Eu já estou na reta final e posso dizer que tentei maneiras e métodos diferentes o suficiente para saber o que dá certo e o que não dá. Organizar os seus estudos na faculdade não é tão difícil quanto parece. O importante é separar tudo por categorias, ter uma agenda para anotar trabalhos, provas e compromissos diversos e nunca deixar as coisas se acumularem para a última hora. Aqui, vou contar para vocês um pouquinho de como eu me organizo com relação aos meus estudos na faculdade, além de dar algumas dicas que eu acho que vocês podem aproveitar também.

 

 

O QUE LEVAR PARA A FACULDADE

 

No início, eu costumava usar uma pasta sanfonada para todo o semestre e a levava todos os dias para a faculdade. Quando um semestre terminava, eu transferia toda a papelada para uma pasta simples e marcava as matérias novamente. Mas é claro que, em poucas semanas, a pasta já pesava absurdamente com tantos papéis e apostilas diferentes.

 

Com o tempo, eu percebi que era mais fácil manter a pasta sanfonada para organizar as matérias em casa, e levar para a faculdade apenas uma pasta simples, menor, com o que eu fosse utilizar no dia. Você também pode usar só pastas simples, uma para cada matéria. De qualquer forma, ter um lugar onde organizar tudo o que chega para você é importante, principalmente quando a carga de leituras é muito grande. Parece brincadeira, mas mesmo na faculdade de engenharia você vai conseguir, mesmo sem querer, acumular muitos papéis. Prepare-se para acumular moedinhas na carteira também, viu? (rs)

 

Além da pasta, eu sempre levo comigo um caderno de 10 matérias. Ele serve mais para anotar as coisas passadas em sala. Na hora de estudar, eu prefiro usar folhas de sulfite mesmo, pois consigo uma visualização melhor da matéria ou do exercício que estou fazendo, sabe? Mas você pode preferir manter tudo no caderno e até mesmo usar marcadores e post-its para se organizar direitinho. Outras pessoas gostam de usar aquela pasta catálogo, e ir guardando a papelada nos saquinhos. Eu particularmente não gosto desse método, mas pode ser que funcione para você. Se você não curte cadernos, pode optar pelo fichário, mas ele vai exigir uma organização mais cuidadosa.

 

COMO ORGANIZAR O MATERIAL DIGITAL

 

Alguns professores preferem passar a matéria por meio digital (e-mail ou alguma outra maneira disponibilizada pela própria faculdade). Além disso, você vai provavelmente juntar mais uma coleção de arquivos da internet quando for fazer a pesquisa para algum trabalho ou estudar. Por isso é importante criar uma pasta no seu computador apenas para organizar o material da faculdade. Dentro dela, você pode criar outras duas pastas, uma para o semestre atual e outra para os semestres que já acabaram. Dentro de cada semestre, crie pastas com o nome de cada matéria e salve os arquivos lá. É assim que eu faço. Eu também mantenho uma pasta para os arquivos referentes ao trabalho de conclusão de curso e outra somente para salvar o material referente ao estágio que estou fazendo.

 

Não esqueça de fazer um backup regular desses arquivos. Você pode usar um pendrive, um HD externo ou até mesmo serviços online como o Dropbox. Esse é o que eu uso e o bacana dele é que você pode manter uma pasta no seu próprio computador, além de conseguir acessar esse material de qualquer outro lugar.

 

NÃO DEIXE PARA FAZER OS TRABALHOS DA FACULDADE NA ÚLTIMA HORA

 

O legal é ter um agenda ou um caderninho mesmo só para anotar datas de trabalhos e provas. Assim você consegue se organizar para deixar aquele trabalhinho chato pronto pelo menos alguns dias antes da data de entrega. Parece besteira, mas quando vários trabalhos de matérias diferentes começam a se acumular na mesma semana, você vai ver como é importante não deixar tudo para a última hora. Na faculdade de engenharia, por exemplo, principalmente nos primeiros dois anos, a quantidade de listas de exercícios que a gente recebia para resolver era quase absurda. E sempre acontecia de rolar alguma dúvida que só o professor podia responder, sabe?

 

VOCÊ PRECISA FICAR SEMPRE ATENTO ÀS SUAS FALTAS

 

Por aqui, o máximo permitido é um total de 25% de faltas no semestre. Isso representa cerca de 4 dias com 4 aulas no período. E, se faltar mais que isso, é bem provável que você seja reprovado. Por isso, esteja sempre atento às suas faltas.

