, mas a história é tão contagiante e bem escrita que você nem vai perceber esse detalhe. Os capítulos são curtos e, consequentemente, você não quer parar de ler enquanto não chegar ao fim.

 

É um livro com temas adultos em que, apesar de os personagens terem histórias pesadas e muito complexas, ainda há espaço para o bom e velho humor britânico.

 

Tenho que afirmar que trata-se de uma historia totalmente diferente de Harry Potter e que não há em Morte Súbita nenhum elemento fantástico.

 

Indico muito esse livro! Vale a pena cada página!

 

TOP 5 Meus livros favoritos de todos os tempos 5

 

O Colecionador de Lágrimas

de Augusto Cury, Editora Planeta, 2013

 

Sou muito fã de autores nacionais e acho que devemos valorizar os nossos talentos literários.

 

Augusto Cury, na minha humilde opinião, é na atualidade um dos melhores escritores do país. E foi muito difícil escolher um livro só para indicar aqui, já que tem tantos maravilhosos…

 

O Colecionador de Lágrimas é um livro que une tudo que eu mais amo: romance histórico nacional! Essa para mim é a receita de sucesso em um bom livro de cabeceira!

 

Neste livro, Cury se vale de um personagem marcante, um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial, para mergulhar na vida e na história de uma das figuras mais desalmadas de todos os tempos: Adolf Hitler.

 

Digo que ele se vale dessa personagem porque na história esse pobre homem começa a ter “visões” dos acontecimentos da época do Nazismo.

 

Acho super válido conhecer Hitler desde sua infância e tentar compreender os motivos que o levaram a cometer tamanhas atrocidades e se tornar um ser humano tão complexo e infeliz.

 

É um tipo de leitura muito intensa, mas sempre indico essa obra, principalmente para os meus alunos.

 

TOP 5 Meus livros favoritos de todos os tempos 4

 

O Senhor da Chuva

de André Vianco, Editora Novo Século, 2008

 

Minha mãe comprou esse livro em uma feira e pagou inacreditáveis R$10 Dilmas! Mal pude acreditar quando ela me contou e fiquei super feliz e animada porque não conhecia esse autor e isso sempre abre várias possibilidades para os amantes de livros como eu.

 

Quem foi que disse que só encontramos boas histórias de seres sobrenaturais na literatura estrangeira?

 

André é um autor brasileiro (eu não disse que temos muitos talentos por aqui?) e investe pesado em temas sobrenaturais na criação de suas obras (como não amar um autor assim?).

 

Na capa do livro tem uma frase que de cara me chamou a atenção: “Anjos e Demônios estão em guerra…”. Corri para começar a ler logo e saber do que se tratava.

 

Esse livro conta a história de um anjo que cai na terra, mas o interessante é que tem outros anjos habitando o planeta e demônios e varias outras criaturas sobrenaturais. O bem e o mal invertem seus papéis o tempo todo e apesar dos anjos estarem em menor número (o mal está crescendo alimentado pela maldade da alma humana, affff) tem em mãos um grande trunfo: a chuva!

 

Isso mesmo! Nessa história, a chuva dá aos anjos força e poderes extra angelicais (essa expressão existe mesmo?), tornando-os seres quase invencíveis.

 

Não consigo nem olhar para os livros de André Vianco sem sorrir e pensar se estamos mesmo sozinhos nesse mundo! Indico muito não só esse livro, mas todos os outros livros desse autor genial!

 

top livros favoritos

 

Grey

de E.L. James, Editora Intrínseca, 2015

 

Tudo bem! Eu admito: sou sim uma grande fã de Cinquenta Tons de Cinza, tanto que quando os livros da trilogia foram lançados e eu finalmente consegui comprá-los, devorei os 3 volumes e terminei a leitura em menos de 10 dias! Sim, sou dessas que não descansa até saber o fim da história!

 

O motivo de Grey ter sido escolhido como um de meus favoritos é simples: eu gosto muito de personagens complexos, até com psicopatas eu me afeiçoo… fazer o que, né? Isso é herança de uma matéria que tive no último ano de faculdade chamada Medicina Legal e do professor maravilhoso que ministrou as aulas! (Detalhe: eu já estava grávida e mesmo assim era uma das minhas matérias favoritas, mesmos com as imagens chocantes e nomes mega complicados.)

 

Mas voltando a história de Grey, achei super válido a autora escrever um livro que fez tamanho sucesso sob a ótica da Anastácia, dessa vez sobre a percepção masculina.

 

Lendo o livro, ficamos um “tiquinho” entediados porque o enredo é exatamente o mesmo de seus antecessores, mas esse tédio logo dá lugar à expectativa quando começamos a perceber que Christian não é assim tão intocável quanto pensávamos. Muito pelo contrario, ele se mostra o tempo todo inseguro e extremamente apaixonado por Ana!

 

Sim, esse livro descreve cenas quentes e eróticas, mas é muito legal ler tudo isso sob os olhos de um homem, ao contrário do que acontece na maioria dos romances!

 

Se você ainda não leu, não perca tempo! Indico muito essa história!

 

Menção honrosa: O Morro dos Ventos Uivantes

 

Quando comecei a escrever esse post e estava separando os meus livros favoritos, não pude deixar de pensar com carinho nessa história.

