O azulejo ou piso hidráulico é um revestimento artesanal que surgiu no Sul da Europa no século XIX e, por se tratar de uma alternativa que não necessitava de cozimento, durável também e um elemento decorativo interessante por suas cores, desenhos e estilos diferentes, logo se popularizou e espalhou-se pelos países mediterrâneos, também na Inglaterra Vitoriana e na Rússia.

 

Apesar de ter sido progressivamente substituído por outros produtos menos elaborados, fabricados mais rapidamente e mais rentáveis a partir dos anos 1960, os ladrilhos hidráulicos vêm sendo resgatados nos últimos anos, através de uma necessidade cada vez maior de produtos ecológicos não poluentes, e também pela questão do resgate da estética do passado e a exclusividade que eles dão à qualquer ambiente. Estão entre os revestimentos mais tradicionais que existem. (inf.)

 

A desvantagem é o preço. São fabricados manualmente, através de moldes metálicos, o que evidentemente os torna mais caros. Alguns podem chegar à R$300 o metro quadrado, dependendo da complexidade do desenho e das cores. É por isso que os adesivos simulando ladrilhos hidráulicos tem se popularizado cada vez mais. São uma alternativa mais barata e mais limpa e rapidamente você transforma qualquer ambiente, sem quebradeira.

 

Há modelos para download na internet ou você pode mesmo até criar os seus (se souber usar programas como o Photoshop, por exemplo). Depois, é só salvar tudo num pen drive, levar até uma gráfica e pedir a impressão das figuras em adesivo vinílico. O adesivo vinil é importante para que a umidade do banheiro ou da cozinha não desgaste o papel. Depois, é só colar! Para que a aderência seja perfeita, é preciso que a superfície esteja limpa e livre de gordura, ok?

 

Olha só algumas ideias de onde você pode aplicar os adesivos:

 

A Debs, do Deborices, renovou a carinha da cozinha dela com adesivos de azulejos hidráulicos. Veja aqui.

 

A Adriane, leitora do Comprando meu apê, também renovou a cozinha com adesivos. Mas ela usou uma chapa de eucatex para solucionar o problema das medidas dos azulejos originais da cozinha e dos adesivos. Veja aqui.

 

Dá para aplicar os adesivos numa parede única da sala também, por exemplo. Fica lindo, descolado, alegre e colorido.

 

Aplicar os adesivos na parede atrás da pia é, particularmente, a minha opção preferida. E o legal é que o adesivo vinílico protege do desgaste pela umidade. Imagem via Casa Cláudia.

 

A Thalita, do Casa de Colorir, usou os adesivos de azulejos hidráulicos para renovar a decoração do banheiro. Quer ver só como ficou lindo? Clique aqui.

 

Enfim, é só usar a imaginação! Agora o que vocês provavelmente estão querendo saber: onde baixar e onde comprar os adesivos prontos? O A casa que a minha vó queria disponibilizou um modelo pronto para download e o Homens da Casa e o Casa de Colorir também. Clique aquiaqui e aqui para conferir.

 

É só baixar, salvar num CD ou pen drive e levar para a gráfica. O metro quadrado do adesivo vinílico custa cerca de R$70. Agora, se você não quer perder tempo visitando a gráfica, a Casa de Criação e a Elo7 também tem modelos prontos para venda.

 

Mas me diz: o que vocês acham de usar adesivos imitando azulejos hidráulicos na decoração? Fariam em casa?

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: InstagramFacebookYouTubePinterest

Sala decorada: rústica e recheada de soluções simples, baratas e criativas

Apê com móveis de design industrial e boas ideias de decoração para espaços pequenos

Escreva um comentário

7 comentários para “Renovando a decoração com adesivos ladrilhos hidráulicos”

  1. 31/03/2014 às 00:06

    NOSSA, muito lindo! super colorido! amei!

    • 02/04/2014 às 16:37

      Muito legal, né? E o mais legal é essa possibilidade de renovar a decor sem precisar quebrar nada! <3

  2. 31/03/2014 às 00:07

    e vou seguir-te no fb porque só ontem é que deu tempo de criar a minha página por lá também ;p beijinho

    • 02/04/2014 às 16:38

      Eba, que bacana! Espero que goste da página do blog, viu? Seja bem vinda! 🙂

  3. 31/03/2014 às 15:15

    além de um colorido incrível o ambiente ganha em estilo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/