 

Alguns professores são mais tolerantes e não fazem a chamada com tanta frequência, mas se você sabe que aquele determinado professor é mais rigoroso, é melhor não vacilar. Sempre acontece de você faltar um dia ou outro por preguiça ou cansaço, mas é importante não deixar isso se tornar uma rotina, pois pode ser que você precise dessas faltas depois, por causa de algum compromisso, um resfriado chatinho ou até mesmo para ficar em casa e fazer aquele trabalho importante que você precisa entregar no dia seguinte e não conseguiu fazer antes por algum motivo.

 

NA HORA DE ESTUDAR PARA AS PROVAS, IDENTIFIQUE A SITUAÇÃO QUE FUNCIONA MELHOR PARA VOCÊ

 

Eu preciso de silêncio e por isso quase sempre prefiro estudar em casa. Eu gosto de usar folhas de sulfite, e, sendo uma matéria teórica, fazer resumos das matérias, usando canetinhas coloridas. Quando a matéria exige cálculo, eu costumo anotar todas as fórmulas importantes em uma folha e refazer os exercícios dados em aula. É basicamente assim que eu estudo, mas eu sei que muitas pessoas preferem fazer grupos de estudo na faculdade mesmo. É uma forma legal de estudar, se você funciona dessa forma e realmente consegue aprender alguma coisa. É bacana também ter um grupinho de amigos para quem fazer perguntas quando você tem alguma dúvida em uma determinada matéria. Eles podem fazer o mesmo com você, e assim todo mundo aprende. Isso pode acontecer nos intervalos das aulas, por exemplo.

 

 

NÃO ESQUEÇA QUE VOCÊ PRECISA CUMPRIR UMA DETERMINADA QUANTIDADE DE HORAS DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

 

Acho que todos os cursos pedem uma determinada quantidade de horas de atividades extracurriculares para você. Por aqui, nós precisamos cumprir 200 horas. Essas horas podem ser cumpridas por meio de palestras, visitas técnicas, estágio, elaboração de artigos científicos ou mesmo cursos que estejam relacionados à sua área de trabalho.

 

Uma dica interessante que eu posso dar para você é: já conhece o Cursos 24 Horas? É uma plataforma de cursos online, que abrangem diversos nichos de atuação e com um conteúdo bem bacana, viu? Eu fiz o curso de Excel e o curso de Decoração e gostei muito de ambos. O legal é que os cursos são baratinhos e você pode usá-los na hora de cumprir essas atividades para a faculdade, além de ter a comodidade de realizar o curso na sua própria casa, no seu computador, sem gastar dinheiro com transporte ou um tempo que você não tem.

 

É legal começar a cumprir essas horas já no primeiro ano do seu curso. Eu fui somando as minhas horas ao longo de três anos e cumpri toda a carga horária antes mesmo de iniciar o último ano da faculdade.

 

COMECE A ESTAGIAR O QUANTO ANTES

 

O ideal é começar a estagiar já no terceiro ano do seu curso. Apenas o estágio vai dar a você uma ideia real do que é a profissão que você escolheu na prática. Quando você tem algum parente ou amigo capaz de indicar você para alguém, tanto melhor, caso contrário, elabore o seu currículo e saia por aí batendo de porta em porta. É o único jeito. Eu mesma entreguei diversos currículos antes de encontrar algo. O que não dá é ficar em casa esperando o seu estágio cair do céu. Até porque, para muitos empregadores, o que conta mesmo é a experiência. E apenas um estágio vai garantir isso a você quando for a hora de encontrar o seu primeiro emprego.

 

No meio do curso, a única papelada de que você precisa, geralmente, é um declaração por escrito do seu supervisor de estágio para que essas horas realizadas possam ser subtraídas daquela quantidade de horas de atividades extras que você precisa fazer na faculdade. No último ano, porém, existe o estágio obrigatório, sem o qual você não se forma, e aí você vai precisar elaborar uma quantidade de documentos formais: contratos e relatórios de estágio mensais, bimestrais ou semestrais, de acordo com a sua faculdade. Informe-se na secretária do seu curso com relação a isso.

