5 dicas práticas para economizar dinheiro 1

 

1. REGISTRE TODAS AS SUAS DESPESAS

 

Para economizar, você precisa saber o quanto está gastando e como está gastando. Por isso é importante anotar cada gasto (por menor que seja). Para isso você pode usar uma planilha de controle financeiro, um caderninho ou um aplicativo de finanças. Realizando essa tarefa diariamente você conseguirá ver com mais exatidão em que aspecto da sua vida está gastando mais dinheiro (e se esses gastos são realmente inevitáveis ou não).

 

2. CRIE METAS PARA O SEU DINHEIRO

 

Crie metas para o seu dinheiro. Isso quer dizer planejar, criar um plano de ação, estipular metas e ter foco. Apanhe uma folha de papel e escreva ali três objetivos – quitar suas dívidas, comprar um carro novo ou a casa própria, por exemplo. Estipule prazos concretos e reais para cada um desses objetivos. Por exemplo:

 

Meta de curto prazo (1 ano): quitar as dívidas

Meta de médio prazo (de 3 a 5 anos): comprar um carro novo

Meta de longo prazo (acima de 10 anos): comprar uma casa

 

Quando temos um foco, uma meta para alcançar, torna-se mais fácil fazer pequenos (e até grandes) sacríficos.

 

5 dicas práticas para economizar dinheiro 2

 

3. PAGUE COM DINHEIRO VIVO

 

Quando eu preciso economizar, essa é uma das primeiras atitudes que eu tomo. É uma ótima dica porque conseguimos ver claramente o dinheiro “indo embora”, o que não acontece quando usamos o cartão de crédito ou o talão de cheques. A dica aqui então é guardar o cartão e o talão de cheques em casa e  sair com uma quantidade determinada de dinheiro vivo para fazer as compras no supermercado ou passear no shopping. Dessa forma, você não gastará mais do que pode!

 

4. TENHA UM COFRINHO

 

Você já se pegou com uma dezena de moedinhas balançando para cá e para lá livres dentro da bolsa? Eu pelo menos tenho essa mania de colocar as moedinhas do troco em qualquer lugar menos dento da carteira. Elas vão parar no fundo da bolsa, no bolso da calça ou no chão do carro e quase sempre acabam se perdendo por aí. Crie o hábito de guardá-las em um cofrinho! Guarde-as lá durante todo o ano e quando você por fim quebrar o seu cofrinho no ano novo, terá um dinheirinho extra!

 

Leia também:

Como começar a guardar dinheiro

 

5 dicas práticas para economizar dinheiro 3

 

5. DIMINUA UM GASTO

 

Infelizmente, economizar exige alguns sacrifícios. O ideal é poupar entre 10% e 15% do seu salário todo mês. Mas comece devagar: agora que você costuma anotar todos os seus gatos e já tem uma boa ideia de onde anda gastando o seu dinheiro, prontifique-se a economizar uma quantia diminuindo um gasto não imprescindível. Por exemplo, se você optar por tomar o café da manhã em casa ao invés de na padaria ao lado do seu trabalho todos os dias, terá poupado uma boa quantia no final do mês.

 

Tenha mais cuidado também ao fazer compras no supermercado: compre apenas o necessário! Geralmente somos impelidos a lotar o carinho ao fazer as compras do mês e grande parte do que compramos acaba indo para o lixo por não ter sido consumido dentro do prazo, resultando em desperdício. Veja aqui algumas dicas para evitar desperdícios em casa.

 

Falando em desperdício, você já parou para pensar no quanto de energia tem gastado? A conta de luz está mais cara em todo o país e você com certeza já sentiu no bolso a alta. A única alternativa que nos resta é reduzir o consumo e economizar! Apagar as luzes dos ambientes que não estão sendo utilizados e não deixar os aparelhos em stand-by pode significar uma economia efetiva de dinheiro que você poupará sem muito esforço. Veja aqui algumas dicas para reduzir o consumo de energia e economizar.

 

 

 

Leia mais sobre finanças.

Post escrito por:

22 anos, interior de São Paulo. É recém-formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Como organizar a papelada em 5 etapas – contas e documentos

14 atitudes simples que ajudam você a economizar em casa

Escreva um comentário

1 comentário para “5 dicas práticas para economizar dinheiro”

  1. 27/05/2015 às 17:20

    Olá Inara, eu leio muito sobre finanças e economia, acho que o dinheiro é uma ferramenta e temos que saber como utilizar. Gosto bastante desse tipo de post, com dicas simples mas que fazem a diferença!!