Para não perder nenhuma atualização e assistir os novos vídeos primeiro, inscreva-se no canal! Tem vídeo novo toda semana para vocês! Para se inscrever, é só clicar no botãozinho abaixo:

 

Você já conhece a nossa série de posts de dicas para blogueiras(os)? Todo os meses eu compartilho com vocês um pouquinho do que eu aprendi! Dessa vez, resolvi falar sobre divulgação, sobre como eu divulgo o meu blog nas redes sociais sem gastar nada com isso!

 

A primeira coisa que eu aprendi foi: as coisas não funcionam da mesmo forma para todo mudo. A maneira de divulgação que dá certo para mim talvez não seja a que vai funcionar melhor com você. Acho que todo mundo tem um jeitinho especial de cativar as pessoas. E eu acho que você precisa descobrir a melhor maneira de fazer as pessoas chegarem até você. Mas vou compartilhar com vocês algumas sugestões práticas e coisinhas que eu faço e que eu acho que podem ajudar vocês também. Vamos lá?

 

#1 DIVULGANDO OS MEUS POSTS NO FACEBOOK

 

Pelo menos para mim, o Facebook ainda é a melhor maneira de gerar tráfego para o blog. Todo mundo está no Facebook e, se você conseguir criar postagens atrativas que carreguem no corpo do texto um link para o seu conteúdo, pode conseguir atrair muitos visitantes para o seu blog. Infelizmente, todo mundo sabe que o que chega efetivamente aos olhos dos assinantes da sua página é uma quantidade mínima do que você posta. Para conseguir alcançar muita gente de verdade, você precisa pagar.

 

Eu já paguei para o Facebook levar uma postagem minha para mais pessoas. Faço isso quando acho que o post tem realmente muito potencial e que ele por si só vai atrair muita gente nova para o blog, vai fazer as pessoas se interessarem pelo meu trabalho. Mas, na maior parte do tempo, eu trabalho com o que eu tenho. Aos pouquinhos vou descobrindo o que as pessoas mais gostam de ver por lá. Por exemplo: percebi que quando divulgo apenas o link de um post, ele tem cerca de 50% menos acessos do que quando eu divulgo uma imagem junto com um link. O alcance da imagem é MUITO maior. Entendeu?

 

Outra coisa: quanto mais você INTERAGE no Facebook, mais alcance você ganha. Isso quer dizer responder as mensagens privadas que a sua página recebe, responder os cometários que os leitores fazem por lá e comentar nos grupos dos quais você faz parte. Aliás, grupos de divulgação no Facebook são legais. Antes eu divulgava bem mais, mas acabei percebendo que não estava tendo o retorno que queria. Alguns grupos de divulgação realmente não acrescentam nada na quantidade e na qualidade do tráfego do seu blog, isso porque não há interação entre os membros, há só uma divulgação maciça de links que, na maior parte do tempo, não são vistos. Então eu acabei saindo da maioria dos grupo dos quais eu participava e permaneci apenas naqueles que realmente acrescentavam alguma coisa, sabe? Vou deixar para vocês os links dos meus grupos favoritos:

 

Blogueiras, Gurus & Seguidoras

Blogueiras Divulgam

Divulgação de Blogs Femininos

 

#2 DIVULGANDO OS MEUS POSTS NO GOOGLE+

 

Parte do motivo por eu ter desencanado dos grupos do Facebook é o fato de ter encontrado as comunidades do Google+. Nem eu entendo muito bem porque demorei tanto para investir de verdade nessa rede social. Acho que  eu pensava como a maioria das pessoas ainda pensa, que o Google+ é como uma espécie de cidade fantasma. E a verdade é que tem muita gente por lá, pessoal! Desde que comecei a divulgar o meu blog nas grandes comunidades de nichos específicos do Google+, meus acessos aqui no blog triplicaram!

 

Mas como funciona? São como os grupos no Facebook, mas você consegue um alcance provavelmente 20 vezes maior. É só dar uma olhadinha na barra de compartilhamento dos meus posts aqui no blog e ver como são diferentes os números do Facebook e do Google+. Uma quantidade muito maior de gente acessa meu conteúdo através do Google+, deixa o seu +1, comenta e compartilha as minhas postagens. E o mais legal disso eu ainda não contei: o Google+ é do Google, uma das maiores ferramentas de busca do mundo, e quando você divulga o seu link dentro do Google+ e recebe +1, o algoritmos do Google identificam o seu conteúdo como conteúdo interessante para as pessoas. E isso faz o seu blog crescer nas posições das pesquisas dentro do próprio Google. Demais, né?

