Desenhar um quarto de criança é provavelmente uma das experiências mais gostosas de decoração. Isso porque não existem limites impostos e a única regra é: como o quarto é o lugar onde a criança passará a maior parte do tempo, onde soltará a imaginação para viver princesas, bailarinas, cavaleiros e guerreiros, é preciso que ela sinta conforto e segurança dentro do espaço. Pensando nisso, é importante que a decoração e a organização do quarto reflitam os interesses da criança, seus gostos e hábitos, e que proporcionem a ela uma experiência gostosa e segura para que ela possa dormir e brincar.

 

No post de hoje eu trouxe 5 dicas simples de decoração e diversas inspirações para quartos de criança. Espero que gostem! 🙂

 

1. Adesivos e pinturas na parede

 

inspirações para quartos de criança 4

INT2architecture | homify

 

Uma das maneiras mais simples e eficazes de transformar a decoração de um quarto infantil é começar pelas paredes. Para não errar na mão você pode optar por pintar uma única parede com tinta colorida e as outras com tinta branca. Você também pode apostar na tinta que imita a lousa de giz, que poderá servir também de brinquedo para a criança.

 

Outra maneira simples de personalizar a parede é optar por adesivos de parede. Eles não fazem sujeira, duram bastante e são uma opção bem em conta. Existem modelos que remetem a desenhos animados e filmes, com elementos lúdicos (como balões, barcos e animais) e também aqueles que brilham no escuro.

 

inspirações para quartos de criança 2

Espaço do Traço Arquitetura | homify

 

O papel de parede é clássico e, para o quarto de criança, você pode optar por modelos coloridos e com elementos lúdicos que combinem com a decoração do quarto.

 

2. Acerte na escolha da mobília

 

Antes de começar a comprar a mobília do quarto é preciso ter em mente o que se espera daquele móvel a longo prazo. Existem diversos modelos criativos de móveis disponíveis nas lojas (como camas que imitam carros de corrida e barcos), mas são móveis que terão vida curta conforme a criança for crescendo e seus gostos forem se modificando. A médio e longo prazo, esses móveis terão de ser substituídos por modelos que correspondam com a idade da criança. A mesma coisa pode acontecer com móveis coloridos.

 

Caso o seu interesse seja manter os móveis conforme a criança for crescendo, a melhor coisa é apostar em móveis brancos ou que imitam madeira, pois a partir da base uniforme, pode-se ir modificando cores e elementos decorativos ao longo dos anos, adaptando-os à idade da criança.

 

3. Nichos, organizadores e prateleiras

 

inspirações para quartos de criança 3

Tatiana Ivanova Design | homify

 

Como o quarto da criança é também espaço de diversão e brincadeiras, é importante planejar a organização do espaço desde o princípio. Nichos, organizadores e prateleiras podem ser extremamente eficazes na hora de manter o quarto organizado e limpo. Você também pode apostar em cestos, caixas organizadoras e baús, que podem servir como elementos decorativos também. É muito importante que a criança aprenda desde pequena a guardar os seus próprios brinquedos.

 

4. Tapetes, almofadas e pelúcias

 

Em quartos de criança, é importante investir em tapetes, almofadas e pelúcias que, além de decorarem e deixarem o ambiente mais bonito, criativo e divertido, também servirão para garantir um ambiente mais aconchegante. O tapete, por exemplo, precisa ser macio e confortável, permitindo que a criança brinque no chão com conforto. Para divertir e colorir o ambiente, você pode apostar em modelos de tapetes personalizados em formato de barcos, bolas de futebol e bonecas.

 

5. Cantinho de leitura e estudo

 

inspirações para quartos de criança 1

Espaço do Traço Arquitetura | homify

 

Mesmo que a criança seja ainda muito pequena, é importante planejar o espaço já pensando no início da sua vida escolar. Para isso, aposte em uma escrivaninha ou mesinha confortável em um local bem iluminado. Você também pode inserir no espaço prateleiras para acomodar livros infantis, estimulando na criança desde cedo o hábito pela leitura.

 

separator de texto

 

E por hoje é só! Espero que tenham gostado das dicas e inspirações para decorar quartos de criança!

Post escrito por:

22 anos, interior de São Paulo. É recém-formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Onde comprar penteadeiras

1 pequeno escritório e 4 dicas simples de organização

Escreva um comentário