Jogos Vorazes por Suzanne Collins

Jogos Vorazes por Suzanne Collins

 

Título Original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
ISBN: 978-85-7980-024-5
Editora: Rocco
Páginas: 397

 

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos (o décimo terceiro foi dizimado), é comandada com mão de ferro pela Capital. Desde que o décimo terceiro distrito foi destruído, a Capital promove, todos os anos, os JOGOS VORAZES, uma espécie de reality show onde 24 tributos (um garoto e uma garota entre 12 e 18 anos de cada distrito) precisam se enfrentar até a morte.

 

Os nomes dos tributos são determinados através de uma COLHEITA, um evento anual que antecede os jogos propriamente ditos. Aos doze anos, você é inscrito nos jogos pela primeira vez. Nos anos seguintes, seu nome é escrito mais seis vezes na COLHEITA, totalizando sete vezes. No entanto, você pode se inscrever outras vezes em troca de tésseras, que é o equivalente a um escasso suprimento anual de grãos e óleos para cada pessoa. Assim, seu nome aparecerá mais vezes no sorteio, tantas quantas forem a quantidade de tésseras das quais você ou sua família necessitar.

 

Aos 16 anos, o nome de Katniss aparecerá 20 vezes no sorteio. Katniss, ou Catnip (como seu amigo e companheiro de caça, Gale, a chama), mora no Distrito 12, o distrito do carvão. Seu pai morreu num acidente numa das minas e, desde então, Katniss tomou para si a responsabilidade de manter sua pequenina família alimentada, já que a mãe mergulhou numa profunda tristeza e dor. Para isso, Katniss caça. Em Panem, a caça é ilegal, mas a possibilidade de ser descoberta não é de longe mais preocupante e desesperadora para Katniss do que morrer de fome. No Distrito 12 – e praticamente em toda Panem –, a fome é uma companheira constante.

 

No entanto, ainda mais desesperador do que a fome são os jogos. E quando Katniss decide se oferecer como tributo para poupar a irmã, Prim, de 12 anos, ela sabe que provavelmente essa será a sua sentença de morte.

 

Presos numa arena, os 24 tributos terão de se enfrentar até a morte. Apenas um vai sobreviver. Ele terá fama e fortuna para o resto da vida, mas todos os outros estarão mortos. Mortos para toda a Panem ver. Para que os Distritos saibam que a Capital é suprema, poderosa, e que está muito acima de qualquer um deles. Para que outras revoltas (como a que aconteceu no Distrito 13, que foi logo dizimado pela Capital) não aconteçam uma vez mais.

 

O companheiro de Katniss é Peeta. Ele é o tributo masculino do Distrito 12. Um rapaz que, no passado, ajudou sua família num momento muito difícil. Alguém por quem Katniss tem uma profunda gratidão. E uma dívida. Alguém que ela terá que matar se quiser viver. 

 

_ Peeta! _ chamo-o, tentando o tom especial que minha mãe costumava usar comente com meu pai. Ele chochilou novamente, mas beijo-o, o que parece sobressaltá-lo. Então, ele sorri como se estivesse feliz com a espectativa de ficar ali deitado olhando para mim eternamente. Ele é maravilhoso nisso. [pág. 280]

 

Suzanne Collins criou um enredo surpreendente e único. Com uma sensibilidade exacerbada, difícil de encontrar, ela convence o leitor já nas primeiras páginas. Repleto de tensão, ação, fofura e momentos tão belos quanto inesperados, JOGOS VORAZES, escrito por Suzanne Collins e lançado no Brasil pela Editora Rocco, é o tipo de livro que o leitor guardará em sua mente e em seu coração para sempre.

Compartilhe:
Você vai gostar de ler também:
Post escrito por:

24 anos, interior de São Paulo. É formada em Engenharia Civil e atualmente cursa pós-graduação em Arquitetura de Interiores. Criou o Casinha Arrumada para falar das coisas que mais ama e compartilhar histórias. É apaixonada por decoração, livros, músicas e séries de TV. Siga nas redes sociais: InstagramFacebookYouTubePinterest

A Culpa é das Estrelas por John Green

Sociedade dos meninos gênios por Lev Ac Rosen

Escreva um comentário

17 comentários para “Jogos Vorazes por Suzanne Collins”

  1. 23/03/2012 às 01:13

    Eu também demorei para me interessar a ler Jogos Vorazes, mas logo nas primeiras páginas, como você disse, já cativa o leitor.
    A história é tão original e perturbadora que você fica realmente intrigado com o que pode acontecer nas próximas páginas.
    Tem gente que reclama do romance, mas acho que isso dá uma “aliviada” na tensão do livro.
    Nem só de guerra vívi uma boa história!
    Ótima resenha Nah!
    Beijos

  2. 23/03/2012 às 01:46

    Ok. Se eu tinha alguma duvida se o livro valia ou não a pena ser lido, sua resenha acabou com ela.
    INCRÍVEL a forma como você descreveu seus sentimentos em relação ao livro, sem entrar em detalhes comprometedores.
    Eu já queria muito ler, mas agora com o lançamento do livro e com a sua resenha, preciso comprar o livro o quanto antes.
    Parabéns!!!
    E vou abraçar meu irmãozinho (1 ano e 2 meses) sim. Não quero nem imaginá-lo longe de mim!

