Nós já estamos em abril (gente, como o tempo tem passado rápido!) e provavelmente existem muitas meninas e meninos aí do outro lado da tela que pretendem prestar vestibular agora em 2015. Eu já me formei (quem ainda não viu o vídeo onde eu conto um pouquinho sobre a minha faculdade de Engenharia Civil?), mas passei pela mesma coisa alguns anos atrás e sei como essa rotina de estudos pode ser estressante.

 

Uma das categorias do blog é a organização e dentro dela eu costumo trazer sempre assuntos relacionados com os estudos (já falei sobre como se organizar na faculdade e listei algumas dúvidas comuns de quem vai prestar o ENEM). Hoje as dicas são para quem vai prestar vestibular e precisa organizar melhor a rotina e o cronograma de estudos. No final tem até um presente para vocês!

 

como organizar os estudos para o vestibular 2

 

1. COMECE HOJE

 

Quanto mais cedo você começar a se preparar, melhor! É importante se programar: faça um esqueminha do que você precisa estudar e estabeleça metas e prazos para a conclusão de cada tarefa. Também é importante organizar um cantinho em casa para que você possa se dedicar aos seus estudos sem distrações: coloque ali tudo o que você vai precisar, de modo que todo o material fique ao alcance das suas mãos. Seu local de estudo precisa ser bem iluminado, arejado e silencioso.

 

2. AULA DADA É AULA ESTUDADA

 

Se você ainda está na escola ou fazendo cursinho pré-vestibular, procure revisar as aulas dadas naquele mesmo dia quando chegar em casa. Isso é importante para que você consiga fixar bem o conteúdo daquela determinada matéria. Procure revisar os textos e fazer os exercícios.

 

3. PRIORIZE

 

Ao estudar, procure definir suas prioridades. É importante saber em que matéria você possui mais dificuldade de aprendizado e também aquela que terá peso maior na prova que for fazer. Na hora de estudar, priorize esses conteúdo. Por exemplo, caso você for prestar vestibular para engenharia, priorize o estudo das matérias de química, física e matemática. Isso não significa deixar de lado as outras matérias!

 

4. ELABORE UM PLANO DE ESTUDOS

 

Elaborar um plano de estudos é uma maneira de se organizar e não perder minutos preciosos. Você pode elaborar um plano de estudos semanal: liste os dias da semana e os horários que você tem disponível para se dedicar aos seus estudos. Então anote todos os conteúdos que você precisa estudar e, na hora de distribuir esses conteúdos na sua planilha de estudos, priorize aqueles em que você tem mais dificuldade e distribua todos os outros de maneira igualitária durante a semana, intercalando matérias. Veja um exemplo:

 

Plano de estudos exemplo

 

Esse plano de estudos fictício eu elaborei pensando em mim mesma. Eu tenho mais dificuldade para assimilar conteúdos de química e geografia, então dei prioridade para essas matérias e distribuí todas as outras igualitariamente entre os dias da semana, intercalando-as para que a minha rotina de estudos não fique cansativa demais.

 

Se você for prestar um vestibular que tenha prova específica (como Música ou Arquitetura, por exemplo) é importante separar um horário específico para se preparar para essas provas também.

 

5. ORGANIZE O MATERIAL

 

Também é importante que você tenha em mãos todo o material necessário. Separe e organize tudo! Se estiver na escola ou no cursinho, aproveite o material que é dado. Separe também os livros de apoio e os livros de leitura obrigatória para o vestibular, material de outros cursinhos (você pode pegar emprestado com um amigo), apostilas que você encontra em bancas de jornal e livrarias, artigos na internet e dicionários, por exemplo. Uma outra ótima dica é baixar e imprimir as provas de vestibulares anteriores que você encontra para download na internet.

 

como organizar os estudos para o vestibular 3

 

6. DESCUBRA O QUE FUNCIONA MELHOR PARA VOCÊ

 

Eu só consigo fixar bem o conteúdo de uma determinada matéria fazendo resumos. Adoro anotar tudo, mas talvez você prefira estudar lendo em voz alta, assistindo vídeo aulas explicativas, ouvindo o conteúdo que você gravou anteriormente com o celular, enfim, cada um funciona melhor de um jeito e assimila melhor o conteúdo de um jeito. Você só precisa descobrir que tipo de estudante é e de que forma os estudos rendem melhor para você.

 

7. FAÇA SIMULADOS

 

Você já baixou e imprimiu as provas dos vestibulares anteriores da faculdade que você pretende prestar? Sim? Ótimo! Agora é a hora de separar um determinado dia da semana para resolver as provas como se fossem para valer! Anote o horário em que você começou a fazer a prova e resolva-a no tempo previsto como se fosse o vestibular. Evite distrações nesse momento! Saber resolver provas é no que consiste o vestibular: não se trata apenas de assinalar a resposta correta, mas de conseguir resolver a prova no tempo dado, sem perder tempo demais com esta ou aquela questão.

 

8. LEIA OS LIVROS OBRIGATÓRIOS

 

Todo vestibular divulga uma lista de livros de leitura obrigatória como “Dom Casmurro”, “Capitães da Areia” e “Iracema”, por exemplo. Leia esses livros! Não adianta buscar por resumos na internet, a não ser que você já tenha lido os livros e queira apenas relembrar a história. Você pode estabelecer prazos e ler um livro por mês até o vestibular.

