Grande parte dos novos apartamentos mais compactos possuem cozinha do tipo corredor e é um desafio para quem vai morar conseguir decorar o lugar para que ele seja capaz de acomodar todos os itens principais sem deixar de ser um lugar aconchegante e gostoso de estar. Mas a verdade é que com soluções simples e planejamento você pode ter uma cozinha bonita e organizada. O grande segredo é otimizar o espaço.

cozinhas pequenas tipo corredor
Fonte: Reprodução

Armários, prateleiras e puxadores

O grande segredo das cozinhas pequenas do tipo corredor é apostar na decoração vertical. Planejar cada espaço minuciosamente vai evitar dores de cabeça no futuro. Comece pensando em tudo o que você precisa guardar e em todos os eletrodomésticos que você acredita serem indispensáveis. A partir dessa ideia inicial, você pode começar a planejar o seu ambiente respeitando todas as limitações do layout tipo corredor.

Em uma folha de papel, desenhe a disposição da geladeira e do fogão (ou do cooktop e forno). É importante que você já tenha em mente quais modelos pretende comprar e as dimensões deles. A partir daí, você pode começar a dispor os armários e  prateleiras, aproveitando cada espacinho e pensando de forma que o seu ambiente seja prático e capaz de facilitar a sua rotina. No vão acima da geladeira, por exemplo, você pode criar módulos profundos para guardar utensílios não utilizados rotineiramente. Já acima da pia, aposte em armários mais altos e recuados ou até mesmo em prateleiras para exibir suas louças e utensílios mais bonitos.

Outra dica importante é atentar para o tipo de puxador. Os de cava (cavados na própria madeira ou feitos com perfil metálico) tendem a ser uma opção melhor.

cozinha corredor
Fonte: Comprando meu apê
cozinhas pequenas tipo corredor
Fonte: Minha Casa

Iluminação em cozinhas pequenas do tipo corredor

Não pode faltar luz na cozinha, principalmente onde serão manuseados os alimentos. Em cozinhas corredor, a iluminação artificial é ainda mais importante porque geralmente essas cozinhas não possuem janelas grandes o suficiente para iluminar o ambiente todo com luz natural.

Para a iluminação geral, você pode usar lâmpadas fluorescentes com luz branca. Aposte também em luzes amarelas direcionadas próximas às bancadas de trabalho e fogão.

cozinhas pequenas tipo corredor
Fonte: Minha Casa
cozinhas pequenas tipo corredor
Fonte: Minha Casa
cozinhas pequenas tipo corredor
Fonte: Minha Casa

Pisos e azulejos

Aposte em pisos e azulejos mais clarinhos e que sejam fáceis de limpar. Eles ajudam a dar um aspecto de limpeza ao ambiente e também auxiliam na tarefa de fazer a cozinha parecer maior do que é. A ideia nesse sentido é usar um fundo claro (pisos, azulejos e armários) e deixar o colorido para os detalhes.

Área de serviço integrada

Você pode mantê-la como bancada única, deixando-a exposta como se fosse parte da cozinha. Caso você prefira separar os dois ambientes, use uma divisória de material translúcido que permita que a iluminação da janela chegue até a cozinha e evite levar a divisória até o teto (para manter a circulação do ar). Você pode instalar uma divisória apenas na parte superior da bancada da pia ou separar a lavanderia completamente.

cozinha corredor
Fonte: Reprodução
cozinhas pequenas tipo corredor
Fonte: Reprodução
cozinhas pequenas tipo corredor
Fonte: Reprodução

E por hoje é isso! Espero que tenham gostado das dicas! Um beijo e até a próxima! 🙂

Veja outras inspirações de decoração para cozinhas pequenas.

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Oie, Inara. Primeiro preciso te dar os parabéns pelo novo cantinho!!! Está super fofo e cheio de dicas legais!! *-*
    Adorei esse post, sempre tive vontade de morar em apartamento, sabe?! Acho que seria mais ou menos assim, usando a criatividade “lá em cima” para utilizar todos os espaços possíveis. hehe
    Beijos

    http://www.rabiscando.org

  2. Olá Inara, sempre acompanho seu blog e vi que mudou. Adorei a cara nova.
    Sobre a cozinha tipo corredor se bem planejada fica bem legal. A única coisa que não consigo gostar é máquina de lavar junto com a cozinha, acho estranho,mais as construções hoje estão todas assim.
    Beijos

  3. A minha cozinha é um corredor e também tem área de serviço integrada. O meu piso é branco, mas eu não curto muito não. Qualquer sujeirinha fica muito visível. Mas as paredes brancas e o mobiliário claro ajudam. Daí taco cores nos acessórios.

    Beijos