Se você é daquelas pessoas que deixam para fazer todo o serviço doméstico em apenas um dia da semana, sabe muito bem o quanto pode ser exaustiva e desgastante essa tarefa. Infelizmente, não há maneira de escapar. No entanto, você pode optar por realizar pequenas tarefas de limpeza todos os dias de modo que a sua casa fique sempre organizada e o trabalho de limpeza dos fins de semana passe a ser menos estressante e exaustivo.

A dica é elaborar um pequeno cronograma ou checklist de limpeza diária da casa com tarefas que possam ser realizadas durante o dia em um período de tempo muito curto (de 40 minutos a 1 hora). Assim, sua casa permanecerá organizada todos os dias e você terá mais tempo livre para realizar tarefas das quais realmente goste nos dias de folga.

Veja o que limpar diariamente para manter a casa limpa e arrumada!

limpeza diária 1

Limpeza diária da cozinha

Para manter a cozinha limpa e organizada todos os dias, você deve principalmente manter a pia limpa. Não há nada pior do que acordar no dia seguinte e dar de cara com uma pilha enorme de louça suja. Assim, separe alguns minutinhos do seu dia para manter a pia sempre limpa. Eu gosto de realizar essa tarefa todos os dias antes de dormir, assim a pia estará vazia e brilhando no dia seguinte. Assim o dia já começa bem!

Outras tarefas de limpeza que você pode realizar na cozinha diariamente:

  • Faça a limpeza do fogão;
  • Limpe a mesa e as bancadas da cozinha;
  • Varra o chão;
  • Tire o lixo para fora.

Limpeza diária do banheiro

No banheiro, aproveite aqueles minutinhos ao escovar os dentes e lavar o rosto pela manhã para limpar a pia também. Use papel toalha ou um paninho específico para essa tarefa. Se o espelho estiver sujo, aproveite e limpe-o também!

Você também deve verificar e esvaziar a lixeira.

limpeza diária 3

Limpeza diária dos quartos

A primeira medida a tomar para manter os quartos sempre organizados é fazer a cama. Essa tarefa leva poucos minutos e pode ser realizada todos os dias assim que você acordar. Estender o lençol e ajeitar os travesseiros já é o suficiente.

Outras tarefas de limpeza que você pode realizar nos quartos diariamente:

  • Guarde roupas e objetos esparramados;
  • Organize a penteadeira;
  • Tire o pó do criado-mudo.

Limpeza diária da sala

Primeiramente, guarde tudo o que estiver fora do lugar. Limpe a mesinha de centro para retirar a poeira acumulada sobre o móvel e ajeite as almofadas sobre o sofá. Varra o chão e passe o aspirador de pó sempre que parecer necessário.

limpeza diária 2

Essas são apenas dicas das tarefas que você pode realizar diariamente para facilitar a limpeza e a organização da casa, mas é claro que você deve adaptar às suas necessidades e estilo de vida. A minha checklist de limpeza diária é basicamente essa:

  • Arrumar a cama;
  • Limpar a pia do banheiro;
  • Recolher o lixo do banheiro;
  • Lavar a louça;
  • Recolher o lixo da cozinha;
  • Limpar o fogão;
  • Passar pano no chão da cozinha;
  • Guardar os objetos esparramados.

A ideia é que essas tarefas ocupem apenas alguns minutinhos do seu dia. Pode ser um pouquinho complicado no começo, mas assim que você se acostuma a realizá-las diariamente acaba virando rotina. E é maravilhoso poder contar com uma casa organizada e livre do acúmulo de sujeira!

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Meninaaaaaaaaaaaa, mas você leu meus pensamentos pq estou aqui agora, neste exato momento, sofrendo para montar um cronograma semanal de limpeza pra otimizar o trabalho da diarista. É como você falou… tem várias coisas simples que podemos fazer para evitar o atropelo da faxina semanal.
    Obrigada! Obrigada! Obrigadaaaaaaaaaaaa!!!! <3
    Um beijo carinhoso,
    Alice – http://www.jardimdocoracao.com.br

  2. Quando me casei fazia isso todos os dias, mas agora com a rotina de trabalho na agência, blog, igreja e freelas, mal consigo respirar. 🙁 Mas esse post me inspirou muito para voltar a me organizar quanto a isso. Vou começar hoje mesmo! ♥

  3. Eu amei esse cronograma, o único problema é que trabalho fora e não tenho condições no momento para ter uma diarista. Mesmo assim vou guardar essas dicas, são valiosíssimas…

  4. Suas dicas são boas,tenho uma rotina muito corrida e desorganizada em relação a casa ,pois trabalho durante a noite doze por trinta e seis e durante o dia tenho que correr com meu filho e seus compromissos ,quando não estou lavando,limpando e tentando organizar minha casa que por sinal é pequena mas muita coisa pra organizar! Então Obrigada