 

Vou deixar aqui para vocês as comunidades das quais eu mais gosto:

 

Decoração de casas e apartamentos

Depois dos Quinze

Receitas Rápidas

Amor por #decoração

 

6 dicas para fazer o seu perfil no Pinterest bombar 3

 

#3 DIVULGANDO OS MEUS POSTS NO PINTEREST

 

O Pinterest é outra maneira excelente de divulgar o seu blog e atrair visitantes para ele. É uma rede social que está em constante crescimento e onde tudo acontece de uma maneira muito fácil e natural. Você “pina” imagens que carregam um link para o seu blog e, toda vez que alguém clicar nessa imagem, vai ser redirecionado para o conteúdo no seu site. Desde que comecei a apostar mais nela, percebi que os acessos que chegam ao blog através do Pinterest cresceram muito.

 

Aqui no blog já tem um post onde eu falo mais sobre a rede social e dou algumas dicas para você fazer o seu perfil BOMBAR.

 

#4 COMENTANDO EM OUTROS BLOGS

 

Eu sei que você já está cansada de ouvir isso, mas a verdade é que essa é a maneira mais old school e maravilhosa de divulgar o seu blog. Você provavelmente já está cansada de ouvir isso aqui também, mas acho que não custa reforçar: comentar em outros blogs significa escrever comentários relevantes e inteligentes, que tenham algo a ver com a postagem que o outro blogueiro fez, e não apenas o velho, cansativo e terrível “me segue que eu te sigo de volta”.

 

Comentar em outros blogs de verdade, dando a sua opinião crítica ou fazendo um elogio sincero, depois de ter lido cuidadosamente o texto, mostra o respeito que você tem pela outra pessoa e isso faz com que ela queira acompanhar você, que ela crie uma simpatia natural por você. Ao final do comentário, você pode deixar o link do seu blog sem problema nenhum. E quando você comenta em um blog do seu nicho, quando você comenta de maneira inteligente, as pessoas vão querer saber o que mais você tem a dizer, entende? E é aí que vão visitar o seu blog para conhecer melhor o trabalho que você faz.

 

Infelizmente, eu não consigo comentar em outros blogs tanto quanto eu gostaria, mas tento tirar pelo menos um dia da semana só para fazer isso, sabe? Para comentar nos blogs que eu mais gosto e que sejam do mesmo nicho que o meu!

 

#5 DIVULGANDO OUTROS BLOGS

 

Sabe quando eu escrevo um texto aqui e faço um link para outro blog, sugerindo que vocês leiam o post ou vejam o tutorial de um determinado projetinho do qual eu gostei? Ou quando faço um link para o autor original da imagem que eu usei para ilustrar um post? Vocês sabiam que a maioria dos blogs WordPress recebem um aviso quando alguém insere o link de um determinado post em seus blogs? São os chamados pingbacks! Ou seja, quando você escreve um texto e insere o link de outro blog no seu texto, ele pode receber um aviso de que você fez isso e “publicar” esse pingback no blog dele como se fosse um simples comentário! E quando alguém vai ler o artigo dele e olha os comentários do post, pode acabar vendo o seu pingback, clicar no link e ser redirecionado para o seu blog! Dá uma olhadinha nos comentários desse post para entender melhor.

 

Isso significa que, ao divulgar outro blog, você está se ajudando também! E todo mundo sai ganhando! Várias pessoas já chegaram aqui através dos meus pingbacks em outros blogs!

 

detalhes da decoração do meu quarto 12

 

#6 MOSTRANDO AOS LEITORES QUE ELES SÃO IMPORTANTES

 

Sabe qual é o marketing mais eficiente de todos? Aquele feito boca-a-boca. Sabe quando você entra numa loja e é tão bem atendida pela vendedora que quer contar para todas as suas amigas o quanto aquele lugar é incrível simplesmente porque você se sentiu bem recebida ali? É exatamente assim em um blog!

