O sonho de ter uma casinha igual àquelas das revistas e catálogos de decoração pode sair muito caro. Na verdade, decorar uma casa do comecinho é sempre uma tarefa difícil, que demanda muita pesquisa, fazer escolhas e gastar dinheiro. Mesmo quando você já tem uma casa toda mobiliada, redecorar um ambiente ou um cantinho pode sair bem mais caro do que você imagina.

 

Felizmente, a decoração deixou de ser palavra de luxo e hoje faz parte da rotina e do vocabulário de muita gente. Isso porque hoje sabemos que dá para deixar a casa do nosso jeitinho com pouco dinheiro e muita criatividade e amor pelo lugar onde vivemos. A decoração acessível hoje é tema de revistas de decoração, sites e blogs na internet e basta pesquisar um pouquinho para encontrar diversas soluções incríveis e baratinhas de decoração para transformar um ambiente, uma parede ou um móvel velho. É sobre decorar economizando que vamos falar sobre. Listei 8 dicas para economizar na decoração da sua casa!

 

8 dicas para economizar na decoração da sua casa 2

8 dicas para economizar na decoração da sua casa

 

1. PLANEJE

 

Antes de começar a sair em busca de móveis e peças de decoração para a sua casa ou um ambiente específico dela, defina bem que tipo de estilo você quer criar. Dê uma olhadinha em revistas de decoração, visite blogs sobre o assunto na internet e liste as coisas mais interessantes que você vir e que você gostaria de ter na sua casa também. Faça uma esqueminha em uma folha de papel, pense bem na disposição dos móveis e em como você quer decorar aquela parede em especial.

 

Nesse momento, também é interessante estipular o quanto de dinheiro você pode gastar com a decoração da sua casa sem prejudicar o seu orçamento. Lembre-se de que você não precisa decorar a casa toda ou o ambiente todo em um mês. Compre as peças essenciais e vá complementando a decoração aos pouquinhos. Aliás, antes de comprar, pesquise muito! Procure descontos em lojas da sua cidade, na internet e em bazares! Pechinche!

 

2. O BARATO PODE SAIR CARO

 

Na hora de comprar móveis e eletrodomésticos para a sua casa, procure por aquela peça com o melhor custo-benefício, que caiba no seu orçamento e que seja ao mesmo tempo de qualidade. Não adianta nada gastar pouco com peças de qualidade duvidosa porque elas precisarão ser trocadas em pouco tempo e então o barato pode sair muito caro. Muitas vezes é melhor pagar um pouco mais por algo que você terá por muito e muitos anos e que não precisará ser substituído logo.

 

3. NEM TUDO PRECISA SER NOVO

 

Nem tudo precisa ser novo! Saiba olhar ao redor e enxergar aquelas peças que, com uma boa pintura ou conserto, podem continuar fazendo parte da sua casinha com charme renovado!

 

Vale também apostar em peças feitas por você mesma. Se você tem alguma habilidade com trabalhos manuais, que tal fazer as suas próprias almofadas, cortinas ou quadros? Há diversos tutoriais na internet que ensinam a fazer peças lindas gastando bem pouco!

 

Como renovar um móvel antigo

Fruteira de mesa feita com caixote de feira

Almofadas personalizadas com lantejoulas

Como fazer uma cortina sem costura

Como transformar duas cadeiras velhas com tecido e cola branca

5 modelos de cabeceiras que você mesma pode fazer

4 maneiras de estampar e personalizar as suas almofadas em casa

Espelho com moldura que imita raios de sol

Arara de roupas que você mesma pode fazer

 

4. RENOVE UMA PAREDE

 

Renovar uma parede da sua casa pode fazer milagre na decoração, acredite. Sem falar que trata-se de uma das maneiras mais baratas de decorar gastando pouco! Pinte a parede de uma cor diferente, pendure quadros e molduras, use papel de parede, tinta lousa, cole bolinhas de papel contact ou pinte triângulos nela! Todas essas são soluções simples e baratinhas de decoração que podem mudar completamente o visual da sua sala, do seu quarto, do lavabo ou de qualquer outro ambiente que esteja precisando de alegria e cor!

 

5. RECICLE

 

Decoração com material reciclado? Ainda não gosta muito da ideia? Veja aqui algumas inspirações do que você pode fazer com materiais que de outra forma iriam para o lixo. Eu particularmente adoro a ideia de criar móveis e peças de decoração com caixotes que você encontra em depósitos de supermercado e feiras. O resultado pode ficar muito mais incrível do que você imagina! E o melhor: você só vai precisar de alguns caixotes, lixa e tinta.

 

8 dicas para economizar na decoração da sua casa 1

8 dicas para economizar na decoração da sua casa

 

6. PLANTE UMA FLOR

 

Outra maneira de criar uma decoração linda é usar plantas e flores! Elas são capazes de oferecer frescor e beleza para a decoração com exigência mínima! Você mesma pode personalizar os seus vasinhos e criar espaços maravilhosos com eles em casa! Sabe aquele vasinho de barro feioso? Pinte-o, faça carinhas nele ou desenhe formas geométricas.

 

7. VOCÊ NÃO PRECISA DE TUDO O QUE ACHA QUE PRECISA

 

Muitas vezes, mudar os móveis e objetos de decoração de lugar pode ser uma maneira bem mais eficiente e barata de redecorar um ambiente do que comprar peças novas! Pode ser que você não tenha percebido que aquele sofá combina mais com as almofadas coloridas que ficam sobre a cama de casal do que com as beges lisas que você costuma deixar sobre ele. Que tal trazer as almofadas coloridas para a sala e levar as beges para o quarto de casal? Ou que tal mover a sua enorme mesa de jantar para mais perto da parede para desobstruir a passagem ao invés de comprar uma mesa nova e menor? Você também pode trocar as cadeiras de um lado da mesa por um banco estofado que possa ficar escondidinho embaixo da mesa até alguém precisar dele, que tal?

 

8. SEM QUEBRA-QUEBRA, POR FAVOR

 

Você quer reformar o banheiro e se livrar daqueles azulejos velhos e sem graça? Você deve estar aí se lamuriando por conta do quebra-quebra, do barulho, do entulho e da poeira da reforma, sem falar no orçamento que você acabou de colocar na ponta do lápis (que envolve uma dezena de materiais e pedreiro). Esqueça isso! Simplifique e barateie a sua reforma pintando os azulejos com tinta especial (epóxi) ou usando adesivos azulejos hidráulicos.

 

separator de texto

 

Espero que tenham gostado das dicas! Quer ler mais sobre decoração? Clique aqui.

Post escrito por:

22 anos, interior de São Paulo. É recém-formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

5 dicas práticas para decorar apartamentos pequenos

A Casinha Dela: Lia Camargo (Just Lia)

Escreva um comentário

1 comentário para “8 dicas para economizar na decoração da sua casa”

  1. Natália Correia
    22/05/2015 às 16:24

    Excelentes dicas! Muito bem elaboradas e super acessíveis.