Atualmente, é muito comum vermos pastilhas inseridas nos projetos de interiores de cozinhas e banheiros. Isso porque o mercado cresceu e tem cada vez mais investido tecnologia na criação e produção de pastilhas dos mais diversos materiais, formatos e cores. São peças que se adaptam bem a qualquer tipo de projeto de construção ou reforma, além de inserirem no ambiente um toque de personalidade, charme e sofisticação.

Além das cores diversas, as pastilhas também são fabricadas a partir de diferentes tipos de materiais. As mais comuns são as de vidro, cerâmica e porcelana, mas há também peças fabricadas em mármore, granito, aço inox, espelho e materiais orgânicos reciclados como bambu, coco e madeira.

pastilhas 1

AS CARACTERÍSTICAS DOS MODELOS MAIS COMUNS DE PASTILHAS

PASTILHAS DE VIDRO

Funcionam bem principalmente em ambientes fechados como cozinhas e banheiros (mas não devem ser aplicadas em áreas molhadas de banheiros, pois são lisas e escorregadias). Elas são bem resistentes e não desgastam com o tempo, além de garantirem um melhor acabamento. Apresentam brilho e transparência maiores e requerem uma atenção especial durante a aplicação.

PASTILHAS DE CERÂMICA

São as pastilhas mais indicadas para revestir piscinas pois são resistentes à ação do cloro.

PASTILHAS DE PORCELANA

São comumente usadas em fachadas. Possuem alta durabilidade e por isso podem ficar expostas a chuva e ao sol. Necessitam de menos manutenção.

APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS PASTILHAS

Na aplicação, o ideal é contar com mão de obra especializada, uma vez que o processo é bastante trabalhoso.

A manutenção deve ser cuidadosa. Os fabricantes recomendam que a limpeza das pastilhas seja realizada com água e sabão neutro.

ONDE USAR AS PASTILHAS

Por sua imensa variedade de cores, formatos, texturas e materiais, as pastilhas chamam atenção por sua versatilidade e podem ser usadas para inovar a estética de diferentes ambientes da casa. As peças podem dar origem a um efeito monocromático ou multicolorido, dependendo dos gostos e preferências dos moradores.

Além disso, as pastilhas são perfeitas para ambientes pequenos, pois dão uma sensação de profundidade que amplia o espaço.

Por serem pequenas, podem ser aplicadas nos mais diversos formatos. Você pode aplicar as pastilhas em uma parede inteira, fazer apenas uma faixa horizontal ou vertical no ambiente com elas e até brincar com formatos aleatórios e mosaicos.

PASTILHAS NO BANHEIRO

No banheiro, as pastilhas podem ser usadas de diferentes maneiras. Podem aparecer em uma parede inteira, dentro do box, em uma coluna vertical ou linha horizontal, em um detalhe ou dentro de um nicho.

pastilhas na decoração 2 pastilhas na decoração 4 pastilhas na decoração 5 pastilhas na decoração 6pastilhas na decoração 3

PASTILHAS NA COZINHA

Na cozinha, o revestimento com pastilhas pode ser usado próximo ao fogão ou a pia ou para revestir uma bancada, pode exemplo.

pastilhas na decoração 7 pastilhas na decoração 8 pastilhas na decoração 9 pastilhas na decoração 10

PASTILHAS EM PISCINAS E FACHADAS

As pastilhas também podem ser aplicadas em ambientes externos como piscinas e fachadas. Veja algumas inspirações:

pastilhas na decoração 11 pastilhas na decoração 12pastilhas na decoração 13pastilhas na decoração 14

***

E por hoje é isso! Espero que tenham gostado das dicas e inspirações! Até o próximo post! 🙂

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.