A conta de luz está mais cara desde o início do mês. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou os reajustes nas distribuidoras de energia de todo o país, resultado da aplicação da bandeira vermelha no fornecimento. Isso significa que a energia está sendo produzida pelo custo mais elevado, o que acarreta o encarecimento da conta. O percentual varia em todo o país, mas estima-se que o aumento seja, em média, de 23,4%.

 

A alternativa para reduzir os gastos é diminuir o consumo. Por isso eu trouxe para vocês uma lista de medidas que podem ser tomadas para evitar que a conta fique mais cara.

 

A energia ficou mais cara! Veja como reduzir o consumo e economizar.

 

como economizar energia 1

 

TROQUE AS LÂMPADAS

 

Apesar de serem um pouco mais caras, as lâmpadas fluorescentes consumem 80% menos energia do que as incandescentes, o que justifica o investimento e proporciona economia na conta de luz no final do mês. As de LED são ainda mais econômicas. Saiba mais aqui.

 

Evite também acender as lâmpadas durante o dia e aproveite melhor a luz do sol abrindo janelas, cortinas e persianas. Lembre-se também que cores claras refletem melhor a luz, o que resulta na diminuição da necessidade de iluminação artificial.

 

INVISTA EM APARELHOS MAIS EFICIENTES

 

Investir em aparelhos mais eficientes pode fazer toda a diferença quando se fala em economizar energia. Sempre que for comprar um aparelho novo, dê preferência para aqueles que possuem o selo Procel com indicação da letra A, o que significa que o produto consume menos energia.

 

NÃO DEIXE OS APARELHOS EM STAND-BY

 

Não deixe os aparelhos no modo stand-by (ou modo de espera). Sempre que possível remova os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados. Essa medida é importante já que, mesmo desligados, os aparelhos plugados na tomada continuam consumindo eletricidade.

 

como economizar energia 2

 

NÃO DEIXE APARELHOS COMO CELULARES, CÂMERAS E NOTEBOOKS RECARREGANDO A NOITE TODA

 

Não deixe o aparelho recarregando a noite toda. É comum esquecermos os aparelhos plugados na tomada na hora de dormir, o que é péssimo, pois, além de eles estarem consumindo mais eletricidade do que necessitam para recarregarem, você pode acabar também viciando o seu aparelho. Deixe-o recarregar apenas pelo tempo estritamente necessário.

 

OUTRAS DICAS SIMPLES

 

■ Faça o degelo da geladeira regularmente.

■ Deixe a chave do chuveiro na posição “verão” durante o verão.

■ Deixe uma quantidade razoável de roupas e louças acumularem antes de ligar o ferro de passar e a máquina de lavar louça.

■ Desligue a televisão quando ninguém estiver assistindo.

■ Mantenha o aparelho de ar condicionado desligado quando não houver ninguém no ambiente. Quando for ligá-lo, mantenha portas e janelas fechadas.

 

Leia mais dicas sobre finanças.

Post escrito por:

22 anos, interior de São Paulo. É recém-formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Bolsa Blindada: sua vida financeira à prova de fracassos por Patricia Lages

Livros de colorir para adultos?

Escreva um comentário

3 comentários para “A energia ficou mais cara! Veja como reduzir o consumo e economizar.”

  1. 19/03/2015 às 03:10

    Oi, Inara!
    Gostei muito do seu post. Vou compartilhá-lo na fanpage do MCML, tudo bem?
    Em casa eu deixo o micro-ondas desligado direto, só ligo na hora de usar. A TV e a Net eu também desligo à noite. E sempre tiro o celular/notebook da tomada assim que termina a carga. Eu moro no Paraná, um dos estados mais afetados pela alta da energia. O jeito é economizar e aprender a viver com menos.
    Um beijão,
    Mariana.

    • Inara Souza
      20/03/2015 às 13:23

      Obrigada pelo comentário, Mariana! E que fofo o seu blog! Fui lá visitar e gostei muito!

      Realmente, o jeito agora é economizar! Fico feliz que tenha gostado do post! Um beijo! 🙂