Se eu ficar por Gayle Forman

 

Título Original: If i stay
Autora: Gayle Forman
ISBN: 978-85-8163-541-5
Editora: Novo Conceito
Tradução: Amanda Moura
Páginas: 224
Leia o 1º capítulo.

Onde comprar:
SARAIVA CULTURA COMPARAR PREÇOS

 

Se eu ficar – Gayle Forman é o tipo de livro que encanta pela simplicidade. O enredo não é intrincado e grandioso mas conta a vida e mostra como algumas situações estão aquém do que podemos controlar. É a beleza que a gente encontra em uma palavra, um toque, em uma lembrança descrita, naqueles pequenos momentos que se somam. Alternando presente e passado, Se eu ficar emociona e nos faz pensar em nossas próprias vida. Faz a gente somar o valor de todas aquelas pequenas coisas que deixamos passar despercebidas.

 

 

Mia é uma garota de dezessete anos com uma sorte incrível. Ela tem uma família maravilhosa, um namorado lindo e talentoso e uma paixão verdadeira pela música clássica e pelo violoncelo. Apesar disso, ela nunca se sentiu realmente parte de nada. Um dia, uma nevasca fecha as escolas e Mia e a família decidem sair de casa para visitar alguns amigos. Mas aquele dia reserva uma surpresa desesperadora: um acidente acontece, muito barulho e, então, só a sonata para violoncelo nº3 de Beethoven tocando no rádio.

 

De início, Mia não consegue entender exatamente o que está acontecendo. Ela vê o carro, vê o pai e a mãe mortos e vê a si mesma sendo amparada pelos médicos. Ela observa tudo mas ninguém parece capaz de vê-la. A Mia cheia de ferimentos e em coma permanece diante de seus olhos, mas não é como se ela fosse capaz de parar o que está acontecendo. Nas próximas 24 horas, ela precisará entender em que situação está, vai rever seus familiares e amigos, vai tocar nas pequenas lembranças terríveis e maravilhosas que guarda e vai precisar encontrar forças para tomar a decisão mais difícil de todas.

 

 

A narrativa envolvente de Gayle Forman guarda várias surpresas e arranca lágrimas dos nossos olhos. Impossível não se ver no lugar da Mia, tendo de fazer a escolha que mudará tudo de um forma ou de outra. Impossível não se encantar pela família linda da Mia e pelo pequeno Teddy. Impossível fechar o livro sem desejar ouvir alguma coisa de Yo Yo Man. Impossível não repensar nossas próprias vidas, as escolhas que fizemos, tudo o que deixamos de viver e aproveitar, todas as palavras que não dissemos. Impossível não fechar os olhos e fazer uma prece silenciosa para que a dor da Mia nunca seja de fato a nossa dor.

 

Gayle Forman escreve de forma simples e, talvez por isso, consiga tocar o nosso coração tão profundamente. Sem dúvida nenhuma, a parte em que ela descobre sobre o Teddy foi a que mais me emocionou. A diferença de idade entre Mia e o irmão é a mesma entre mim e a minha irmã. E foi possível imaginar a dor da Mia como se fosse a minha própria dor. Embora eu acredite que o que eu senti nem chega perto da dor real e presente.

 

 

Eu poderia passar horas falando sobre esse livro e não conseguiria de fato transmitir para você o quanto ele me marcou. Foi uma leitura envolvente e maravilhosa mesmo. Eu só não dei 5 estrelinhas para o livro porque uma coisa me deixou extremamente chateada e com raiva: gente, que mania é essa dos autores de quererem escrever um mundo de livros? Poxa, será que não dá para contar toda a história em um só? Fiquei um pouquinho frustrada com o final abrupto (talvez nem tanto por saber que existe uma continuação e ela será lançada logo logo). Mas essa é a minha única reclamação e com certeza eu recomendo esse livro para vocês. Uma leitura maravilhosa que com certeza vai marcar o coração de vocês como marcou o meu.

 

E, ah, sabia que o livro vai virar filme? O lançamento será em 4 de setembro. Clique aqui para assistir o trailer.

Post escrito por:

22 anos, interior de São Paulo. É recém-formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Refém da Obsessão por Alma Katsu

O Noivo da Minha Melhor Amiga por Emily Giffin

Escreva um comentário

12 comentários para “Se eu ficar por Gayle Forman”

  1. 12/08/2014 às 17:33

    Se eu ficar, tão desejado! acho que será uma leitura de muito coração na mão!
    afinal qual será a escolha de Mia?
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

  2. 12/08/2014 às 17:40

    Adoro esse tipo de livro, já entrou para a minha wish list. 🙂

    Beijinhos! ♥

    Blog: http://www.normalidadeincomum.com.br
    Facebook: http://www.facebook.com/NormalidadeIncomum
    Youtube: http://www.youtube.com/normalidadeincomum

  3. 12/08/2014 às 17:41

    Se eu ficar, tão desejado! acho que será uma leitura de muito coração na mão!
    afinal qual será a escolha de Mia?
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

  4. 12/08/2014 às 22:23

    NEM ME FALE NESSE LIVRO, a Marieli já leu e fez resenha no blog, eu to lendo ainda, to no começo, gente, to ansiosa, a cada resenha que leio da vontade de desligar o pc e ir logo ler hehehe 😀

    Meninices da vida

  5. 13/08/2014 às 23:16

    Soube desse livro a um tempinho mas nem tinha tanta curiosidade, agora vai pra minha wishlist literária <3

  6. 04/09/2014 às 12:39

    Eu estou doida por esse livro, mas não.pude comprá-lo na bienal 🙁

  7. 04/09/2014 às 17:05

    Anotado na minha lista de livros a comprar. Ameeei a sinopse, fiquei mega curiosa!