Começaram as inscrições para o ENEM e eu decidi fazer um post especial comentando um pouquinho sobre o Exame e o sobre os programas do governo federal que usam a nota do ENEM para oferecer diversas oportunidades e vantagens aos estudantes brasileiros que realizaram a prova. Eu mesma tive muitas dúvidas com relação ao ENEM quando o fiz pela primeira vez, e acho que esse post pode ajudar várias leitoras e leitores que vão passar por isso também! E aí, você sabe bem o que é o SISU, o PROUNI e o FIES? Sabia que você pode usar a nota do ENEM para fazer um curso gratuito de inglês? Ou para fazer um intercâmbio no exterior?

 

como se organizar na faculdade 1

Tudo o que você precisa saber sobre o ENEM 2015

 

ENEM

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) que verifica o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. São dois dias de prova que abordam questões sobre:

 

• Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia)
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português e Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês))
• Matemática e suas Tecnologias (Matemática)
• Redação

 

Tudo o que você precisa saber sobre o ENEM 2015.

 

Em 2015, as provas serão realizados nos dias 24 e 25 de outubro.

 

As inscrições já começaram e vão até o dia 5 de junho. Para se inscrever, o aluno deve acessar o site (clicando aqui) e preencher a ficha de inscrição. A taxa de inscrição é de R$63,00, devendo ser paga até o dia 10 de junho, sendo que os alunos que estão concluindo o ensino médio em escola pública estão automaticamente isentos. Além disso, você pode pedir isenção do valor, declarando carência, caso a renda mensal da sua família seja inferior a R$1.086,00. Para mais informações sobre a inscrição, você pode acessar o portal do Inep (clicando aqui), onde eles divulgaram uma espécie de cartilha com dicas sobre como se inscrever e fazer o acompanhamento da sua inscrição.

 

O ENEM é requisito para você pleitear vagas em universidades federais, bem como bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares. Com ele, você pode também conseguir um financiamento para estudar e até mesmo concorrer às vagas de intercâmbio no mundo todo. O ENEM também emite Certificado de Conclusão do Ensino Médio para os estudantes que conseguirem uma nota superior à 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação. E não acaba aí: você também pode estudar inglês online por meio de um programa que disponibiliza vagas para os estudantes que realizaram o ENEM e fizeram mais de 600 pontos. Atualmente, parece que o ENEM começou a ser utilizado também para pleitear vagas em universidades em Portugal.

 

SISU

 

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa do governo federal que usa o ENEM para selecionar alunos para vagas em universidades públicas. Você acessa o site do programa (clicando aqui) e pode escolher dois cursos do seu interesse. Todos os dias o programa é atualizado com as notas de corte, e, caso você perceba que não vai conseguir aquela determinada vaga, pode mudar a sua opção. Após o período de inscrição, acontece a 1ª chamada e é dado um determinado prazo para que esses alunos efetuem a matrícula. A 2ª chamada sai logo em seguida, contando das vagas que não foram preenchidas, e outro prazo é dado para que os alunos efetuem a matrícula na universidade. Os candidatos que não forem convocados em nenhuma das duas chamadas podem ainda concorrer às vagas por meio da lista de espera. Você pode tirar outras dúvidas sobre o programa na página do SISU (clicando aqui).

 

PROUNI

 

Já o PROUNI oferece vagas aos estudantes em universidades particulares, por meio de bolsas de estudo integrais e parciais de 50%. Para concorrer às vagas, são necessários alguns requisitos (como ter cursado o ensino médio em escola pública ou escola particular com bolsa integral) e possuir renda familiar média bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa para bolsas de 100% e até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais de 50%. O processo seletivo acontece mais ou menos como o do SISU, em uma data estipulada, e você pode selecionar duas opções de cursos em faculdades e universidades particulares em todo o país. Todos os dias o programa é atualizado com as notas de corte e você pode mudar a sua opção se quiser. Após a seleção por meio do programa e da nota que você obteve no ENEM, acontece a seleção por verificação dos documentos que comprovem a renda da sua família. Essa seleção é feita pela própria faculdade. Fique atento pois é necessário uma série de documentos comprobatórios. Você pode tirar todas as suas dúvidas no site do PROUNI (clicando aqui).

