Um utilitário fundamental em qualquer residência são as panelas. Existem no mercado uma variedade de modelos,  feitas com diferentes materiais, cores e tamanhos. Elas geralmente ficam escondidinhas no armário durante a maior parte do tempo… Mas você já pensou em utilizá-las como parte da decoração da sua casa? Além das tradicionais, existem hoje panelas coloridas e estampadas que dão um show em matéria de decoração também.

Cada panela é própria para um tipo de alimento e de utilização. Os tipos mais básicos são: aço inox, cobre, alumínio, cerâmica, vidro e ferro. As de cobre figuram entre as mais caras justamente porque conduzem melhor a temperatura. As de barro e cerâmica, por sua vez, são indicadas para cozimentos lentos, já que vão esquentando aos poucos. As de vidro são ótimas para arroz, risoto e legumes porque permitem a observação; também são mais caras e exigem cuidados. As de ferro são geralmente utilizadas para guisados e cozidos, são duráveis e mantém o calor dos alimentos. As de aço inox, comumente as mais utilizadas, são compostas por ferro e níquel e são próprias para frituras, confeitarias e molhos. Elas possuem três vantagens essenciais: não são tóxicas, duram bastante e transmitem bem a temperatura.

É preciso lembrar que cuidados devem ser tomadas na hora de fazer a sua compra. As panelas de alumínio, principalmente, são perigosas dependendo do tipo de procedência, e podem transmitir o mineral para os alimentos e provocar intoxicação, vômitos e outros problemas. Por isso, pesquisar a procedência e pagar um pouquinho mais caro na hora de adquirir o seu conjunto vale a pena!

Uma ótima opção são as linhas especiais da Tramontina, que dão um show em matéria de panelas decorativas também. E não são apenas panelas personalizadas, mas toda uma linha de cozinha como frigideiras, tábuas de carne, assadeiras, kit para cupcake, luvas, pegadores, bandejas, talheres, espátulas e muito mais! As da linha La Pasticceria e My Lovely Kitchen brigam bravamente pela minha preferência, mas acho que fico mesmo com a segunda. As panelas são de alumínio e possuem revestimento interno antiaderente, o que facilita a limpeza. Elas são tão lindas que, aposto, são o sonho de consumo da maioria das mulheres! Eu ainda não tenho a minha coleção, mas está na lista de desejados!

Vende aqui, aqui e aqui.
Vende aqui e aqui.
Vende aqui e aqui.
Vende aqui.
E aí, já escolheu a sua?

Tags: | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


    • Eu também não gostava, Jheyscilane, mas agora que decidi aprender a cozinhar, passo horas babando nesses kits! haha Lindos demais, né? Beijocas e volte sempre!