Hoje eu resolvi escrever contando para vocês um pouquinho da minha rotina e de como eu me organizo com relação ao blog. Desde que o blog foi ao ar, quando eu ainda falava apenas sobre livros, muita coisa mudou por aqui. Não apenas com relação aos assuntos que foram agregados ao conteúdo, mas também com relação a minha própria maneira de enxergar o blog e lidar com ele.

 

Posso dizer que, há mais de um ano, venho mantendo uma frequência quase que diária de posts. Isso é resultado, claro, do amor que eu tenho por tudo isso aqui, mas também de certa organização que eu precisei inserir na minha rotina nos últimos meses. Ano passado, postar era fácil. Eu fazia faculdade apenas, e praticamente todo o tempo que sobrava era dedicado ao blog. Desde que esse novo ano começou, porém, eu precisei mudar tudo e andar na corda bamba para dar conta de preparar posts, responder comentários e e-mails, atualizar as redes sociais e estudar para produzir um conteúdo melhor e trazer novidades para vocês. Isso, é claro, sem falar de todo o tempo dispensando com relação à faculdade, TCC e também ao estágio que eu iniciei no começo desse ano. Assim, eu acabei apanhando algumas dicas e introduzindo algumas coisinhas na minha rotina que tem me ajudado a conciliar o blog com todo o resto. São essas dicas de como eu me organizo com o blog que eu quero compartilhar com vocês aqui hoje.

 

Como eu blogo?

 

inspiração home office 3

Imagem: The Sweetest Things 

 

Eu produzo todo o conteúdo do blog de casa mesmo. Eu simplesmente não consigo aproveitar aqueles minutinhos de folga na faculdade para fazer isso. Já tentei, e não dá certo. Eu preciso de espaço e silêncio. Gosto de escrever os posts logo pela manhã, quando a cabeça ainda está fresquinha, sabe? Infelizmente, nos últimos meses isso não tem sido possível. Eu acordo praticamente todos os dias às 6:30 horas da manhã para ir para a faculdade e, pelo menos dois dias por semana, eu tenho estágio de tarde. Dessa forma, eu tenho me organizado assim para preparar os posts: nos dias em que eu estou em casa de tarde, tento preparar pelo menos um post e usar o resto das horas para aprovar, responder e retribuir comentários, além de atualizar as redes sociais. Nos finais de semana, acordo cedinho e, desde que não haja nenhum trabalho da faculdade para fazer, tento deixar o máximo de posts agendados para a semana. Quanto às noites, eu realmente não consigo fazer nada de relevante. Sou daquelas que gosta de dormir cedo, sabe? Eu adoraria ser capaz de dormir já de madrugada (aproveitando esse tempo para produzir algo bacana), mas eu simplesmente não funciono mais depois das 19:00 horas. (rs) Assim, uso esse tempinho para cuidar de mim, sabe? Ler um livro, ver uma série, esse tipo de coisa…

 

Como eu organizo as minhas ideias?

 

Eu já tentei dividir o meu caderninho de organização em categorias e não deu certo, assim, ele todo tem servido de caixa de entrada. Parece confuso e desorganizado, mas para mim funciona. Faço assim: coloco a data no topo da página e escrevo ali tudo o que eu pretendo fazer naquele dia (publicar ou agendar posts, aprovar comentários, responder um determinado e-mail…). Nem sempre eu consigo cumprir tudo, mas funciona para eu ter uma ideia do que eu preciso fazer com as horas que eu tenho disponível, sabe? Depois de estabelecer essas tarefas, anoto naquela mesma página as ideias novas que eu tive naquele dia. Conforme os posts forem publicados, vou riscando as ideias, e, se estiver sem nenhuma num determinado dia, vou voltando as páginas e relendo as antigas anotações. Eu também tenho lá no finalzinho do caderno algumas páginas com pesquisas de palavras-chave para quando eu for escrever um post. Não sabe o que são palavras-chave? São os termos mais procurados no google sobre determinado assunto. Quando você os insere nos seus artigos, há uma possibilidade maior do seu conteúdo ser elevado para o topo das buscas e assim as pessoas encontrarem o seu blog mais facilmente. Não entendeu? Eu prometo fazer um post mais detalhadinho sobre isso, combinado?

