Acho que quando se fala em organização, uma das vertentes mais interessantes do tema é a organização da casa. Eu particularmente adoro encontrar dicas e ideias interessantes para organizar um determinado cômodo de uma maneira simples, prática e criativa. São soluções que muitas vezes estão na nossa frente mas passam despercebidas, sabe? E, muitas vezes, uma dica simples pode ser a solução para um problemão que você tem.

Foi pensando nisso que eu resolvi criar essa série de 9 posts que vão tratar da organização da casa, trazendo soluções e ideias simples para você organizar cada cômodo de um jeito incrível e prático! Já falamos sobre:

Agora vamos para a lavandeira, aprender como organizá-la de modo a torná-la funcional! Veja como organizar a lavanderia:

como organizar a lavanderia 2

A lavandeira é, sem dúvida nenhuma, o cômodo mais esquecido na casa. Não é espaço de visita e, na maioria das vezes, evitamos ao máximo passar muito tempo por lá. Geralmente trata-se de um espaço pequeno, muitas vezes colado na cozinha, principalmente em apartamentos novos. No entanto, é fundamental para a organização e limpeza da casa, portanto deve ser prática, funcional e organizada. É por isso que hoje eu trouxe algumas dicas simples de como organizar a lavanderia e facilitar a sua rotina doméstica! Vamos lá?

1. Antes de qualquer coisa, faça uma lista de tudo o que você precisa guardar na lavanderia

Antes de efetivamente começar a pensar na organização e na otimização do espaço na lavanderia, faça uma lista de tudo o que você precisa guardar ali. A sua lista será basicamente assim:

♦ Baldes

♦ Mangueira

♦ Aspirador de pó

♦ Vassouras, rodos e pás

♦ Produtos de limpeza

♦ Sacos de lixo

♦ Panos de limpeza

♦ Cestos de roupas sujas

♦ Tábua de passar

Essa tarefa é importante para que você saiba com certeza quanto espaço vai precisar para guardar e organizar todo o necessário. Com essa lista em mãos, é hora de começar a planejar a organização da lavanderia!

2. Separe os produtos de limpeza por categoria

como organizar a lavanderia 5

(Imagens: via)

Uma maneira simples e eficaz de colocar ordem na lavanderia é separar e guardar os produtos de limpeza por categoria. Organize-os nas prateleiras, armários ou estantes por tipo de utilização: produtos para lavagem de roupas, produtos para limpeza da casa, desinfetantes e desengordurantes e etc. Se a sua lavanderia não é planejada e você não tem armários ou prateleiras suspensas para organizar os produtos de limpeza, considere instalar algumas ou use cestos que podem ser fixados na parede.

É importante manter os produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais de estimação.

3. Coloque em borrifadores os produtos mais utilizados no dia a dia

como organizar a lavanderia 1

(Imagem: via)

É uma ótima maneira de organizar a lavanderia, decorá-la e ainda economizar o produto. Compre borrifadores iguais e cole etiquetas com o nome de cada produto.

Aproveite e faça etiquetas para as cestinhas que organizam os produtos de limpeza também. Que tal?

4. Pendure o que puder

como organizar a lavanderia 3

(Imagens: via e via)

Otimize o espaço. Quanto menos coisas espalhas pelo chão houver, melhor. Instale ganchos na parede ou em armários altos para pendurar vassouras, rodos e pás.

5. Use cestos para organizar as roupas 

como organizar a lavanderia 4

(Imagens: via)

Tenha um conjunto de cestos de roupas sujas que possam ser levados e trazidos da lavanderia. Você pode separar as roupas por tipo ou cor para facilitar na hora da lavagem. Um cesto de roupas sujas pode ficar no banheiro e ser trazido para a lavanderia para que as roupas sejam lavadas. Um outro pode ser usado para para levar as roupas limpas, já dobradas, para o guarda-roupa.

6. Tenha um varal aéreo e um cabideiro para facilitar a sua vida na hora de passar as roupas

como organizar a lavanderia 6

Se a sua lavanderia é pequena, pode ser interessante instalar um varal aéreo próximo à janela para que as roupas sequem mais rápido.

Já o cabideiro é interessante pois você pode usá-lo para secar penduradas as roupas recém retiradas da máquina de lavar, de modo que fiquem lisas, economizando o seu tempo na hora de passar. Além disso, o cabideiro pode ser usado na hora de passar as roupas, mantendo estendidas as peças já passadas.

Inspire-se:

como organizar a lavanderia 7 como organizar a lavanderia 8 como organizar a lavanderia 9

Espero que tenham gostado das dicas de como organizar a lavanderia! 😉

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.