    Beijinhos,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série

    • 01/04/2012 às 12:27

      OBRIGADA Amanda, muito obrigada mesmo. Que bom que gostou da resenha tanto assim!
      Mas compre mesmo o livro e leia! Vale a pena mesmo!

      Bjão!

  3. 23/03/2012 às 02:11

    Oi Náh!

    Eu quero ler! Menina, estou louca de curiosidade para conhecer esses livros, mas me falta din din para comprar kkkk

    Preciso pedir para alguém de presente kkk

    Bjs

  4. 23/03/2012 às 03:00

    Oi, tudo bom?
    Suas resenhas são ótimas, tentarei vir mais vezes quando postar.
    Falando da resenha, posso dizer que o livro é realmente intenso.
    Quero muito ler este livro.
    Muito boa a resenha!
    kkkkkk
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

  5. 23/03/2012 às 04:22

    Amo, amo, amo esse livro! <3 Até hoje não li “A Esperança”, mas tanto “Jogos Vorazes” quanto “Em Chamas” estão na minha lista de livros favoritos! ♥ Como na minha cidade não tem cinema nem sei quando poderei assistir ao filme. =

    Beijos,
    Amanda.
    ^_^

  6. 23/03/2012 às 15:41

    Ahhh meu Deeeeus será que só eu que vou ficar boiando na batatinha no filme?
    Até hoje não li os livros… #shameonme
    Suas resenhas são únicas Nah! Poucas pessoas conseguem passar tantos sentimentos em uma resenha, e sempre que eu leio consigo sentir o que você sentiu.
    Espero ler Jogos Vorazes logo e me surpreender tanto quanto você.
    Um super resenha, arrasou!
    Beijos

    Tati
    Coração Literário

    • 01/04/2012 às 12:28

      Ain… Obrigada, Tati!
      Fico muito feliz que tenha gostado. Eu tento transmitir tudo o que senti nas resenhas, então é ótimo que eu realmente consiga alcançar vocês!

      Mas leia o livro, ele é ótimo!

      Bjus!

  7. 24/03/2012 às 12:40

    Jogos Vorazes é show. Comecei a ler sem nenhuma expectativa e me apaixonei. É uma história intensa e cheia de reviravoltas, e diferente do que estou acostumada a ler. Não tem aquele espírito de felizes para sempre, e sim o de sobrevivência, que acho que é o sentimento que predomina o livro. Katniss é movida por instintos, não por sentimentos. É um tipo de abordagem e de sensação com o qual nós não estamos acostumados, e a história, bem como essa enxurrada de novas emoções, coloca em jogo – e em pensamento – muita coisa. Fiquei o tempo todo me perguntando como eu agiria, que estratégia eu teria, que atitude eu tomaria, se fosse eu no lugar de Katniss. Quanto tempo eu iria durar, como eu iria encarar aquilo tudo. O mais legal é que JV é só a ponta do iceberg, e tudo toma proporções maiores que na realidade só iremos entender a partir do segundo livro. Definitivamente é uma série que vale a pena!
    Acabei de postar uma review sobre o filme, espero ver você por lá 🙂
    Beijão!

  8. 28/03/2012 às 21:58

    Adorei sua resenha, tenho muita vontade de ler Jogos Vorazes mais infelizmente não vou poder ler antes de ver o filme =/
    Mais tomara que consiga comprar em breve.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

  9. 28/03/2012 às 23:40

    Sou muito fã dessa série! MUITO MUITO FÃ! Adoreei sua resenha. Com certeza é TOP TOP TOP! hahahaha! 🙂 Não vejo a hora de ver o filme! 😀

    Beijos!
    http://www.desejoliterario.com

  10. 31/03/2012 às 21:19

    Oi Náh!

    Não é que agora estou muito, mais muito a fim de ler os livros! Vou esperar um Big promoção no Submarino para comprar logo os 3 livros.

    Beijos
    Luciana
    ♪♥ Apaixonada por Romances♥ ♪
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

  11. 13/04/2012 às 01:25

    li Jogos vorazes em 4 dias, praticamente comi o livro *—* muito bom

  12. 25/09/2012 às 20:53

    Achei a resenha procurando informações sobre o livro. Adorei o post, muito bem escrito. Eu devorei a trilogia, e amei.
    Realmente um livro como poucos.

    Parabéns pelo blog :)!

    Beijos,
    Angela
    http://www.minhavizinhamecontou.com

  13. 25/09/2012 às 20:54

    Cai no blog buscando sobre o livro. E adorei a resenha!!
    Um dos melhores livros que já li, realmente muito diferente, intrigante e emocionante.
    Eu devorei a trilogia. Li os 3 em uma semana, e já quero ler de novo rs.

    Beijos,
    Angela.
    http://www.minhavizinhamecontou.com

  14. 01/08/2013 às 23:19

    Amo esse livro! Li todos em menos de 1 semana. A Suzanne é excelente!
    Parabéns pela dica!

    Amei esse blog, já sigo!

    http://www.universodosleitores.blogspot.com.br