 

Além do caderninho, eu também baixei um aplicativo de bloco de notas bem bacana no celular. Eu tinha um que veio com ele, mas achava muito limitado e quase nunca usava. O app é o ColorNote (clique aqui para baixar para Android), e ele é bem bacana porque cria listas de tarefas, além de permitir que você faça lembretes em texto. Você pode ir riscando as tarefas conforme forem sendo feitas, e dá também para separar as notas e listas por cores de importância, sabe? Ele é bem completinho e tem sido bastante útil para mim, principalmente quando eu tenho aquela ideia no meio da rua e estou sem o meu caderninho na bolsa, sabe?

 

E quanto aos e-mails?

 

inspiração home office 4

Imagem: The Sweetest Things 

 

Confesso que eu tenho um problema com e-mails. Eu juro que eu tento responder todos, mas um ou outro sempre acaba fugindo de mim. Sabe aquela história de ler a mensagem e responder mentalmente? Então. (rs) Isso é péssimo e eu tenho tentado controlar isso melhor mais recentemente. Apanhei algumas ideias da Thais e venho tentando colocar em prática. Em primeiro lugar: todos os e-mails que podem ser respondidos em menos de três minutos, são respondidos no ato. Se eu deixar para depois, provavelmente vou responder só um mês depois ou nunca vou responder. Quando são e-mails mais demorados, eu tenho salvado por categorias. Tipo: leitores, sugestões e comercial. Assim, com tudo mais separadinho, eu consigo pegar uma horinha do dia para sentar e responder, sabe? (Se você quiser mandar um e-mail para mim com dicas, ideias, sugestões ou reclamações, aqui: [email protected])

 

E sobre os comentários?

 

A sequência é: ler, aprovar, responder e retribuir. Algumas vezes, eu não consigo retribuir todos, mas tento fazer isso na medida em que posso. Eu sei o quanto esse contato, essa troca de carinhos, é importante. Tanto quanto eu adoro receber comentários novos no blog, sei que as minhas leitoras que também tem blog amam também. E, principalmente nos últimos anos, isso tem se tornado cada vez mais raro e escasso. Eu sou daquela época em que comentários eram mais importantes que números, sabe? As leitoras não eram apenas estatísticas, mas amigas e confidentes. Eu sei que a vida anda mais corrida (para mim também), mas isso é algo de que eu sinto falta por aqui. Na medida do possível, eu respondo todas as meninas que comentam por aqui e deixam o link do blog delas no final (deixem, por favor!). Eu queria ter mais tempo para fazer isso, visitar e comentar nos blogs, mas infelizmente é uma parte que eu tive de deixar de lado nos últimos meses simplesmente porque não dá para dar conta de tudo. Mas com certeza estou sempre visitando, principalmente os blogs que eu sigo pelo bloglovin’ e os que estão na minha pastinha de favoritos, mesmo que muitas vezes não dê tempo de parar para deixar um recadinho.

 

Como eu faço para atualizar as redes sociais?

 

Antigamente, o facebook era o meu lugar favorito para divulgar os posts do blog. Faz algum tempo já, porém, que o facebook mudou a forma como as pessoas recebem o conteúdo das páginas que curtem. Isso acarretou uma queda bastante brusca no número de visualizações das publicações por lá, mas nada comparado ao que tem acontecido recentemente, desde que o layout do site mudou. Desde então, eu tenho desanimado bastante sobre atualizar a página do blog lá. Mas há uma forma de você receber as atualizações dos blogs que gosta sem se preocupar de o facebook barrar essas publicações: é só entrar na página do Casinha Arrumada, por exemplo, levar a seta do mouse até o botão curtiu” e, na lista que vai aparecer, clicar em “obter notificações” e “adicionar às listas de interesses…”. Faça isso se você curte o conteúdo aqui do blog ou de qualquer outro que você segue também.

