Você já pensou na quantidade de conteúdo que recebemos diariamente? E na quantidade conteúdo que efetivamente absorvemos? É muito fácil ter uma ideia e perdê-la no próximo minuto! Principalmente para quem trabalha com conteúdo criativo, organizar suas ideias e inspirações é fundamental! Foi pensando nisso que hoje eu resolvi escrever para vocês contando um pouquinho do que eu faço para manter o blog sempre atualizado e compartilhar com vocês algumas dicas de como organizar suas ideias e inspirações de conteúdo para o blog!

 

Quer escrever para o Casinha Arrumada 2

 

BLOCO DE NOTAS

 

Acho que a coisa mais simples e fundamental que você precisa ter se trabalha com conteúdo criativo na internet é um bloquinho de notas. É algo simples que faz uma diferença danada. Nele você deve anotar aquelas ideias e inspirações que chegam sem bater, naquele momento de ócio na fila do supermercado ou do banco. Por isso é importante levá-lo com você na bolsa sempre! Eu gosto de usar a ideia do bloquinho de notas como uma espécie de “caixa de entrada” de temas para posts e vídeos que eu ainda quero fazer: costumo anotar os temas em formato de lista e consulto o bloquinho sempre que estou sem inspirações e preciso de uma ideia legal para escrever um post!

 

LIVROS E REVISTAS

 

Eu não sei vocês, mas eu adoro apanhar inspirações em livros e revistas. No meu caso, gosto muito de ler revistas de decoração possível e acessível. Já mostrei para vocês um pouquinho da minha coleção aqui no blog. Sempre que estou lendo uma revista, costumo deixar o meu bloquinho de anotações do lado, pois assim vou anotando ideias de temas para escrever aqui no blog. Outra boa dica é usar post-its para marcar aquelas matérias e assuntos mais interessantes para dar uma segunda olhadinha depois.

 

Vou confessar que eu tenho dó de me desfazer das minhas revistas, mas ainda assim vou compartilhar com vocês uma ideia interessante que uma vez a Thais compartilhou no blog dela, o Vida Organizada: ela contou que costuma arrancar as páginas mais interessantes das revistas que costuma ler e guardar em uma pastinha, pois assim não perde o conteúdo que chamou a atenção dela e não acumula revistas que não lerá de novo. É uma boa ideia para criar uma pastinha de sugestão de temas e inspirações para consultar sempre que quiser e, ao mesmo tempo, não acumular papéis em casa.

 

6 dicas para fazer o seu perfil no Pinterest bombar 2

 

PINTEREST

 

Se você é blogueira(o) e ainda não conhece o Pinterest, precisa rever isso aí! Eu já falei sobre ele aqui no blog e listei alguns dos motivos principais pelos quais ele vem se tornando a minha rede social favorita dos últimos tempos! No Pinterest, você consegue criar painéis (ou boards) para salvar suas inspirações, ideias e imagens preferidas! É uma ótima forma de salvar inspirações para o seu blog sem precisar lotar seu computador com pastinhas e mais pastinhas! Tudo fica salvo no seu perfil e você pode consultar sempre que quiser, onde estiver!

 

BLOGLOVIN’

 

Para quem costuma acompanhar muitos blogs diariamente, o Bloglovin’ pode acabar se tornando o seu melhor amigo! O site organiza e cataloga para você o feed do dia dos blogs que você segue, ou seja, otimiza o seu tempo! Ao invés de precisar entrar em cada um dos blogs que você segue para ver se há conteúdo novo, basta acessar o Bloglovin’ e ele vai avisar você que aquele determinado blog tem uma atualização nova!

 

APLICATIVO DE CELULAR

 

Se você é daquelas pessoas que só conseguem se organizar digitalmente, ter um aplicativo de organização no celular pode ser a melhor saída! Um que eu gosto muito de usar é o ColorNote (clique aqui para baixar para Android): ele é bem bacana porque cria listas de tarefas, além de permitir que você faça lembretes em texto! Isso significa que você pode criar listas de ideias e inspirações e ir riscando as ideias conforme forem sendo feitas, e dá também para separar as notas e listas por cores de importância, sabe? Ele é bem completinho e tem sido bastante útil para mim, principalmente quando eu tenho aquela ideia no meio da rua e estou sem o meu caderninho na bolsa, sabe?

 

Calendário 2016 - Janeiro - 1

 

CALENDÁRIO EDITORIAL

 

O calendário editorial é algo extremamente importante! Eu confesso que só passei a usá-lo com mais frequência recentemente, mas posso dizer que tem feito uma diferença danada na minha vida! Desde que eu comecei a planejar as postagens do mês, escrevendo os temas por dia do mês em um calendário, consigo me planejar para deixar pelo menos as postagens de uma semana agendadas previamente! Eu costumo usar o meu calendário mensal (tem para baixar aqui) para fazer essa programação, mas você também pode usar algum programa no computador como o Excel.

 

separator de texto

 

E essas foram as dicas de hoje, pessoal! Agora me contem: como vocês costumam organizar as ideias e inspirações de vocês? Usam algum método, programa ou aplicativo que eu não listei aqui?

 

Para ver mais posts de dicas para blogueiros(as) é só acessar a categoria BLOGLOVE.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

6 dicas para fazer o seu perfil no Pinterest bombar

Como eu divulgo o meu blog

Escreva um comentário

2 comentários para “Como organizar suas ideias e inspirações de conteúdo para o blog”

  1. 15/01/2016 às 21:02

    Oi Inara.
    Adoro dicas de organização da rotina. Para o blog eu tento escrever todas as ideias que surgem e aí vou selecionando as melhores. Para procurar inspirações nada melhor que navegar pelo Pinterest e ver todas as novidades. E, para os lembretes rápidos, uso o google keep, que sempre me salva quando eu tô na rua ou na casa de alguém e tenho uma boa ideia.
    Um beijo!

    • 16/01/2016 às 12:05

      Oi, Flávia!

      Eu já tentei o Google Keep, mas não consegui me adaptar muito bem com ele! Mas é um aplicativo legal também! 🙂

      Beijos!