 

Tenho um exemplar que foi da minha mãe! Sério, ele tem quase 30 anos e apesar de estar um pouco estragado e gasto, não tenho coragem de substituí-lo por um volume novo! É muito amor, gente! Meu xodó com certeza! Não empresto nem para o meu marido!

 

Pesquisei um pouco e descobri que esse foi o único romance escrito por Emily Brontë e que se tornou um clássico da literatura inglesa. (muito chic!)

 

A história de amor retratada nesse livro é composta por um lugar quase deserto e afastado e por personagens muito complexos! (amo!) Amigos de infância que se apaixonam e são separados cruelmente por forças maiores que eles! Para mim essa é a descrição perfeita dessa história!

 

Agora imaginem a minha reação quando estava lendo a saga Crepúsculo e descobri que esse era o livro favorito da Bela? Quase cai do sofá de tanta alegria!

 

Um conselho: se você ainda não conhece, não sabe o que estão perdendo! Corre para comprar o seu e se joga!

 

TOP 5 Meus livros favoritos de todos os tempos 6

 

Vocês já leram algum desses livros? Quais são os favoritos de vocês? 🙂

Post escrito por:

26 anos, interior de Minas Gerais, bacharel em Direito e professora de Sociologia. É mamãe de primeira viagem e adora falar sobre séries, filmes e a mais inspiradora de todas as suas paixões: os livros. A Josy é colaboradora do Casinha Arrumada. Siga nas redes sociais: Facebook - Instagram

arrumando a estante de livros 4

Arrumando a estante de livros + Tour pela minha estante

Livros 5 Olho por olho - Jenny Hann e Siobhan Vivian

Resenha dos livros “Olho por Olho” e “Dente por Dente”, de Jenny Han e Siobhan Vivian

Escreva um comentário

8 comentários para “TOP 5: Meus livros favoritos de todos os tempos”

  1. 12/02/2016 às 17:45

    Oi Josi! Como tu consegues listar apenas 05 livros?!
    Pra mim, seria impossível! heheheh

    Bem, da tua lista eu já li 02 e não gostei 🙁
    André Vianco eu adorava, inclusive curti bastante este – e recomendo o Caminho do Poço das Lágrimas, que é bem diferente – mas acontece que quando ele lançou A Noite Maldita, da coleção de vampiros, eu fiquei extremamente chateada de ver que tinham muitas “coisas em comum” com um livro estrangeiro que eu havia lido uns anos antes, sobre o mesmo tema. Acabei criando uma resistência ao autor por causa dessa situação.

    E o da J.K. Rowling eu achei bem fraquinho, acho que ela devia ter parado em Harry Potter mesmo.

    Mas gosto é gosto né, parabéns por conseguir organizar uma listinha de favoritos, espero que continues encontrando muitos bons livros 😀
    Beijão!

    • Josy Souza
      16/02/2016 às 19:47

      Oi Chaiane! Tudo bem?
      Sim,foi muuuuito difícil listar apenas 5 livros como favoritos, mas confesso que tenho uma relação de amor com esses livros que citei no post!
      Sobre os livros do André Vianco,confesso que li somente 3 dos publicados… adorei sua indicação,vou procurar esse titulo para ler!
      Já sobre Morte Subita, eu particularmente adorei! Em breve vou escrever sobre outras obras dela e espero te cativar a ler comigo!
      Beijos e continue ligadinha no blog! 😉

  2. Laura
    12/02/2016 às 20:30

    O Morro dos ventos uivantes <3
    Melhor livro de todos os tempos *–*

    • Josy Souza
      16/02/2016 às 19:48

      Laura!!!
      Eu também adoro! 😉
      Beijos e continue ligadinha no blog!

    • Josy Souza
      16/02/2016 às 19:58

      Laura!
      É um dos meus favoritos! Também adoro!
      Beijos e continue ligadinha no blog!

  3. Bianca Valentim
    16/02/2016 às 14:30

    Oii… Primeira vez que visualizo esse blog e já vai pra minha lista de favoritos hehe
    Me interessei bastante sobre O Morro dos Ventos Uivantes, principalmente por ser o único livro da autora e tudo mais! Eu tenho uma certa paixão por coisas únicas e por isso quero comprar, só que tem um porém: quero comprar em inglês! O que você pode me dizer sobre a leitura dele!?

    Uma dica: estou lendo os de Game of Thrones em inglês e até que ta dando pra levar hehe

    Um beijo

    • Josy Souza
      16/02/2016 às 19:56

      Oi Bianca!
      Estamos em sintonia (hehehehehehe) 🙂
      O Morro dos Ventos Uivantes ´com certeza um livro único! E em todos os sentidos! A historia é envolvente e cativante! Tenho certeza que você vai se apaixonar pelos personagens!
      Mais adiante vou escrever especificamente sobre ele! (Por favor me cobre essa promessa viu?!)
      Super recomendo a leitura!
      O que falar sobre Game Of Thrones? Outra das minhas paixões!
      Confesso que ainda não li os livros, mas sou a serie me fez fazer maratonas e virar a noite! (Sim,sou dessas!)
      tenho certeza que você vai adorar! Me conta depois o que achou!
      Beijos e continue ligadinha no blog,sempre vou estar resenhando bons livros e series!

  4. Bianca Valentim
    16/02/2016 às 14:33

    Falei besteira ;P
    único livro da autora > único romance hehe