 

Aconteceu que, com essa mudança no facebook, eu decide testar o G+ e não é que eu acabei curtindo? A plataforma tem diversas vantagens que o facebook não tem. Você pode classificar o conteúdo em círculos e receber apenas o que posta aquele determinado círculo. Por exemplo: eu tenho um círculo só para os “blogs” que eu acompanho por lá e outro só para os sites de “notícias”. Assim, é claro que a sua página inicial fica bem mais organizada! Além disso, outra vantagem do G+ é que, tendo uma conta lá, fidelizando leitores e interagindo diariamente, a chance do seu conteúdo aparecer mais frequentemente nas buscas do google é bem maior, sabia? Você pode adicionar o blog aos seus círculos clicando aqui.

 

Eu também uso o Twitter, mas não tanto quanto eu gostaria. Essa é outra rede social bacana para você que tem um blog porque por lá é possível criar uma interação legal com os seus leitores, que podem curtir e responder suas mensagens em tempo real. Penso que o Twitter, na verdade, seja uma rede social mais para você interagir e comentar um pouquinho do seu dia e das coisas que curte do que divulgar o blog, sabe? Mas eu mesma preciso fazer mais uso dessa dica eu dei! (rs) Se quiser seguir o blog no Twitter, é só clicar aqui.

 

inspiração home office 1

Imagem: The Sweetest Things 

 

Agora, quando eu atualizo essas redes? Sinceramente, quando dá. Aproveito os momentos em que eu estou em casa, e às vezes consigo deixar alguns posts no facebook agendados para o dia. Mas não é sempre.

 

Como eu acompanho os blogs dos quais eu gosto?

 

De três formas: pelas redes sociais, pelo bloglovin’ (que é um leitores de feed bem bacana, sobre o qual eu já comentei aqui, em Bloglovin’: os seus blogs favoritos num único lugar) e pela minha pastinha de favoritos do Chrome. Eu acabo visitando blogs todos os dias e lendo seus conteúdos, embora nem sempre comente.

 

Como eu estudo para trazer coisas novas para o blog?

 

Eu primeiro lugar, eu leio blogs dos nichos mais diversos, nacionais e estrangeiros também. Em segundo lugar, eu adoro ler revistas de decoração! Eu tenho uma pequena coleção aqui em casa (já falei delas nesse post) e é de lá que eu tiro muitas das ideias para os posts dessa categoria. Tenho lido livros sobre decoração e design de interiores recentemente também, o que tem me dado uma ideia bem mais técnica sobre as coisas. O meu estágio num escritório de Arquitetura também tem ajudado bastante nesse quesito.

 

Eu também gosto muito de ler blogs sobre blogs. Como o Mundo Blogger e o Ferramentas Blog, que dão dicas sobre organização, elaboração de layouts, SEO e muito mais! Acho interessante você adquirir um conhecimento sobre esses assuntos se tem um blog e quer levar isso a sério! Eu já comentei sobre algumas coisas que aprendi nesses sites aqui nesse post sobre 3 coisas que você provavelmente não sabe sobre ter um blog.

 

🙂

 

É mais ou menos assim que eu me organizo com o blog! Tentei ao longo do texto dar dicas para vocês que têm blog também e espero que tenham gostado e consigam apanhar alguma coisa e introduzir na rotina de vocês! Um beijo!

