A conta de luz está mais cara desde o início do mês. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou os reajustes nas distribuidoras de energia de todo o país, resultado da aplicação da bandeira vermelha no fornecimento. Isso significa que a energia está sendo produzida pelo custo mais elevado, o que acarreta o encarecimento da conta (entenda aqui).O percentual varia em todo o país, mas estima-se que o aumento seja, em média, de 23,4%.

 

A alternativa para reduzir os gastos é diminuir o consumo. Por isso eu trouxe para vocês uma lista de medidas que podem ser tomadas para evitar que a conta fique mais cara. A energia ficou mais cara! Veja como reduzir o consumo e economizar. 

 

como economizar energia 1

 

TROQUE AS LÂMPADAS

 

Apesar de serem um pouco mais caras, as lâmpadas fluorescentes consumem 80% menos energia do que as incandescentes, o que justifica o investimento e proporciona economia na conta de luz no final do mês. As de LED são ainda mais econômicas. Saiba mais aqui.

 

Evite também acender as lâmpadas durante o dia e aproveite melhor a luz do sol abrindo janelas, cortinas e persianas. Lembre-se também que cores claras refletem melhor a luz, o que resulta na diminuição da necessidade de iluminação artificial.

 

INVISTA EM APARELHOS MAIS EFICIENTES

 

Investir em aparelhos mais eficientes pode fazer toda a diferença quando se fala em economizar energia. Sempre que for comprar um aparelho novo, dê preferência para aqueles que possuem o selo Procel com indicação da letra A, o que significa que o produto consume menos energia.

 

NÃO DEIXE OS APARELHOS EM STAND BY

 

Não deixe os aparelhos no modo stand by (ou modo de espera). Sempre que possível remova os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados. Essa medida é importante já que, mesmo desligados, os aparelhos plugados na tomada continuam consumindo eletricidade.

 

como economizar energia 2

 

NÃO DEIXE APARELHOS COMO CELULARES, CÂMERAS E NOTEBOOKS RECARREGANDO A NOITE TODA

 

Não deixe o aparelho recarregando a noite toda. É comum esquecermos os aparelhos plugados na tomada na hora de dormir, o que é péssimo, pois, além de eles estarem consumindo mais eletricidade do que necessitam para recarregarem, você pode acabar também viciando o seu aparelho. Deixe-o recarregar apenas pelo tempo estritamente necessário.

 

OUTRAS DICAS SIMPLES

 

■ Faça o degelo da geladeira regularmente.

■ Deixe a chave do chuveiro na posição “verão” durante o verão.

■ Deixe uma quantidade razoável de roupas e louças acumularem antes de ligar o ferro de passar e a máquina de lavar louça.

■ Desligue a televisão quando ninguém estiver assistindo.

■ Mantenha o aparelho de ar condicionado desligado quando não houver ninguém no ambiente. Quando for ligá-lo, mantenha portas e janelas fechadas.

 

► Veja outras dicas aqui.

Post escrito por:

22 anos, interior de São Paulo. É recém-formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

bolsa blindada patricia lages 1

Bolsa Blindada: sua vida financeira à prova de fracassos por Patricia Lages

livros de colorir para adultos floresta encantada

Livros de colorir para adultos?

Escreva um comentário

3 comentários para “A energia ficou mais cara! Veja como reduzir o consumo e economizar.”

  1. 19/03/2015 às 03:10

    Oi, Inara!
    Gostei muito do seu post. Vou compartilhá-lo na fanpage do MCML, tudo bem?
    Em casa eu deixo o micro-ondas desligado direto, só ligo na hora de usar. A TV e a Net eu também desligo à noite. E sempre tiro o celular/notebook da tomada assim que termina a carga. Eu moro no Paraná, um dos estados mais afetados pela alta da energia. O jeito é economizar e aprender a viver com menos.
    Um beijão,
    Mariana.

    • Inara Souza
      20/03/2015 às 13:23

      Obrigada pelo comentário, Mariana! E que fofo o seu blog! Fui lá visitar e gostei muito!

      Realmente, o jeito agora é economizar! Fico feliz que tenha gostado do post! Um beijo! 🙂