 

9. DESCONECTE-SE

 

Quando estamos estudando, principalmente com tanta tecnologia ao nosso redor, é muito fácil se distrair. Você abre o computador por apenas um minutinho e acaba perdendo horas observando as atualizações dos amigos no Facebook. É importante se distanciar das redes sociais enquanto estiver estudando. Deixe o celular longe de você e o computador desligado. Concentre-se na sua tarefa!

 

como organizar os estudos para o vestibular 1

 

10. RESERVE UM TEMPO PARA VOCÊ

 

Sua mente precisa descansar! Faça pausas durante os estudos: separe 5 ou 10 minutinhos a cada 1 hora para fazer alguma tarefa que agrade a você! Você pode dar uma olhadinha nas redes sociais, ler um livro, fazer uma atividade física, ver televisão, fazer um lanchinho na cozinha, enfim, reserve esses minutinhos para descansar a mente para poder então voltar para os seus estudos com as energias renovadas!

 

separator de texto

 

E para ajudar você a organizar melhor os seus estudos, sabe o que eu fiz? Preparei uma planilha de estudos fofa que você pode baixar e imprimir quantas quiser para organizar os seus estudos durante a semana! É a mesma do plano fictício que eu montei para vocês acima, mas limpinha para você personalizar e organizar o seu tempo como quiser! É só clicar aqui ou na imagem abaixo para baixar.

 

PLANO DE ESTUDOS PARA DOWNLOAD

 

E aí, me contem: gostaram do post? Baixaram o plano de estudos? Para que faculdade pretendem prestar o vestibular esse ano?

Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Calendário Abril 2015 para download

Faculdade: uma escolha para a vida toda. Ou não?

Escreva um comentário

11 comentários para “Como organizar os estudos para o vestibular + Plano de estudo para download”

  1. 08/04/2015 às 12:08

    Olha adorei suas dicas estou precisando muito de começar a me organizar e não sabia o que fazer até encontrar o seu blog obrigada e se tiver mais dicas por favor me mande por email bju adorei seu blog de verdade!

    • Inara Souza
      08/04/2015 às 23:35

      Que bom que gostou, Valéria! 🙂 Fico muito feliz!

  2. 08/04/2015 às 23:05

    Há 4 anos, quando prestei vestibular não era muito organizada mas já fazia algumas das suas dicas, Inara. Sempre gostei muito de simulados porque acho que eles lapidam aquela matéria bruta, dando mais noção do que é realmente importante.
    E sempre tive um cantinho bem lindo e confortável de estudos também.
    Boa sorte a todos os vestibulandos, não desistam!

    E, Inara, vim te avisar aqui que te taggeei na Tag Liebster Award. Acho que tu ainda não respondeu e, se gostar, ficarei muito feliz em ver as respostas.
    Esse é o post no meu blog com as regrinhas e perguntas: http://www.blogcoisaetal.com/2015/04/tagliebsteraward.html#.VSWxh9zF9Ig

    Beijos.

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

    • Inara Souza
      08/04/2015 às 23:36

      Oi, Fêh!!!!

      Ah, muito obrigada por me indicar! Adorei a TAG e as perguntinhas que você fez! Vou ver se consigo gravar um vídeo respondendo ou fazer um post aqui no blog mesmo! 🙂

      Beijos!

      • 09/04/2015 às 14:32

        Ah, que bom que gostou, Inara!
        Vou aguardar ansiosa as respostas!

        Beijo!

  3. Katia
    09/04/2015 às 02:20

    Ótimas dicas, Inara! Estou em ano de vestibular e essas dicas são super úteis!! Eu também gosto de fazer resumo das matérias e fazer anotações durante as aulas, isso me ajuda a fixar a matéria. Também faço exercícios das apostilas e são ótimas formas de treinar o que foi ensinado e de pegar o jeito das questões de exatas. Pretendo cursar Engenharia de Produção, então estudar química, física e matemática vai ser suuper importante! Gostei do post inteiro e acho muito bacana essa categoria de organização que você faz. 😀

    • Inara Souza
      09/04/2015 às 02:52

      Fico feliz que tenha gostado, Katia! E espero que tenha ajudado você de alguma forma! Boa sorte no vestibular, viu? 🙂

  4. Taiciany Amorim
    09/04/2015 às 20:23

    Estou adorando seu site!!
    Muito sucessos pra vc!
    Ahh, espero que tenha mais opções de Download, :*

    • Inara Souza
      17/05/2015 às 13:41

      Que delícia, Taiciany! Fico feliz que esteja gostando!

      E, sim, terão muitos downloads ainda! Tem até um projeto que já está em andamento, mas que ainda vai demorar um pouquinho porque é complexo! Mas tenho certeza que vocês vão amar! 🙂

      Beijocas!

      • TAICIANY RIBEIRO AMORIM
        08/07/2015 às 21:44

        Beijoos

  5. deisinha
    14/04/2015 às 23:35

    Adorei a postagem