Pão caseiro de cenoura recheado com queijo

 

Eu nunca tinha feito pão na minha vida, mas uma das minhas lembranças mais gostosas é a do cheirinho do pão caseiro que a minha vó costumava fazer. Não tem nada mais gostoso do que pão caseiro quentinho na hora do café, vocês não concordam? Foi por isso que, quando eu vi essa receitinha tão simples em uma revista, não resisti e resolvi que iria experimentar a receita e tentar fazer pão em casa pela primeira vez. A receitinha é mesmo muito simples, e o único problema que eu encontrei foi o fato de que a massa fica um pouco grudenta e é difícil moldar as bolinhas na hora de colocar nas formas untadas para levar ao forno. Mas nada que um pouquinho de cuidado e as mãos enfarinhadas não resolvam, viu?

 

Outra saga minha com essa receita foi o fermento biológico. Eu nunca tinha feito nenhuma receita usando esse tipo de fermento. A receita pedia cerca de 15 gramas do produto. Na hora de misturar tudo, eu simplesmente mexi tudo com a colher até obter uma massa consistente, sabe? Tipo quando você faz bolo, sabe? Mas a criatura aqui não prestou atenção na palavrinha “sovar” e apenas cobriu a massa com plástico filme e esperou que ela crescesse. A massa ficou lá por mais de uma hora e não dobrava de volume de jeito nenhum. Daí fui olhar a receitinha de novo e descobri que era preciso sovar. Lá vai eu enfarinhar uma superfície do jeitinho que eu via a minha vó fazer e “colocar a mão na massa”. Não preciso dizer que depois disso a massa dobrou de volume em menos de 20 minutos, preciso?

 

Esses são os cuidados que você precisa tomar na hora de trabalhar com essa receitinha aqui. De resto, é mesmo muito simples. Anote os ingredientes:

 

♥ 15 gramas de fermento biológico fresco
♥ 1 xícara (chá) de leite
♥ 1 xícara (chá) de cenoura ralada sem casca
♥ 3 colheres de óleo
♥ 1/2 colher de sal
♥ 5 xícaras (chá) de farinha
♥ 2 ovos
♥ 70 gramas de queijo cortado em cubos

 

Separe tudo e comece a fazer assim: em uma vasilha, misture o açúcar e o fermento biológico com uma colher até dissolver todo o fermento. Reserve. No liquidificador, bata o leite, a cenoura ralada, o óleo, o sal e os ovos. Despeje a mistura na vasilha junto com o açúcar e o fermento e misture. Em seguida, vá adicionando a farinha aos poucos até formar uma massa meio úmida e grudenta. Unte uma superfície com farinha e sove a massa com as mãos por uns 5 minutos, adicionando bocadinhos de farinha aos poucos para fazer a massa desgrudar das mãos. Volte a massa para a vasilha, cubra com plástico filme e espere a massa dobra de volume. É quando ela vai estar pronta para ser assada.

 

Para assar, unte uma forma com margarina e farinha e faça bolinhas com a massa. Você pode deixar o pãozinho assim, ou pode adicionar o queijo dentro. Eu particularmente adoro queijo, então coloquei um ou dois cubos dentro de cada um dos pãezinhos. Depois é só levar para assar em forno pré aquecido (220ºC) por 40 minutos ou até dourar.

 

Aí é só servir ainda quentinho!

 

 

A receita rendeu 10 pãezinhos do tamanho que vocês estão vendo nas fotos. 

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: InstagramFacebookYouTubePinterest

Receita: Torta de limão com brigadeiro

{receita} Mini escondidinho fácil de frango

Escreva um comentário

3 comentários para “{receita} Pão caseiro de cenoura recheado com queijo”

  1. 25/04/2014 às 01:20

    Ai que delícia!! Deu até água na boca rs.
    Beijão! <3

    http://www.blogpontoevirgula.com/

  2. 25/04/2014 às 14:58

    Inara arrasando na cozinha! deu agua na boca!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/