Resenha dos livros "Olho por Olho" e "Dente por Dente", de Jenny Han e Siobhan Vivian

 

Quem acompanha o canal do blog no YouTube, sabe que eu resolvi gravar todos os meses um vídeo sobre as minhas leituras do mês, como uma forma de estimular a mim mesma e conseguir cumprir a minha meta do mês, que é de ler pelo menos 2 livros. No comecinho de fevereiro, comentei em vídeo sobre as minhas leituras de janeiro, e contei que havia gostado muito dos livros “Olho por Olho” e “Dente por Dente”, que fazem parte de uma série escrita por Jenny Han e Siobhan Vivian, que termina em “Fogo contra Fogo”, ainda não lançado no Brasil. Acontece que vocês gostaram bastante dos livros e por isso eu resolvi fazer um resenha escrita aqui no blog também, para poder dar mais detalhes sobre a história e falar melhor a respeito do que eu achei dos livros.

 

Os livros são narrados a partir do ponto de vista de três personagens diferentes, as protagonistas da série: Lillia, Kat e Mary. Os capítulos são alternados entre elas e essa coisa do livro narrar pontos de vistas diferentes me agrada bastante: acho legal porque assim temos uma visão muito mais ampla da história. Lillia é a “garotinha do papai”, a menina que só tira boas notas, mora em uma casa linda e faz parte da turma popular do colégio. Kat é a “rebelde”, a garota que perdeu a mãe muito cedo para uma doença horrível, sofreu bullying na escola e está cansada de ser sempre a vítima. Mary, por sua vez, acabou de chegar à Ilha Jar e é simplesmente a “misteriosa”, sobre quem vamos aprendendo ao longo da história, conforme ela mesma vai revelando detalhes do seu passado.

 

É uma série adolescente, que se passa em uma escola americana, mas que realmente me surpreendeu. As três meninas de repente descobrem algo em comum: o desejo de vingança, que vai guiar toda a série. Elas se juntam em um plano ousado para fazer com que as pessoas que as magoaram, paguem. Juntas, elas vão inverter a ordem das coisas e, no meio do caminho, vão descobrir muito sobre si mesmas também. O mais legal dos livros é que, pouco a pouco, você vai percebendo que as coisas não são tão “preto no branco” assim, sabe? Que nem tudo o que parece é e que talvez as meninas tenham exagerado um pouco. No final de “Olho por Olho”, elas vão apenas um pouco longe demais, e alguém acaba se ferindo gravemente.

 

Resenha dos livros "Olho por Olho" e "Dente por Dente", de Jenny Han e Siobhan Vivian

 

É a partir do desfecho de “Olho por Olho” que “Dente por Dente” se desenvolve. Alguém magoou Mary profundamente e, nesse ponto da história, as três meninas já se amam como irmãs. Elas armam um plano ainda mais perigoso para fazer essa pessoa sofrer tão profundamente quanto feriu Mary, só que as coisas saem do controle e uma delas pode acabar se ferindo no caminho também.

 

Mary começa tímida na história e, pouco a pouco, vai revelando fatos sobre o seu passado que deixaram a mim, pelo menos, realmente revoltada e infinitamente curiosa para saber o desfecho da história. O final de “Dente por Dente” é simplesmente aterrador e, eu confesso, em momento algum consegui imaginar minimamente o motivo por trás das coisas estranham que estavam acontecendo com a garota. Foi… de partir o coração.

 

Eu realmente amei os livros e estou louca pela continuação. Acho que a série merecia mesmo um post por aqui e, sinceramente?, eu estava com saudades de escrever resenhas. Prometo fazer isso mais vezes, ok? Além disso, agora temos a Josy por aqui, que vai trazer indicações de livros, filmes e séries todos os meses para nós! Quem já está acompanhando tudo?

 

? Gostou da resenha e ficou curiosa sobre a série? Você pode comprar os livros clicando aqui e aqui.

Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

TOP 5: Meus livros favoritos de todos os tempos

O divórcio dos meus sonhos por Clare Dowling

Escreva um comentário

1 comentário para “Resenha dos livros “Olho por Olho” e “Dente por Dente”, de Jenny Han e Siobhan Vivian”

  1. Sueli
    06/03/2016 às 21:11

    Bem americano!