 

 

TCC NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS, MAS É BOM TOMAR CUIDADO COM ELE

 

O trabalho de conclusão de curso é um trabalho de pesquisa ou campo que você precisa realizar no seu último ano na faculdade e que será sujeito à uma banca avaliadora de professores. Você definirá o tema sobre o qual deseja escrever e contará com o auxílio de um professor orientador. Algumas faculdades permitem o desenvolvimento de produtos ou serviços mesmo, outras são mais teóricos, com muito trabalho de pesquisa. Basicamente você vai escrever um livro dentro das normas técnicas e apresentá-lo à sua banca examinadora, que dará uma nota ao seu trabalho e apresentação.

 

O legal é já ter definido um tema antes do início do seu último ano na faculdade. Tendo escolhido sobre o que você quer falar, você irá atrás do professor que deseja ter como orientador e começará a pesquisar e escrever o seu trabalho. Algumas pessoas usam o assunto do TCC para elaborar um artigo científico também, que é um texto menor geralmente publicado em revistas técnicas, e que enriquecerá o seu currículo.

 

 

É isso! Eu tentei fazer um apanhado geral de todas as informações que eu fui somando ao longo dos anos e que eu espero que possam ajudar vocês de alguma forma a se organizar na faculdade!

 

Outra coisa legal que eu não citei no texto são as oportunidades de intercâmbio que muitas faculdade oferecem. Eu nunca fiz parte desse processo então não tenho como falar muito disso para vocês, mas se vocês estiverem interessados, é só entrar em contato com a secretaria do curso de vocês. O Ciência Sem Fronteiras, por exemplo, é um programa do governo federal que oferece intercâmbio aos estudantes, mas existem diversas outras oportunidades dentro da própria Universidade.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Tudo o que você precisa saber sobre o ENEM 2015, SISU, PROUNI, FIES, Ciência sem Fronteiras e ainda mais

Falando sobre decoração…

Escreva um comentário

18 comentários para “Como se organizar na faculdade”

  1. 22/05/2014 às 19:50

    estou tentando não tirar as faltas, pois tenho que aproveitar para tirar depois rsrsrs
    a organização de leituras e trabalhos também é importante, pois se deixar pro fim do semestre acumula e ninguém da conta!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

  2. 23/05/2014 às 14:22

    Oi Inara, tudo bem?
    Faculdade de engenharia, por mais que seja engenharia, tem muito material mesmo, inclusive impresso. Eu levo as folhas referentes á matéria do dia e ainda pesa, imagina levar uma pasta sanfonada?
    A maior parte do que você escreveu está batendo com o que eu faço hoje e estou feliz por isso, hehe. Pode significar que estou indo bem até aqui.
    Abraços!

    • 24/05/2014 às 13:35

      Oi, Divana! Tudo bem comigo sim! hehe
      Fico feliz que você tenha gostado do post! E boa sorte com o seu curso, viu?
      Um beijo! 🙂

  3. 24/05/2014 às 14:12

    Oii!
    Sempre fui do tipo que prefiro levar caso precise, ou seja, quando ia arrumar a mochila para aula sempre entupia de coisas desnecessárias: caderno, agenda, pasta… Acaba carregando o maior peso haha. Depois do primeiro semestre eu realmente percebi o que precisa e o que não precisava. Hoje só levo o caderno, quando não preciso do notebook.

    O meu curso é na área de TI, então são poucas as vezes que usamos coisas impressas. O maior trabalho é organizar tudo no computador de uma forma que de para encontrar mais tarde… kk

    Já o TCC é um perigo! Estou fazendo esse semestre e como você disse, não é nada absurdo… mas é bem cansativo. O importante é não deixar acumular muita coisa, porque ai sim ele vira um monstro difícil de controlar. haha

    Beijos!
    http://18-primaveras.blogspot.com.br/

    • 30/05/2014 às 11:05

      É verdade essa coisa do TCC! O meu também é esse ano e estou um pouco atrasada com ele, viu? Espero conseguir adiantar bastante as coisas nas férias! Beijos, Michelly! E obrigada pela visitinha, viu?

  4. Alice
    16/02/2015 às 23:49

    Olá, achei seu site por acaso e já me apaixonei, adorei a agenda e o calendário, vou usar muito, é meu 1º ano na faculdade e não consigo nem imaginar como será corrido este ano.
    Beijos
    ps: seu site está favoritado aqui \^-^/

    • Inara Souza
      17/02/2015 às 18:53

      Que bom que você gostou, Alice! Seja bem-vinda! 🙂

  5. 29/05/2015 às 17:20

    Adorei suas dicas de organização. Com materiais e rotinas bagunçadas, não há estudo que se ajeite, né? Eu também fiz um post dando dicas de organização de materiais e adoraria saber a sua opinião e dicas.
    O link é este aqui:
    https://fiamavsa.wordpress.com/2014/07/25/como-organizar-o-material-da-faculdade/
    beijos, Fiama Souza.