 

Eu tenho sentido isso na pele desde que tomei o cuidado de responder com carinho e atenção (pelo menos a maioria) dos recadinhos que vocês deixam para mim aqui no blog, nas redes sociais ou enviam por e-mail. As pessoas gostam de saber que são importantes, sabe? O volume é muito grande e eu não consigo responder TUDO, mas garanto para vocês que tenho dado o máximo de mim para isso, respondendo todos os comentários aqui do blog e também os e-mails de leitoras que eu recebo diariamente na minha caixa de entrada. As redes sociais são mais complicadas, mas é importante tentar responder pelo menos as perguntinhas que o pessoal faz por lá. Isso pressupõe RESPEITO e respeito gera CONFIANÇA.

 

Para resumir: você precisa AMAR o que você faz e permitir que as pessoas VEJAM isso claramente. Assim você vai conquistar leitores fieis, que realmente acreditam no que você faz e que vão contar para outras pessoas sobre o seu blog, espalhando o seu trabalho por aí por simplesmente gostarem do seu conteúdo e de você.

 

separator de texto

 

E então, gostaram das dicas de hoje de como eu divulgo o meu blog?

 

Para ler todos os posts da série é só clicar aqui.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: InstagramFacebookYouTubePinterest

DIY – Customizando o material escolar | Volta às Aulas #1

Dicas de estudo e organização | Volta às Aulas #2

Escreva um comentário

11 comentários para “Como eu divulgo o meu blog”

  1. 03/02/2016 às 20:16

    Olá, Inara!
    Adorei o seu post! Foi ótimo ler porque vi que estou no caminho certo! Faço o que você discriminou aqui e agora é só aguardar, né?! rsss..
    Tenho um carinho enorme com as minhas leitoras.. chamo-as de amigas! Sim, porque eu falo para elas assim, como amiga mesmo!
    Elas sentem isso.. é incrível! O melhor de tudo é que ganhei ótimas amigas, de não ficar só nas redes sociais! Mandamos emails umas para as outras e até grupo de whatsapp já criamos! 🙂
    Mais uma prova de que tudo o que você escreveu dá certo sim!
    É só cuidar com carinho do blog e das amigas-leitoras que o retorno acontece!
    Parabéns pelo post!
    Foi uma delícia ler!
    Gostei do seu jeito.. me identifiquei e já cheguei pra ficar! rsss..
    Sucesso pra você!
    Beijos,
    Ana
    http://blogdaana.com.br

    • 03/02/2016 às 23:31

      Muito obrigada, Ana! Muito bom saber que você gostou do post! 🙂 E seja muito bem-vinda, viu?

  2. 05/02/2016 às 01:24

    Voltando ao blog depois de muito tempo, espero que dê certo! haha. Sou blogueira desde 2012 porém a um tempo parei por falta de motivação já que eu tinha muita visualização mas quase ninguém dava opinião </3. aahh, amando o blog <3

    • 05/02/2016 às 10:21

      Oi, Hinara! (AMEI SEU NOME! hehe) Seja bem-vinda de volta então! Que bom que gostou do post! Um beijão! 🙂

  3. 05/02/2016 às 12:56

    Oi Inara!
    Que post completinho, concordo com tudo! Percebo que na maioria das vezes sou bem falha em executar as dicas que você recomendou, mas são elas que realmente dão retorno.
    Mas olha, eu realmente achava que o Google+ não fosse importante! Você abriu os meus olhos, obrigada!

    Beijos
    http://www.livroseblablabla.com

    • 05/02/2016 às 13:09

      Eu também achava que o Google+ era uma cidade fantasma! hehe Até que comecei a divulgar os meus posts por lá! Fiquei MUITO surpresa de verdade; eu realmente não esperava tanto retorno! É só você saber escolher as comunidades das quais vai fazer parte, sabe? Tem algumas que tem muita interação de verdade! 🙂 Fico feliz que tenha gostado das dicas, Juh! Beijos! 🙂

  4. 07/02/2016 às 16:37

    acho que o google+ é meu principal “divulgado” hehe conheço muitos blogs legais por ele (:
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br/

  5. Sueli
    20/02/2016 às 17:34

    Certíssima!

  6. 06/04/2016 às 20:52

    oi, estava procurando formas de divulgar meu blog e vim parar aqui amei seu post aé vou salvar pra lr mais vezes muito obrigada beijão

    • 07/04/2016 às 11:16

      Oi, Josi! Que bom que gostou das dicas! 🙂 E, ah, aqui no blog tem mais posts dessa série de dicas para blogueiras! Dá uma olhadinha, pode ser que te ajude! Beijocas! 🙂