Você provavelmente já se pegou sonhando com uma cozinha linda e planejada, daquelas com cara de capa de revista. Apesar de não ser um sonho barato, planejar cada centímetro da cozinha é garantia de um ambiente confortável, harmonioso e funcional, principalmente em pequenos apartamentos, onde as dimensões são reduzidas e é preciso fazer milagre para organizar tudo da melhor maneira possível.

 

O ambiente planejado é pensado para que se aproveite todo o espaço disponível de maneira funcional, harmônica e confortável, observando qual será sua frequência de uso e o número de pessoas que utilizarão o ambiente em questão. Na cozinha, o tipo, a dimensão e a posição dos eletrodomésticos são definidos anteriormente, e tudo é montado pensando na praticidade e na comodidade.

 

Separei aqui algumas dicas e inspirações para a cozinha dos seus sonhos! Espero que gostem! 🙂

 

cozinha planejada 10

Cozinha Planejada: dicas e inspirações para o projeto dos seus sonhos!

 

COZINHA MODULADAS X COZINHAS PLANEJADAS

 

Antes de mais nada, você precisa saber o que está comprando. Há uma diferença entre cozinhas moduladas e cozinhas planejadas!

 

Cozinhas moduladas: os móveis modulados são bastante versáteis e é possível escolher o número de módulos do projeto e seus formatos, no entanto, a composição é feita a partir de módulos fabricados a partir de um tamanho pré-estabelecido, o que facilita a fabricação em massa e barateia o custo do projeto, mas nem sempre atende a todas as necessidades dos clientes, que precisam adaptar seu sonho às limitações do modulado.

 

Cozinhas planejadas: ao contrário dos modulados, os móveis planejados são produzidos de maneira personalizada e se ajustam perfeitamente ao ambiente, sem necessidade de cortes e acabamentos. Você tem total liberdade para criar uma cozinha que se adapte perfeitamente às suas necessidade! No entanto, uma vez que os móveis são fabricados a partir de um projeto adaptado ao ambiente, a produção encarece e o custo final do projeto pode sair bem alto.

 

LOJA DE MÓVEIS PLANEJADOS X MARCENEIRO

 

Verdade seja dita: um ambiente planejado pode sair bem caro! Você tem basicamente duas opções: fazer o seu projeto em uma loja que trabalhe com ambientes planejados ou contratar um marceneiro.

 

Loja de móveis planejados: ao fechar o seu projeto com uma loja que trabalhe com ambientes planejados, você tem mais garantias como um prazo menor de execução e alguém que se responsabiliza por problemas e defeitos nos produtos ao curto e médio prazo. A desvantagem é que o preço é geralmente maior e muitas vezes a loja trabalha com módulos prontos inseridos no projeto de planejados.

 

Marceneiro: a maior vantagem de optar por um marceneiro é a possibilidade de negociar valores, o que geralmente acaba barateando o projeto. Você também tem uma liberdade maior para escolher tamanhos, cores, materiais e acabamentos. A desvantagem é que nem todas as marcenarias irão apresentar um projeto em 3D, onde você pode verificar com mais exatidão como ficará o projeto do ambiente quando executado, e, uma vez que todo o processo é manual, a execução do projeto poderá ser mais demorada.

 

Como você viu, ambas as alternativas possuem vantagens e desvantagens. Cabe a você escolher a que melhor se adapta às suas necessidades!

 

cozinha planejada 8

Cozinha Planejada: dicas e inspirações para o projeto dos seus sonhos!

 

O QUE É PRECISO VERIFICAR ANTES DE INICIAR O PROJETO DA SUA COZINHA PLANEJADA

 

1. É muito importante anotar com exatidão as medidas do seu ambiente, apontando aberturas de janelas e portas, bem como a localização de interruptores.

 

2. Defina com antecedência quais eletrodomésticos e eletroportáteis você instalará na cozinha. Isso quer dizer definir o modelo e anotar corretamente suas dimensões. Isso será extremamente necessário durante a elaboração do projeto, para que ele possa ser elaborado para atender todas as suas necessidades. Pense na seguinte situação: sua cozinha já está pronta, linda e mobiliada e só então você percebe que aquele forno novo que você comprou é alguns centímetros maior do que o espaço reservado para ele. 🙁

 

3. Durante a elaboração do projeto, é importante verificar também a posição das tomadas e pontos hidráulicos. Talvez seja preciso fazer alterações nos pontos de água e luz para que eles se adequem ao projeto. Caso você ainda esteja no processo de construção da sua cozinha, pode já encomendar o projeto da sua cozinha planejada e já instalar os pontos de elétrica e hidráulica nos lugares certos, para evitar quebra-quebra depois da obra finalizada.

 

4. Considere também suas necessidades com relação aos armários e gavetas. Anote em uma folha de papel tudo o que você precisa guardar e vá assim definindo a quantidade de armários e gavetas das quais necessitará. Por exemplo: uma gaveta para guardar panos de prato, uma gaveta para guardar talheres, duas prateleiras para os pratos e copos e etc. Você pode passar essas informações para o projetista posteriormente.

 

5. Preocupe-se também com a qualidade do trabalho da loja de móveis planejados ou marceneiro que você vai contratar! Verifique a qualidade dos materiais e módulos e se o acabamento é bem feito, sem cortes e rebites! Só contrate empresas ou pessoal de confiança!

 

INSPIRAÇÕES PARA O PROJETO DA SUA COZINHA PLANEJADA

 

cozinha planejada 1 cozinha planejada 2 cozinha planejada 3 cozinha planejada 4cozinha planejada 5 cozinha planejada 6cozinha planejada 7

{Créditos das imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7}

 

MAIS ARTIGOS SOBRE COZINHA

♥ Como decorar cozinhas pequenas do tipo corredor

♥ 15 cozinhas para amar e se inspirar

♥ Organize cada cômodo #1: ideias para organizar a cozinha

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

5 blogs sobre casa e decoração que você precisa conhecer também

Apartamento de 63 m²: delicadeza e sofisticação

Escreva um comentário