    • Inara Souza
      29/05/2015 às 21:15

      Oi, Fiama!

      Fico feliz que tenha gostado! Vou correndo conferir o post, estou mesmo precisando de dicas para organizar o material da faculdade!

      Beijocas!

  6. Bianca
    07/07/2015 às 16:29

    Oi! Adorei o post, é bem completo e nos auxilia muito! Sou estudante de Psicologia, e posso dizer que sim, é um curso bem teórico. Sou uma pessoa bem prática, gosto de levar apenas o necessário, portanto, meu método de organização é assim: comprei um bloco de folha de fichário e 5 pastas individuais (não as achatadas, e sim as pastas que são mais altinhas para caberem mais papéis, devem ter 2cm de altura) coloridas. Deixo um pouco de folha de fichário em cada pasta, caso precise anotar algo. Não sei na sua faculdade, na minha existem recursos prévios, que são leituraas que o professor passa antes de ir para aula. Cada recurso prévio costuma ser pequeno. Depende de cada professor. Então, eu imprimo a leitura previa e coloco na pasta junto com as folhas. Caso precise anotar algo, destaco uma folha e grampeio junto ao recurso prévio. Quando chega perto das provas, pego todos os recursos prévios e estudo por eles!
    O bom é que levo o estojo e somente a pasta, não carrego nem 1kg de peso. Quando se trata de papelada de estágio, eu tenho uma outra pasta para isso, e quando necessito ir para a supervisão e levar os papéis,levo também a outra pasta caso necessário. Caderno mesmo só usei no colegial, afinal, agora é só slide né hahah. Fora isso, no final de semestre coloco todos os matérias das pastas na outra pasta sanfonada (tentei usar pasta sanfonada na faculdade mas quando chegava no final de semestreru carregava MUITO peso) e pronto!
    Espero ter ajudado!

  7. Bianca
    07/07/2015 às 16:41

    Só complementando o que eu disse (sei que já falei demais!), agenda não deu certo comigo, eu acabo anotando as coisas no bloco de notas do celular mesmo :p tirando que, nos nunca levamos só o material, e sim alguma bkusinha de frio (caso deixem o ar condicionado ligado), a carteira e até mesmo um guarda chuva (nunca se sabe). No meu caso, preciao levar jaleco para atender na clínica, então jaleco + blusa de frio já pesa bastante. Além disso, necessito levar um caderninho pequeno para anotar as coisas que o paciente fala… Por esses motivos tento reduzir ao máximo meu peso de material, se não, compro uma mala de rodinha e levo de uma vez hahahahahh beijo!

  8. AMANDA FERREIRA
    18/11/2015 às 19:28

    Eu estou fazendo faculdade de sistemas e todo o meu matéria e online muitas vezes eu gosto de imprimir eles porque assim eu posso anotar coisas que eu entendi e que eu não sei.
    Eu aprendi a estudar na minha faculdade um pouco tarde então não fui muito bem no inicio.
    Uma dica que eu tenho pra dar e que as pessoas estuem para as primeiras provas porque assim você não fica desesperada para as ultimas.
    Adorei o post.

  9. Leticia
    24/01/2016 às 11:29

    Oi. Amei o conteudo. Comeco esse ano o curso de Pedagogia aqui em Vitoria- Es e estou super feliz e ansiosa, com muitas duvidas claro..Vou anotar as suas dicas.
    Um abc!

    • 24/01/2016 às 13:02

      Oi, Leticia! Que bom que gostou! Espero que ajudem muito você! E boa sorte na faculdade! 🙂 Um beijo!

  10. Tercyane
    27/01/2016 às 02:26

    Adorei seu post, adorei seu blog. Aqui estava eu no google procurando algo de motivacional para esse ano e caí aqui <3
    Vou já lhe procurar nas redes sociais.
    Bjão

    • 27/01/2016 às 10:08

      Que bom que gostou, Tercyane! 🙂 E seja muito bem-vinda, viu?