A crise está aí para todo mundo e a nova palavra de ordem é economizar. É importante ter cautela com os gastos para não entrar no vermelho e até conseguir guardar uma graninha para uma eventualidade. Foi pensando nisso que separamos essas dicas para vocês. São 14 atitudes simples que ajudam você a economizar em casa.

 

Economize energia

 

1. SUBSTITUA AS LÂMPADAS

 

Apesar de serem um pouco mais caras, as lâmpadas fluorescentes consumem 80% menos energia do que as incandescentes, o que justifica o investimento e proporciona economia na conta de luz no final do mês. As de LED são ainda mais econômicas.

 

2. APROVEITE A LUZ DO SOL

 

Evite acender as lâmpadas durante o dia e aproveite melhor a luz do sol abrindo janelas, cortinas e persianas. Lembre-se também que cores claras refletem melhor a luz, o que resulta na diminuição da necessidade de iluminação artificial.

 

3. TIRE OS APARELHOS DA TOMADA

 

Não deixe os aparelhos no modo stand by (ou modo de espera). Sempre que possível remova os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados. Essa medida é importante já que, mesmo desligados, os aparelhos plugados na tomada continuam consumindo eletricidade.

 

4. MANTENHA A GELADEIRA LIMPA

 

Não coloque comida muito quente na geladeira e mantenha-a sempre limpa – dois milímetros de gelo nas paredes podem aumentar em 10% o consumo de energia! Ainda para não desperdiçar, verifique a vedação da porta: ponha uma folha de papel e feche-a. Se conseguir tirar a folha, é sinal de que é preciso trocar a borracha.

 

5. FOGÃO X GELADEIRA

 

Onde estão sua geladeira e fogão? O ideal é deixá-los afastados, uma vez que o calor produzido pelo fogão obriga o motor da geladeira a gastar mais energia para manter o ambiente interno geladinho, resultando em aumento na conta de energia.

 

6. COZINHE NA PANELA DE PRESSÃO

 

Prefira cozinhar na panela de pressão ou deixe os alimentos previamente de molho. Assim, eles ficam prontos mais rápido e você gasta menos com a conta de gás. Bocas do fogão sujas ou desreguladas aumentam o consumo de gás também!

 

economize água

 

7. ECONOMIZE ÁGUA NA LAVAGEM DA LOUÇA

 

Para evitar o enxágue excessivo, tire parte da sujeira dos pratos com um pano ou papel antes de lavá-los.

 

8. DESLIGUE A TORNEIRA

 

Ao escovar os dentes e tomar banho, desligue a torneira quando a água não estiver sendo utilizada. Assim, você economiza litros e litros de água! Verifique também possível vazamentos!

 

9. AR CONDICIONADO SÓ QUANDO ESTRITAMENTE NECESSÁRIO

 

Mantenha o filtro sempre limpo e só ligue o aparelho quando for estritamente necessário. O ar condicionado é um dos principais vilões da conta de energia. Troque-o pelo ventilador sempre que puder!

 

10. CONFIGURE O COMPUTADOR PARA DESLIGAR

 

Programe o monitor do seu computador para desligar após algum tempo sem uso. E só ligue a impressora quando for utilizá-la!

 

11. LAVAR E PASSAR

 

A máquina de lavar e o ferro de passar consomem muita energia. Por isso, acumule o maior número de peças para fazer o serviço de uma vez só. E passe as roupas que precisam de menos calor por último: desligue o ferro e aproveite enquanto ele ainda está quente para alisar essas peças.

 

economize no supermercado

 

12. NÃO VÁ AO SUPERMERCADO COM FOME

 

Faça uma lista detalhada dos produtos que você precisa comprar, indicando também as quantidades de cada um, e evite comprar algo que não está escrito na lista. Aqui tem um modelo de lista de compras que você pode baixar e imprimir. Procure também pesquisar ofertas em diferentes supermercados: dependendo do produto, a economia pode ser grande! Outra dica é ir de barriga cheia fazer as compras, assim você não se sente tentada à adicionar ao carrinho tudo o que ver pela frente!

 

13. REUTILIZE A ÁGUA

 

Reutilize a água do último enxágue da máquina de lavar roupa para lavar garagem e quintais. Essa medida simples ajuda você a economizar e muito na conta de água, sem falar que é uma atitude ecologicamente sustentável, ou seja, você estará ajudando o planeta!

 

limpeza doméstica com produtos caseiros 1 - bicarbonato de sódio

 

14. USE PRODUTOS CASEIROS NA LIMPEZA

 

Ao invés de gastar dinheiro com produtos de limpeza no supermercado – que são vilões do orçamento e agridem o meio ambiente -, aprenda a limpar a casa usando produtos domésticos como bicarbonato de sódio, limão e vinagre branco! Esses produtos são ótimos para desengordurar e desinfetar! Veja aqui como eles podem ser usados na limpeza.

 

♡ Veja também como economizar na decoração da sua casa.

Post escrito por:

22 anos, interior de São Paulo. É recém-formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

finanças

Dica especial da semana: site de finanças para mulheres

como começar a guardar dinheiro 4

Como começar a guardar dinheiro

Escreva um comentário

2 comentários para “14 atitudes simples que ajudam você a economizar em casa”

  1. 03/11/2015 às 18:31

    É sempre bom ficar atenta com o próprio consumo. Um ato de reflexão e autoconhecimento, mesmo para estas coisas simples da nossa rotina. Excelentes dicas!

    Beijos Inara! :*

  2. 02/02/2016 às 11:48

    Adorei seu blog , estou precisando economizar e as dicas me parecem muito boas!
    Beijos <3