como começar a guardar dinheiro 2
Imagem: Reprodução

Eu costumo fazer uma listinha no começo de todo novo ano, listando metas e sonhos que eu quero alcançar ou realizar, e eu aposto que você também faz! O que você quer para 2016? Comprar um carro novo? Comprar uma casa nova? Fazer aquela viagem dos seus sonhos? Todos estes desejos e metas demandam dinheiro e não é uma tarefa fácil economizar!

Mas começo de ano é a época perfeita para começar, sabia? É quando a gente enche o coração de desejo de fazer as coisas darem certo! O problema é que a gente costuma ir desanimando conforme os meses vão passando e aí simplesmente não rola! No post de hoje, separei algumas dicas bem legais de como começar a guardar dinheiro para realizar um grande sonho!

Por que você quer guardar dinheiro?

Qual é o seu grande sonho? Por que você quer economizar? Para comprar um carro? Uma casa? Um computador novo? Fazer uma viagem? Anote em um papel. Vá além e pesquise o quanto isso vai custar. Se for uma viagem, pesquise valor de passagens aéreas, hospedagem e gastos com alimentação e transporte. Se for uma casa nova, pesquise o quanto precisará dar de entrada para o vendedor. Anote esses valores no papel. É nesse momento que você terá uma visão mais realista de quanto realmente precisará economizar.

como começar a guardar dinheiro 4
Imagem: Reprodução

Quanto você pode guardar?

Anote em um papel seus ganhos (salário) e seus gastos fixos (aluguel, água, luz, telefone, transporte). É importante fazer esse exercício e colocar tudo na ponta do lápis pois assim você terá uma visão realista do quanto poderá poupar por mês sem grandes sacrifícios. Consegue guardar 20% do seu salário? 10%? Nesse momento, procure fazer as contas para verificar também a quantia que seria efetivamente necessária poupar para realizar o seu sonho no prazo que você estipulou. Talvez você acabe descobrindo que não conseguirá guardar todo o montante necessário em apenas 12 meses, que irá precisar de alguns meses a mais, mas não desista! O importante não é a quantia que você pode poupar: o importante é não desistir!

Mude seus hábitos

Aproveite também para analisar o seu orçamento e verificar se não há gastos que poderiam ser eliminados, afinal, costumamos gastar demais com coisas simplesmente supérfluas como aquele cafézinho na padaria todo dia. Se você simplesmente não consegue viver sem ele, compre uma garrafa térmica e prepare o seu em casa para levar para o trabalho. Outro bom exemplo é parar de comprar coisas das quais não precisamos como aquela blusinha de R$20,00 que se parece com outras 4 que temos no armário.

Tenha um cofrinho

Eu não recomendo guardar dinheiro em casa, mas o cofrinho pode ser uma boa opção para aquelas moedinhas que ficam sobrando na bolsa. Você pode ir guardando-as e depois trocar em algum mercado, café ou banco. Daí é só depositar na poupança. E acredite: essa brincadeirinha pode render uma boa grana de verdade!

E que tal personalizar o cofrinho para lembrá-la todos os dias do seu sonho? É uma boa maneira de estimular a si mesma a poupar!

como começar a guardar dinheiro 3
Imagens via e via

Veja também:

14 atitudes simples que ajudam você a economizar em casa

Transforme o “guardar dinheiro” em uma rotina

Anote no calendário um determinado dia do mês para ir até o banco depositar a quantia estipulada na poupança e faça disso um hábito, como se fosse um compromisso mesmo. E se cobre! Dessa forma, você criará uma rotina e “guardar dinheiro” passará a ser um hábito!

***

E é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas de como começar a guardar dinheiro! Espero de coração que vocês consigam alcançar as metas que estipularam para esse ano de 2016! Um beijo e até a próxima!

Leia mais sobre finanças.

 

Tags: | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá!!

    É a primeira vez que entro no seu blog e ja estou amando, da para perceber que você trabalha com muito carinho e dedicação <3 Obrigadaaa esta me ajudando muito, estou pegando varias dicas rs

    Beijosss

  2. Nossa, que blog completo. Eu estou amando tudo, parabéns Inara, eu desejo que você cresça e alcance o sucesso no seu trabalho, porque esse blog me salvou. Amei tudo, de verdade.