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

Piquenique com os amigos: onde ir e o que levar

Tudo o que você precisa saber sobre o ENEM 2015, SISU, PROUNI, FIES, Ciência sem Fronteiras e ainda mais

Escreva um comentário

19 comentários para “Como eu me organizo com o blog”

  1. 15/05/2014 às 19:57

    realmente Inara essa é uma questão de suma importancia, pois temos uma vida além do PC e do blog e então precisamos ter uma rotina
    eu posto aleatórias e tenho aquelas que ja tinha programado nas ferias e faço visitas aos blogs parceiros sempre que possivel
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    • 19/05/2014 às 13:46

      É verdade, Thaila! É bom ter uma rotina mais ou menos definida! 🙂

  2. 17/05/2014 às 13:16

    Oi Inara.
    Você é bastante organizada.
    O meu tempo na net é mais destinado para as coisas da faculdade, mas quando eu tenho tempo para o blog, costumo fazer tudo ao mesmo tempo, postar, responder, visitar, meio desorganizada mesmo, rsrs.
    Beijos!

    http://simplesmentedecor.blogspot.com.br/

    • 19/05/2014 às 13:50

      hehe Obrigada! Eu sempre tento deixar o tempo de preparar as postagens separado, sabe? Mas muitas vezes eu não consigo e acabo fazendo uma mistura assim como você também para tentar dar conta de tudo! (rs) E às vezes vai muito do meu humor também: tem dias que eu não estou pra preparar posts, tem dias que eu fico sem animação para responder comentários e tal… Mas eu tento, eu tento ser organizada! (rs)

      Beijos Talita! 🙂

  3. 18/05/2014 às 19:21

    Adorei as tuas dicas, conheci teu blog por esse post e achei demais. Também adoro ler blogs sobre blogs e é a parte que eu mais gosto de estudar. 🙂
    vou começar a te acompanhar por aqui, já vi que você fala bastante de decoração e eu amo!

    beijo :*
    http://www.soparameninas.net

    • 19/05/2014 às 13:59

      Ebaaa! Sem bem-vinda, Rafaelli! Fico muito feliz que tenha gostado aqui do meu cantinho, viu?

      Um beijo! 🙂

  4. 20/05/2014 às 16:26

    Oi Inara!

    Gostei muito do post sobre organização. Apesar de não ser muito metódica eu mantenho uma agenda e tento me organizar o máximo possível em relação ao blog. Acabei de conhecer seu blog pelo Follow Friday da Gabi no Flufly e adorei seu cantinho, vou visitar mais vezes!

    Beijo,
    Naty.

    • 22/05/2014 às 18:57

      Ebaaa! Seja bem-vinda, Natália! Fico muito feliz mesmo que tenha curtido o meu cantinho, viu? 🙂

  5. 25/06/2014 às 01:48

    Inara, adorei o post! Me deu várias ideias!
    Já tentei me organizar no blog várias vezes, mas acabo não conseguido cumprir com as regras hehe, meu trabalho tem horários variados, e mais coisas do apê para resolver, queria conseguir postar 3 vezes por semana pelo menos, até fiz um cronograma e consegui manter por 2 semanas, e depois não deu, o problema é que quando isso acontece da aquela frustração com a gente mesmo 🙁
    Mas quem sabe com as dicas eu consiga mudar isso!!
    Beijos linda

    Meu Palácio de 64m²

  6. 02/09/2014 às 19:52

    Adorei as tuas dicas, Inara. Vou ver se consigo me organizar também, já que ando com o tempo corrido demais e o blog acaba ficando em segundo plano.

    Gostei muito das dicas do Bloglovin e do Color Note. Vou pesquisar mais sobre eles!

    Um beijo!

    http://www.livrosbobagenseguloseimas.com.br

  7. 20/09/2014 às 04:59

    Adorei o seu post, pelo que eu ví eu faço algumas coisas como você, eu usava aquele aplicativo ColorNote e me ajudava muito, porém meio que abandonei ele, preciso voltar a usá-lo.
    Outra coisa que me ajuda muito é que as vezes nas aulas surge alguma ideia de post (e como a nova lei não permite que usamos celulares durante a aula) eu anoto em post-it no caderno ^^
    http://www.leticiakoliveira.com/

