uso do gesso no Brasil vem crescendo significativamente, mas ainda é pouco se comparado a países como Europa, Estados Unidos e Japão. As vantagens do gesso na construção civil estão relacionadas não só ao preço dos produtos, mas ao fato de que este material apresenta um bom desempenho térmico e acústico. Além disso, é um produto de fácil aplicação e de muita versatilidade, o que possibilita um acabamento interior confortável e elegante. No geral, o gesso é usado em interiores como revestimento de paredes e tetos, divisórias em blocos ou painéis de gesso pré-moldado ou de gesso acartonado, forros (tetos rebaixados e sancas) e também na fabricação de móveis e elementos decorativos. E mais: outra vantagem de seu uso é que o gesso ajuda a esconder imperfeições, disfarçar vigas e ainda permite embutir cortinas e iluminação.

PAINÉIS DE GESSO ACARTONADO (DRYWALL)

As divisórias de gesso proporcionam um bom conforto térmico e acústico. Elas substituem as paredes de alvenaria e permitem a passagem das tubulações e fiação elétrica. As placas de gesso acartonado (drywall) recebem bem outros materiais de revestimento como cerâmica, pastilha de vidro, texturas, papel de parede e tinta acrílica ou PVA. As placas podem ser encontradas em diversos tamanhos e espessuras, vazadas ou não. Outra vantagem é a leveza: as paredes de gesso acartonado são bem mais leves que as paredes de alvenaria, o que garante ganho de ambiente, mais amplitude. É um material leve, rápido e fácil de ser instalado.

Parede de gesso acartonado (drywall) com nicho fazendo vezes de cabeceira da cama.

Meia parede de drywall com três nichos. (via)

Cabeceira estofada sobre painel de drywall revestido de papel de parede e espelhos. (via)

Painel de drywall com curva que integra espelho que também serve de apoio para a tv. 

FORROS, SANCAS E GALERIAS

Os forros de gesso podem ser usados para rebaixamento, esconder vigas aparentes, além de permitir a distribuição da iluminação nele próprio. Também podem ser criadas sancas com a iluminação embutida, o que proporciona um visual bem bacana. Além disso, o gesso permite que você crie uma galeria para a instalação de cortinas, escondendo os trilhos e deixando tudo ainda mais bonito.

Forro de gesso com iluminação embutida.

Forro de gesso com rebaixo e sanca com iluminação embutida acima da mesa de jantar.

Forro com tabica, que vem a ser esse espaçamento deixado entre o forro de gesso e a parede.

Forro de gesso e galeria com trilho da cortina embutido.

Detalhe de galeria, onde o trilho da cortina fica escondido.

Forro de gesso com rebaixo e iluminação embutida.

Você precisa saber (alguns aspectos importantes sobre o uso do gesso na decoração):

⇒ Os forros de gesso não foram dimensionados para suportar cargas de peso, ou seja, não saia por aí fixando ganchos para pendurar vasos ou outros objetos. A mesma coisa com as paredes: elas não suportam pesos em geral maiores que 10 kg. Se o objeto pesar entre 10 kg e 18 kg, ele deve ser instalado nos perfis. Para pesos maiores (por exemplo se você for pendurar armários na cozinha) precisa de pontos de reforço no gesso, no local onde eles serão fixados. Nos novos empreendimentos, os pontos de reforço das paredes de drywall estão marcados no memorial descritivo que deve ser entregue ao proprietário. Não havendo esse material, será preciso abrir as placas para conferir o se existe o reforço ou não, e onde ele está. No caso de colocação de portas em paredes de drywall, também é necessário um reforço, ou seja, é preciso a preparação de uma montagem estrutural.

⇒ Os forros de gesso nunca podem ser molhados, pois a água é capaz de alterar permanentemente as características do material. No caso de cozinhas e banheiros, onde há umidade, recomenda-se que os forros sejam repintados regularmente com tintas acrílicas, que são resistentes à umidade.

⇒ O gesso faz muita sujeira e por isso é sempre recomendável que você comece a sua obra por ele, antes mesmo do assentamento dos pisos e da pintura das paredes.

Tags: | | | | | | | | |

Sobre o Autor

Inara Souza
Inara Souza

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e pós-graduada em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: Instagram - Facebook - YouTube - Pinterest

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Arrasou no post, muito esclarecedor, e inspirador também, acho que o gesso dá uma sofisticação a mais ao ambiente.
    Na casa da minha irmã é com gesso e com a iluminação embutida, e estamos pretendendo fazer aqui em casa também.
    Beeeijos Linda – Blog Sempre Linda