Grande parte dos novos apartamentos mais compactos possuem cozinha do tipo corredor e é um desafio para quem vai morar conseguir decorar o lugar para que ele seja capaz de acomodar todos os itens principais sem deixar de ser um lugar aconchegante e gostoso de estar. Mas a verdade é que com soluções simples e planejamento você pode ter uma cozinha bonita e organizada. O grande segredo é otimizar o espaço.

 

cozinhas pequenas tipo corredor 3

 

ARMÁRIOS, PRATELEIRAS E PUXADORES

 

O grande segredo das cozinhas pequenas do tipo corredor é apostar na decoração vertical. Planejar cada espaço minuciosamente vai evitar dores de cabeça no futuro. Comece pensando em tudo o que você precisa guardar e em todos os eletrodomésticos que você acredita serem indispensáveis. A partir dessa ideia inicial, você pode começar a planejar o seu ambiente respeitando todas as limitações do layout tipo corredor.

 

Em uma folha de papel, desenhe a disposição da geladeira e do fogão (ou do cooktop e forno). É importante que você já tenha em mente quais modelos pretende comprar e as dimensões deles. A partir daí, você pode começar a dispor os armários e  prateleiras, aproveitando cada espacinho e pensando de forma que o seu ambiente seja prático e capaz de facilitar a sua rotina. No vão acima da geladeira, por exemplo, você pode criar módulos profundos para guardar utensílios não utilizados rotineiramente. Já acima da pia, aposte em armários mais altos e recuados ou até mesmo em prateleiras para exibir suas louças e utensílios mais bonitos.

 

Outra dica importante é atentar para o tipo de puxador. Os de cava (cavados na própria madeira ou feitos com perfil metálico) tendem a ser uma opção melhor.

 

cozinhas pequenas tipo corredor 5

 Imagem: Comprando meu apê

 

cozinhas pequenas tipo corredor 6

Imagem: Minha Casa

ILUMINAÇÃO

 

Não pode faltar luz na cozinha, principalmente onde serão manuseados os alimentos. Em cozinhas pequenas do tipo corredor, a iluminação artificial é ainda mais importante porque geralmente essas cozinhas não possuem janelas grandes o suficiente para iluminar o ambiente todo com luz natural.

 

Para a iluminação geral, você pode usar lâmpadas fluorescentes com luz branca. Aposte também em luzes amarelas direcionadas próximas às bancadas de trabalho e fogão.

 

cozinhas pequenas tipo corredor 1 cozinhas pequenas tipo corredor 2

 Imagens: Minha Casa

 

cozinhas pequenas tipo corredor 7

 Imagens: Minha Casa

 

Pisos e azulejos

 

Aposte em pisos e azulejos mais clarinhos e que sejam fáceis de limpar. Eles ajudam a dar um aspecto de limpeza ao ambiente e também auxiliam na tarefa de fazer a cozinha parecer maior do que é. A ideia nesse sentido é usar um fundo claro (pisos, azulejos e armários) e deixar o colorido para os detalhes.

 

Área de serviço integrada

 

Você pode mantê-la como bancada única, deixando-a exposta como se fosse parte da cozinha. Caso você prefira separar os dois ambientes, use uma divisória de material translúcido que permita que a iluminação da janela chegue até a cozinha e evite levar a divisória até o teto (para manter a circulação do ar). Você pode instalar uma divisória apenas na parte superior da bancada da pia ou separar a lavanderia completamente.

 

cozinhas pequenas tipo corredor 8

cozinhas pequenas tipo corredor 11

cozinhas pequenas tipo corredor 10

 

É isso! Espero que vocês tenham gostado das dicas!

 

Para ver outras inspirações de decoração para a cozinha, é só clicar aqui. 🙂

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: InstagramFacebookYouTubePinterest

Decorando a mesa para a ceia de Natal

A casinha mais fofa que você já viu

Escreva um comentário

11 comentários para “Como decorar cozinhas pequenas do tipo corredor”

  1. 17/12/2014 às 14:56

    Oi Inara!
    Que lindo o seu blog de cara nova, amei!
    Aqui no ap. a cozinha não é tipo um corredor mas também é muito pequena.
    Gostei das dicas.
    Beijos!

    • Inara Souza
      18/12/2014 às 09:52

      Queria mudar faz tempo e então tomei coragem! (rs)
      Que bom que você gostou! 🙂 🙂

  2. Sueli Stutz Pereira
    17/12/2014 às 23:21

    Muita imaginação,criatividade! Ficou lindo o espaço!

  3. 18/12/2014 às 02:43

    Oie, Inara. Primeiro preciso te dar os parabéns pelo novo cantinho!!! Está super fofo e cheio de dicas legais!! *-*
    Adorei esse post, sempre tive vontade de morar em apartamento, sabe?! Acho que seria mais ou menos assim, usando a criatividade “lá em cima” para utilizar todos os espaços possíveis. hehe
    Beijos

    http://www.rabiscando.org

    • Inara Souza
      18/12/2014 às 09:53

      Obrigada, Angélica! 🙂

  4. 18/12/2014 às 12:00

    Amei Inara. A primeira é simplesmente perfeita! Não importa se a cozinha é pequena ou grande, se tiver criatividade e bom gosto ela ficará linda.
    Beijos

    • Inara Souza
      18/12/2014 às 12:07

      Também é a minha favorita, Rosane! 🙂

      Esse papel de parede é simplesmente maravilhoso, né?

  5. 18/12/2014 às 15:14

    Olá Inara, sempre acompanho seu blog e vi que mudou. Adorei a cara nova.
    Sobre a cozinha tipo corredor se bem planejada fica bem legal. A única coisa que não consigo gostar é máquina de lavar junto com a cozinha, acho estranho,mais as construções hoje estão todas assim.
    Beijos

  6. 22/12/2014 às 15:24

    A minha cozinha é um corredor e também tem área de serviço integrada. O meu piso é branco, mas eu não curto muito não. Qualquer sujeirinha fica muito visível. Mas as paredes brancas e o mobiliário claro ajudam. Daí taco cores nos acessórios.

    Beijos

    • Inara Souza
      22/12/2014 às 19:08

      Também não curto piso muito clarinho não, Ju! 🙁

  7. Názia Correia
    12/08/2015 às 10:24

    Amei os modelos que aqui tem.