  8. 20/09/2014 às 23:57

    É trabalhoso mais vale a pena. Principalmente quando os leitores comentam e você vê que seu trabalho está sendo visto e apreciado. Adorei as dicas e vou usá-las também. Beijos!!
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

  9. 13/11/2014 às 09:04

    Oi Inara!
    Amei as suas dicas e vou usar um pouco delas para me organizar, principalmente a do caderno com uma caixa de entrada só. Assim fica mais fácil até pra eu mesma observar o andamento das coisas, =D.
    Seu trabalho é muito bom viu?!
    Abraços! | Saphy

  10. 18/12/2014 às 13:35

    Olá Inara!

    Muito boas suas dicas, para mim caiu como uma luva, já que estou me organizando para o ano que vem!!! Primeira vez aqui no seu blog, quero ver mais posts!!! =)

    beijos!
    Thamyrez

  11. 30/12/2014 às 02:45

    Awn eu amo o blogovin também e é o que me salva quando estou no trabalho e não tenho tempo pra ler os posts, vejo tudo pelo celular e é mais prático! Também sou como você, não consigo pegar as folgas do trabalho pra postar.. Preciso de um tempo só pra isso e com silêncio (ou com alguma música de fundo pra ajudar a inspirar). E nem me fale nesse Facebook e em como mudou a forma que os leitores recebem.. Se já tava difícil antes, agora então.. Obrigada por compartilhar sua organização com a gente, amei o post! <3

  12. 31/12/2014 às 01:55

    Esse post, como sempre, foi super útil! Esse ano pra mim vai ser muito dificil, estou indo pro terceiro ano e com isso vem toda aquela pressão de enem e vestibular, vou estudar o dia inteiro e nos fins de semana vou ter que estudar ainda mais. Como não tenho uma vida social muito ativa, vou poder me dedicar ao blog no tempo de lazer, hehe. Sem contar que agora também vou ter que sair mais da redes sociais e adeus tardes no facebook vendo besteiras, rs.

  13. 28/01/2015 às 01:15

    Adorei! Eu tenho uma agenda para o blog, e eu dividi ela todinha com umas divisórias que eu fiz, forrei ela, customizei todinha e consigo organizar bem! Post-it, marca texto, canetinhas coloridas e adesivos me ajudam muito!

    Separei os dias que cada post vai ao ar, uma página para cada categoria e temas variados para cada uma delas, sites para me inspirar ou que eu gosto, musicas que eu gosto e tal. Ele é cheio de várias listinhas. Ai, sempre que eu vou fazer um post, tem tudo que eu preciso nele.

    E na contra capa tem “O que eu preciso estudar” e eu anoto tudo que eu preciso estudar para o blog. Me organizo bem, eu acho! Hehehe

    Acho legal também, separar um dia para tirar as fotos dos posts que vão ao ar. Toda segunda eu dedico o dia para tirar as fotos dos posts da semana e edita-las, e aí depois é só monta-los, facilita muito!

    Visitem, curtam, acompanhem: http://www.doceconceito.com | Fan Page | Youtube | Instagram |

  14. 10/02/2015 às 03:54

    Oi Inara
    Mesmo tendo o dia todo para me dedicar ao blog (depois de fazer todas as tarefas de casa), tento sempre me manter bem organizada para não ficar na correria. Como nem todo dia tenho inspiração para criar post, aproveito os dias que estou inspirada e deixo pronto uns três ou cinco posts, salvos em documento word e separados por categorias, ai depois é só ir publicando. Sou bastante organizada, então não tenho tanto problema com isso. Gostei bastante de suas dicas. Vou colocá-las em prática 😉
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

  15. 26/02/2015 às 14:52

    Oi Inara,

    Amei o seu cantinho e já me inspirei com suas dicas! Vou tentar colocá-las em prática e ter uma vida mais organizada!rs

    Bjinho
    Carol
    http://WWW.FALANDOTUDOEUMPOUCOMAIS.COM