É até difícil falar em fazer qualquer coisa no domingo além de descansar de pernas para o ar assistindo Netflix com um balde de pipoca do lado, né? Mas há algumas coisas que você pode fazer no domingo para tornar as suas semanas mais produtivas. Desde que comecei a fazer as coisas que eu contei para vocês no vídeo de hoje, percebi que as minhas segundas-feiras passaram a ser menos traumatizantes. É muito melhor começar a semana com as coisas em ordem, sabe? Hoje vou contar para vocês o que eu costumo fazer no domingo para ter uma semana mais produtiva!

1. EU ORGANIZO A CASA

A primeira coisa que eu costumo fazer no domingo para ter uma semana mais produtiva é organizar a casa. Não há nada pior do que começar uma segunda-feira com uma pia enorme de louça para lavar e as coisas espalhadas por todo o lugar. Eu costumo deixar a pia limpinha antes de dormir e guardar o que estiver fora do lugar. Apenas isso já garante uma manhã de segunda-feira menos estressante.

🔶 LEIA TAMBÉM: 2 livros sobre organização

2. EU SEPARO A ROUPA QUE VOU USAR NO DIA SEGUINTE

Como eu trabalho em casa, não é sempre que preciso sair logo pela manhã. Mas se você trabalha fora, uma dica muito importante é deixar a roupa do dia seguinte separada e pronta para vestir, pois assim você não gastará minutos preciosos da sua manhã procurando por algo legal no guarda-roupa (sem falar nas vezes em que a peça está totalmente amassada e você precisa gastar mais alguns minutos passando-a). Procure também deixar em ordem a sua bolsa e o material que vai precisar levar com você no dia seguinte.

3. EU LIMPO A MINHA CAIXA DE ENTRADA DE E-MAIL

Todo domingo, eu tiro alguns minutinhos para olhar a minha caixa de entrada e verificar o que é spam e excluir. Eu costumo receber muitos releases de empresas no meu e-mail e gosto de tirar alguns minutinhos do meu domingo para ler sobre as novidades e anotar o que pode ser interessante trazer aqui para o blog. A ideia é deixar a caixa de entrada o mais limpa possível, para que na segunda-feira você só precise responder os e-mails que forem chegando ao longo do dia.

4. EU ORGANIZO A MINHA ÁREA DE TRABALHO

Além de fazer uma limpeza na minha caixa de entrada de e-mail, eu também gosto de organizar a minha área de trabalho (a física e a virtual). Organizo a minha escrivaninha (se você trabalha fora, é legal fazer isso na sexta-feira, antes de ir para casa) e também a área de trabalho do meu computador. Ao longo da semana, vou acumulando documentos e imagens na pasta de “download”, em pastinhas dentro de outras pastas e o meu computador vira uma bagunça. Então aproveito o domingo para apagar tudo o que não vou usar mais e organizar o resto dos arquivos e documentos nas pastas certas para cada domínio (blog, casa, estudos e etc).

5. EU FAÇO UMA LISTA DAS COISAS QUE PRECISO FAZER DURANTE A SEMANA

No domingo, eu também gosto de fazer uma lista das coisas que eu preciso fazer durante a semana. Eu geralmente faço isso em uma folha de sulfite comum e vou listando tudo. Depois, gosto de organizar a minha semana no meu Planner Semanal, e vou planejando os dias à lápis (pois assim posso apagar se surgir um outro compromisso mais importante).

Se você precisa organizar a sua semana de estudos, do trabalho ou até a rotina dos filhos, tenho certeza que vai amar o nosso Planner Semanal! Para adquirir o seu, é só clicar aqui.

Também gosto de fazer uma lista dos posts que eu quero escrever para o blog e dos vídeos que eu quero gravar naquela determinada semana, pois assim consigo me planejar melhor para não deixar vocês sem conteúdo novo por aqui.

6. EU APROVEITO O MEU DIA

Realizar essas tarefas não leva mais do que uma ou duas horas, e eu gosto de aproveitar o restante do meu dia vendo filmes e séries, lendo livros ou simplesmente vendo blogs e assistindo os vídeos dos canais que eu mais gosto e que não consegui acompanhar durante a semana. Afinal, é muito importante recarregar as energias para a semana nova que está apenas começando!

***

Vocês viram? São coisas simples que fazem muita diferença! 🙂

E então, estão prontas para começar?

Tags: | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Eu sempre tento dar uma organizada na casa também, Inara, além de ler os blogs que ficam atrasados da semana hehehe
    Outra coisa que sempre faço aos domingos é fazer o planejamento de cardápio, como almoço fora todo o dia e preciso emagrecer e poupar hahaha, é fundamental já ter tudo esquematizado!

    Beijo.

    Blog Coisa e tal

  2. Que dicas geniais, Inara, vou usá-las com certeza, algumas coisas até já faço, outras vale a pena considerar. Obrigada por compartilhar com gente. Pela qualidade de informações assim que eu indiquei o Casinha Arrumada para receber o prêmio Dardo 2016. Se puder dar uma passadinha lá no ELuz para conferir a premiação, este é o link http://www.ellenluz.com/2016/02/entrega-de-premios-dardo-2016-melhores.html?showComment=1456140596940#c4833042461825547268 Parabéns. Super beijo e ótima semana!

  3. Bom dia!
    Adorei as dicas, a maioria eu coloco em prática já, menos a da roupa, porque eu tenho que escolher na hora mesmo, por que depende como vou acordar 😉

    Domingo pra mim é o dia de se organizar mesmo, eu só consigo aproveitar o dia pro lazer se eu estiver com a casa em ordem e tudo encaminhado para começar bem a semana, daí sim, eu leio muito, assisto série e jogo bastante!

    Boa semana pra ti!

  4. Oi!!!
    Adorei a dica e várias outras. Gostaria de saber qual o nome do programa que você usa para fazer planner…
    Obrigada!

  5. Como foi para você decidir trabalhar em casa e por conta própria?
    Foi dificil? teve noção de como seria?

    Pode contar isso num vídeo ou post aqui no blog?

    Bjim

    • Eu devo ter contado algo sobre em vídeos e posts aleatórios mas, não, nunca fiz nada específico sobre isso! É uma ótima sugestão! Já anotei aqui para gravar um dia! 🙂