 

FIES

 

O FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, destina-se a financiar estudantes de cursos de graduação. Para participar, você precisa estar matriculado em uma instituição de ensino não gratuita cadastrada no programa. O cadastro é feito por meio do site do programa (clicando aqui). Basicamente, com o FIES, você cursa a sua faculdade e paga tudo depois de formado. A taxa de juros é de 3,4%  ao ano para todos os cursos. Você pode tirar todas as suas dúvidas pelo FAQ do FIES (clicando aqui).

 

MY ENGLISH ONLINE

 

Eu comentei também sobre a possibilidade de fazer um curso de inglês online gratuito por meio do ENEM. O programa é o My English Online, um iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), destinado aos alunos de graduação e pós-graduação. Podem participar estudantes de universidades públicas e particulares que tenham alcançado o mínimo de 600 pontos no ENEM em alguma edição posterior a 2009.

 

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

 

O Ciência sem Fronteiras oferece oportunidades de intercâmbio aos estudantes matriculados em curso de nível superior e que obtiveram nota superior a 600 pontos no ENEM. Para participar, o candidato precisa cumprir alguns requisitos, como ter concluído 20% do currículo previsto do seu curso e apresentar um certificado de proficiência na língua do país para o qual pleiteia a vaga. São diversas oportunidades em diversos países e você pode conferir todos os detalhes do programa no site do Ciência sem Fronteiras (clicando aqui).

 

VAGAS EM UNIVERSIDADES DE PORTUGAL?

 

Parece que algumas universidades já aceitam o ENEM para selecionar estudantes brasileiros para os cursos de graduação em Portugal. Eu vi uma matéria no site do G1 comentando que já é possível estudar na Universidade de Coimbra usando a nota do ENEM. Quem quiser saber mais, é só clicar aqui para ler a notícia. Nesse link, você encontra as informações disponibilizadas pela Universidade de Coimbra com relação ao processo seletivo.

 

separator de texto

 

Espero que vocês tenham gostado das dicas e que esse post tenha ajudado vocês de alguma forma! Não esqueçam de conferir todas as regrinhas e requisitos nos sites dos programas, e, principalmente, fiquem atentos aos cronogramas de inscrição conforme eles forem sendo divulgados!

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Como eu me organizo com o blog

Como se organizar na faculdade

Escreva um comentário

7 comentários para “Tudo o que você precisa saber sobre o ENEM 2015, SISU, PROUNI, FIES, Ciência sem Fronteiras e ainda mais”

  1. 18/05/2014 às 04:17

    Oiie, Inara. Tudo bem?
    Muito legal suas dicas. Minha primeira faculdade e eu consegui fazer através do ProUni e a segunda estou fazendo em uma Universidade Federal pelo Enem. É muito bom, são oportunidades únicas!!!
    Beijos

    http://www.rabiscando.org

    • 19/05/2014 às 13:02

      Oi, Angélica! Tudo bem comigo! 🙂

      Obrigada! Puxa, que legal! Eu estou pensando em fazer outra faculdade também, mas mais para frente, sabe? E é verdade, são oportunidades incríveis mesmo!

      Um beijo e obrigada pela visitinha, viu? 🙂

  2. 18/05/2014 às 14:42

    Adorei o post! Vou fazer o ENEM só no ano que vem, mas já comecei a me preparar com tudo. As dicas foram de grande ajuda, obrigada!

    ape56.blogspot.com

    • 19/05/2014 às 13:03

      Que bom, Natália! Fico muito feliz que esse post tenha ajudado de alguma forma, viu?

      Um beijo! 🙂

  3. 18/05/2014 às 22:53

    e não só isso Inara, quem estuda em universidades públicas como a UNESP tem um intenso apoio ao intercâmbio!
    muito bacana você tirar dúvidas, pois muitos jovens se sentem perdidos entre uma opção ou outra
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    • 19/05/2014 às 13:05

      É verdade! Essa foi justamente a ideia: mostrar o que é cada opção! Como eu disse, quando eu fui fazer o ENEM, não tinha ideia completa de que existiam tantos programas e facilidades! Espero que o pessoal possa tirar algumas dúvidas através desse post!

      Obrigada pela visitinha, Thaila! Beijos! 🙂